TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas Para A Elaboração De Um Artigo Científico

Monografias: Etapas Para A Elaboração De Um Artigo Científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 6

O artigo é um texto científico com normatização e organização própria apresentado de forma sintética com o objetivo de demonstrar resultados de algo estudado por meio de pesquisas, buscando levar conhecimento ao público interessado. Esta apresentação textual deverá possuir elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, com objetos e características específicas. Os elementos pré-textuais partem da estrutura, como cabeçalho, onde está presente o título e nome do(s) autor (es); seguindo do resumo que apresentará um breve parecer dos objetivos e resultados alcançados na pesquisa, e logo abaixo do resumo serão colocadas as palavras-chaves que funcionam como uma fonte de acesso ao artigo. Na sequência, os elementos textuais devem conter a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. A introdução descreve o tema, o objetivo geral e a finalidade do trabalho. O desenvolvimento é a apresentação de todo o resultado do pesquisador com objetivos específicos e argumentos que justificam as ideias do mesmo. A conclusão é o fechamento do trabalho e pode trazer possíveis soluções e hipóteses das problemáticas descritas no texto. A última parte do artigo, composta pelos elementos pós-textuais, deverá ser formada pelas referências bibliográficas, apêndices e anexos.

O artigo é um texto científico que visa principalmente à comunicação dos resultados de pesquisas concluídas ou em andamento.

Estrutura básica do artigo: Um artigo possui elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Elementos pré-textuais - cabeçalho; - agradecimento (opcional); - resumo; - descritores (palavras-chave). Elementos textuais - introdução; - desenvolvimento (corpo); - conclusão. Elementos pós-textuais - referências; - apêndices e anexos.

Com uma organização e normatização própria, o artigo é uma publicação pequena, que possui elementos pré-textuais e pós, com componentes e características específicas. O texto ou parte principal do trabalho inclui introdução, desenvolvimento e considerações finais, sendo redigido com regras específicas. O estilo e as propriedades da redação técnico-científica envolvem clareza, precisão, comunicabilidade e consistência, havendo uma melhor compreensão do leitor. O conteúdo do artigo é organizado de acordo com a ordem natural do tema e a organização/hierarquização das idéias mais importantes, seguidas de outras secundárias. A utilização de normas textuais, redacionais e gráficas, não só padronizam o artigo científico, mas também disciplinam e direcionam o pensamento do autor coerentemente a um objetivo determinado.

ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO

O Artigo Científico é um documento que contém a descrição de descobertas inéditas no ramo da ciência. Dentro desse trabalho contém elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos pré textuais partem da estrutura como cabeçalho, agradecimento, resumo (que normalmente vem descrito em língua portuguesa e em mais uma língua, como por exemplo em língua inglesa), e as palavras chaves, que funcionam como uma fonte de acesso ao artigo. Nos elementos textuais devem conter a introdução, o desenvolvimento, que foi todo o resultado do pesquisador, que deve ser descrito em uma linguagem clara e objetiva, e a conclusão, o fechamento do trabalho.

Por fim, os elementos pós-textuais, que são as referencias bibliográficas ou de campo, e anexos. Essas são as etapas para a elaboração de um Artigo Científico.

O Artigo Científico é uma publicação que possui elementos pré textuais e pós, com componentes e características específicas, com uma organização e normatização própria. Os elementos pré textuais partem da estrutura como cabeçalho, agradecimento, resumo e as palavras chaves, que funcionam como uma fonte de acesso ao artigo. O texto inclui introdução, desenvolvimento (todo o resultado do trabalho do pesquisador, que deve ser descrito em uma linguagem clara e objetiva para não deixar dúvidas em relação aos resultados alcançados pela pesquisa) e considerações finais (a conclusão de todo o trabalho) sendo redigido com regras específicas. O estilo e as propriedades do texto envolvem clareza, coerência, exatidão e veracidade, para que haja uma melhor compreensão do leitor. O assunto do artigo é organizado de acordo com sua ordem natural e a disposição parte das ideias mais importantes, para outras secundárias. Para que o pensamento do autor esteja direcionado a um objetivo estabelecido e o trabalho cientifico seja padronizado, a utilização de normas para produção textual e gráfica são necessárias . Por fim, os elementos pós-textuais, que são as referencias bibliográficas ou de campo, e anexos.

Um Artigo Científico tem como objetivo divulgar os resultados de algo estudado buscando levar conhecimentos ao público interessado.

Faz-se necessário buscar o tema referente ao trabalho a ser elaborado, deve-se apresentar ao leitor como foi realizada toda a pesquisa para a realização do trabalho, os participantes, os instrumentos utilizados, local e os procedimentos de elaboração. Apresentar os dados mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com