TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EDUCATIVO E SUA CONFORMIDADE NA EDUCAÇÃO

Tese: PROJETO EDUCATIVO E SUA CONFORMIDADE NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA: O PROJETO EDUCATIVO E SUA RELEVÂNCIA NA EDUCAÇÃO

Uma das temáticas que vêm sendo discutidas no cenário educacional é o trabalho por projetos. Os textos analisados abordam um conceito fundamentado sobre a Pedagogia de Projetos, cada autor traduz suas experiências sobre o conteúdo, em abordagens que se complementam.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida defende a prática pedagógica com trabalho em projetos, com envolvimento total entre alunos, professores e tudo o que envolve o ambiente de aprendizagem. O projeto de aprendizagem é uma cultura a qual o professor não apenasa planeja algo para os alunos executarem mas ambas as partes são parceiras e buscam um métodos de aprendizagem onde a cada uma atua de acordo com seu nível e cabe a cada individuo da escola extrapole os limites da sala de aula, “saiam da caixinha” e envolvam todos da comunidade escolar para que haja mudanças no sistema educacional. PRADO, ALMEIDA e MORAM discutem a questão da diversidade de projetos que sempre circulam o sistema de ensino. Como conceber e tratar a articulação entre as instâncias do projeto para que a haja na escola uma nova forma de aprendizagem integrando mídias e conteúdos curriculares. O período que os educandos ficam na escola dificultam a adesão de alguns projetos que envolvam ações interdisciplinares, que contemplem o uso de diferentes mídias disponíveis na realidade da escola. Na pedagogia de projetos, é necessário “ter coragem de romper com as limitações do cotidiano, muitas vezes autoimpostas” (Almeida e Fonseca Júnior, 2000, p. 22) e “delinear um percurso possível que pode levar a outros, não imaginados a priori” (Freire e Prado,1999, p. 113). A pedagogia por projetos pode sim ser adequada e tornar um caminho para solucionar as dificuldades dos alunos, a escola é cenário propício para que a educação beneficie a todos a terem uma sociedade mais justa e aberta às diferenças.

No texto “Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender”, Valente aponta um novo rumo à educação. Não basta a criação de projetos, mas é preciso qualifica-la e sem dúvidas a ênfase dos estudos de Piaget foi a gênese e a evolução do conhecimento. Piaget observou que há uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito e essa é uma temática que deve ser abordada em qualquer projeto, como os alunos vão absorver o aprendizado. A solução para uma educação que prioriza a compreensão é o uso de objetos e atividades estimulantes para que o aluno possa estar envolvido com o que faz, unindo a vida à escola e sendo capaz de transformar informações em conhecimentos. Ao professor cabe se preparar para articular diferentes interesses e necessidades dos alunos dentro da comunidade escolar desde a educação infantil até a universidade. No texto “Aprendendo com projetos”, de José Fernando de Almeida, podemos refletir que a informática é um projeto para auxiliar o professor na aprendizagem dos alunos. É necessário uma comunicação entre as disciplinas para que haja uma animação e os alunos não sintam-se em prisões curriculares. O atual contexto escolares exige dos professores que sejam criativos e inovadores e podem através da informática enriquecer suas aulas. Um projeto vai além de atividades bem organizadas mas também envolve interação e atingir a essência do objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com