TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas Do Processo De Aprendizagem

Trabalho Universitário: Etapas Do Processo De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  6.499 Palavras (26 Páginas)  •  4.160 Visualizações

Página 1 de 26

QUESTÕES AVALIATIVAS

Instrumentos de avaliação individual

Alternativas metodológicas para alunos com dificuldades de aprendizagem.

1 -O processo de ensino-aprendizagem tem sido caracterizado de formas diferentes que vão desde a ênfase no papel do professor como transmissor de conhecimento, até as concepções atuais que concebem o processo de ensino-aprendizagem com um todo integrado que destaca o papel do educando.

O ser humano não pode ser avaliado pelo número de habilidades e atitudes que possui. A aprendizagem consiste basicamente na mudança de comportamento, na experiência e no

conhecimento que um individuo adquire através do ambiente o qual se encontra inserido principalmente a uma resposta de natureza interna e não de fatos externos. Embora à vontade de aprender seja essencial, ela precisa ser estimulada e reforçada

Motivação:

Sem motivação, não há aprendizagem. Não insistir: por mais que o professor se esforce para ensinar maneiras diferentes e interessantes, se o aluno não estiver motivado,ele não vai aprender.

Objetivo:

O aluno motivado orienta seu comportamento para os objetivos que possam satisfazer suas necessidades. Por isso, é importante que os objetivos propostos pela escola e pelo professor atendam as necessidades do aluno caso contrário ele não procurará atingi-los.

Preparação ou prontidão:

. De nada adianta o indivíduo estar motivado, ter um objetivo, se não for capaz de atingir esse objetivo para satisfazer sua necessidade. Muitas dificuldades escolares surgem exatamente porque o aluno não está preparado para as aprendizagens que lhe são propostas. O ensino antes da maturação adequada pode ser inútil e até prejudiciais. Mas é possível desenvolver a motivação e as habilidades antes do período considerado normal. Para isso deve-se adaptar o material e o método de apresentação.

Obstáculo:

Se não houvesse obstáculos, barreiras, não haveria necessidade de aprendizagem, pois bastaria o indivíduo repetir comportamentos anteriores. Os obstáculos podem ser de natureza social, psicológica ou física. Outros obstáculos podem ser de natureza pessoal.

Respostas:

. O indivíduo vai agir de acordo com sua interpretação da situação, procurando a melhor maneira de vencer o obstáculo.

Reforço:

Quando o aluno tenta superar o obstáculo até conseguir, a resposta que leva à satisfação da necessidade é reforçada e, futuramente, em situações semelhantes, tende a ser repetida. Se deu certo o aluno tenderá a repetir a maneira de conseguir o superar os obstáculos.

Generalização:

. Consiste em integrar a resposta correta ao repertório de conhecimentos. Essa generalização permite que o indivíduo dê a mesma resposta que levou ao êxito diante de situações semelhantes. A nova aprendizagem passa a fazer parte do indivíduo e vai ser utilizada sempre que for preciso.

2 – Distinção entre problemas de aprendizagem e distúrbio de aprendizagem.

A dificuldade de aprendizagem esta relacionada com crianças em fase escolar, por apresentar problemas de ordem pedagógica e ou sócio culturais, ou seja, a causa não esta centrado apenas no aluno. Entretanto o termo distúrbio de aprendizagem este vinculado ao aluno, pois sugere a existência de comprometimento neurologia em funções corticais específicas, que interferem no processo de aquisição e manutenção.

Dificuldade de aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de transtornos manifestados por dificuldades na aquisição e uso da escuta, fala leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estas alterações são intrínsecas ao indivíduo e presumivelmente devidas á disfunção do sistema nervoso central. Apesar de um distúrbio de aprendizagem poder ocorrer concomitantemente com outras condições desfavoráveis, por exemplo, alteração sensorial retarda mental, distúrbio social ou emocional, ou influências ambientais, por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente, fatores psicogenéticos, são resultado direto dessas condições ou influências.

3 - Dislexia caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado. A dislexia é mais frequentemente caracterizada por dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras. Pessoas disléxicas apresentam dificuldades na associação do som à letra e também costumam trocar letras ou mesmo escrevê-las na ordem inversa,

A dislalia é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente. Esse disturbionão é de origem nuerológica , maspode afetar o aprendizado da leitura e da escrita.

Disartria é um problema articulatório que se manifesta na forma de dificuldade para realizar alguns ou muitos dos movimentos necessários à emissão verbal. As causas tem origem em lesões no sistema nervoso ou em perturbações nos músculos que intervêm na produção de sons linguísticos.

4-Questiona-se, que somente a identificação das manifestações de alteração na leitura e na escrita não é suficiente para a determinação da natureza de um distúrbio. A modalidade diagnóstica consiste na sondagem, projeção e retrospecção das situações dos desenvolvimentos do aluno, permitindo constatar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem. O processo de avaliação deve incluir dados recolhidos com professores e outros adultos que de alguma maneira, interagem de maneira rotineira com a criança que está sendo avaliada. Embora se tenha tornado prática popular testar algumas habilidades como resolução de problemas, trabalhos de computação e outras, a validade dessa prática bem como sua contribuição adicional a um diagnóstico correto,

Assim, os processos de avaliação da aprendizagem dos alunos que estão, usualmente, centrados num desempenho cognitivo e, ainda, o sentido das avaliações escolares que se têm direcionado, especialmente, para o ato de aprovar ou reprovar os alunos.

Há diversas modalidades de avaliação que podem ser empregadas na escola, dependendo do que se pretende verificar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com