TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas Que Envolvem A Elaboração De Um Projeto Educativo

Trabalho Escolar: Etapas Que Envolvem A Elaboração De Um Projeto Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  3.384 Visualizações

Página 1 de 7

Etapas que envolvem a elaboração de um projeto educativo.

IDENTIFICAÇÃO: (TÍTULO) Nome da Escola, Nome do Projeto, e ano / turmas em que será desenvolvido.

JUSTIFICATIVA: A Justificativa deve caracterizar a situação real, obedecendo os seguinte critérios: - Identificar os resultados de projetos anteriores que caracterizam a sua comunidade. - Descrever a situação existente a ser modificada pela execução do projeto, utilizando dados que retratem o desafio de uma maneira precisa. O professor apresentará as causas que o levou a idealizar o projeto (data comemorativa, um problema social, um tema específico do conteúdo curricular etc.).

OBJETIVO GERAL: É o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do Projeto e deve ser redigido de modo claro, preciso e sem ambigüidade. O primeiro procedimento é verificar se o tema escolhido se restringe à sala de aula e ao universo escolar ou se contempla à sociedade como um todo. A partir disso, delimitar as metas a serem atingidas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Detalhamento do Objetivo Geral, deve ser formulado, atendendo aos seguintes critérios: - Ser formulado com verbo no infinitivo que define a ação a ser cumprida. - Identificar as mudanças necessárias à modificação da situação existente, descrita pela justificativa.

METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: (a maneira como vai se desenvolver as atividades e as atividades em si) APRENDER A SER: Transformar a realidade social, compreender e discutir os diferentes contextos e se colocar como personagem principal de uma nova história; APRENDER A APRENDER: Pensar, argumentar, buscar e selecionar Informações; APRENDER A FAZER: Desenvolver as competências e habilidades no Projeto Proposto; APRENDER A CONVIVER: Incorporar a solidariedade, responsabilidade e reciprocidade nas relações pessoais e sociais, através de ações do cotidiano.

CRONOGRAMA: Compõe o tempo que irá iniciar o Projeto e o término do mesmo. Depois dos objetivos traçados, o professor registrará as diversas atividades a serem executadas pelos alunos.

MATERIAIS: o que vou precisar?

Neste momento, o professor deve calcular o material a ser utilizado, o tempo de confecção, a duração de cada atividade, etc.

AVALIAÇÃO: Processo contínuo.

1. Quais foram os indicadores de sucesso atingidos?

2. Quais são os motivos do impedimento para o cumprimento de aspectos da programação?

3. Que medidas devem ser viabilizadas para se superar as dificuldades identificadas?

PUBLICAÇÃO: Apresentar o produto final do projeto é alimentar a auto estima e a auto-percepção real. Propicia o contato com as potencialidades e as limitações.

Projeto

1. TEMA

“O Meio Ambiente na Educação Infantil”

2. PUBLICO ALVO

Crianças com faixa etária entre cinco e seis anos de idade, matriculadas na Educação Infantil da rede de ensino Municipal.

3. JUSTIFICATIVA

Lei Federal nº 9795/99 que, ao tratar da política nacional de educação ambiental, estabelece, no seu artigo 10, que : “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.”

Portanto, através da implantação do Projeto de Educação Ambiental na Educação Infantil, apresentará as reflexões sobre as questões ambientais que encontramos em nosso cotidiano. Pois a educação ambiental vai despertar aos alunos uma maior preocupação com o meio ambiente. Sendo este uma nova cultura na conservação da biodiversidade para as gerações futuras.

4. OBJETIVOS

1. Objetivo Geral

Sensibilizar as crianças da Rede Municipal de Ensino sobre; a importância da preservação do meio ambiente; a destinação correta dos resíduos sólidos; o racionamento do uso da água; a poluição do solo, água e ar.

Despertando-as o interesse em colaborar no processo de conservação do meio ambiente em que vivemos.

2. Objetivos Específicos

* Propiciar às crianças experiências que incentivem habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento sobre a preservação do Meio Ambiente, e conseqüentemente, do Planeta Terra, mostrando o equilíbrio ecológico com desenvolvimento sustentável.

* Desenvolver progressivamente a autonomia da criança;

* Criar situações específicas onde as crianças possam escolher e decidir sobre planejamento cooperativo;

* Encorajar as crianças a encontrarem soluções quando surgirem conflitos;

* Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre as mesmas;

* Elaborar atividades onde se façam necessárias o uso da observação, comparação, formulação e hipóteses;

* Reconhecer atitudes inadequadas para com o Meio Ambiente;

* Desenvolver um olhar crítico quanto ao consumismo;

* Reconhecer que os cuidados com o Meio Ambiente promovem qualidade de vida para os seres vivos;

* Selecionar diferentes materiais onde as crianças possam interagir e estabelecer relações diretas de contato.

5. RECURSOS METODOLÓGICOS

Reciclando e Brincando com a Matemática.

* Confecção de um boliche com garrafas de “pet”;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com