TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto educativo transdisciplinar para a educação pré-escolar

Seminário: Projeto educativo transdisciplinar para a educação pré-escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Seminário  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto educativo transdisciplinar para a educação infantil

Um projeto é elaborado para transformar uma ideia em realidade. Desenvolver um projeto é definir uma de trabalho, traçar algumas linhas de ação em relação a algo que desejamos alcançar. Um projeto envolve um montante de atividades voltadas para objetivos bem claros, e o seu resultado deverá estar encadeado, de maneira que o projeto tenha as fases de início, desenvolvimento e encerramento bem definidos. Podendo ser multidisciplinar ou transdisciplinar, constituído de uma série de atividades articuladas em uma sequência de fases. A proposta de realizar um projeto educacional está no amplo campo de informações, geradas desde seu fundamento de proporcioná-lo, a sua formação ideológica. Consiste em proporcionar uma solução para os desafios em sala, os quais são gerados por motivos de vários níveis de desenvolvimento dos alunos, na interação deles com a matéria estipulada, no aprofundamento do tema, sendo um meio de ampliar o conhecimento, e muitos outros motivos que, com a elaboração desse método de ensino, facilita e aprimora as habilidades dos alunos. Para se iniciar um projeto é preciso primeiro realizar um bom diagnóstico, o que possibilita descobrir o conhecimento prévio dos alunos, ou seja, o que eles já sabem.

Após o diagnóstico é necessário definir o tema, que pode ser feito pelo próprio

professor ou em conjunto com os alunos. O tema vai explorar uma questão geral, da

comunidade escolar ou comunidade em geral, que pode ser trabalhado com diversas

disciplinas, ocorrendo então, a transdisciplinaridade, ou seja, a interação entre os saberes, disciplinas e conhecimentos.

Com o tema definido é necessário planejar as atividades a serem desenvolvidas, as

estratégias a serem utilizadas e como será o acompanhamento do desenvolvimento de tais atividades. Para que este planejamento seja realizado de maneira satisfatória, é preciso também ter bem claro e definido quais são os objetivos pedagógicos a serem alcançados.

Durante a realização e desenvolvimento das atividades é importante que sejam feitos

registros ao longo do processo, por parte do professor, que vai observar o desempenho dos alunos, o envolvimento, comprometimento, desenvolvimento cognitivo, psicomotor e a socialização por parte dos mesmos. É necessário também realizar questionamentos durante o desenvolvimento do projeto, contra-argumentar, realizar debates e discussões com os alunos, orientar, porém, sem fornecer as soluções, e sim fazer com que eles mesmos cheguem aos resultados desejados.

É possível também utilizar diversos meios tecnológicos e de mídia para o

desenvolvimento do projeto, como internet, rádio, jornais, TV, máquina fotográfica,

filmadora, bem como realizar atividades paralelas como show de talentos, exposição de

desenhos, fotos, desfile de modas, painel de poesias, jogral, leitura de textos, teatro, entre outras.

Finalmente é preciso avaliar de forma consistente todo o processo realizado,

empregando soluções criativas para os obstáculos apresentados. A avaliação deve ir

acontecendo ao longo do processo, a cada tarefa, para que as atividades não se acumulem e para que seja possível ter um ‘retrato’ da aprendizagem até aquele ponto. A avaliação também deve contemplar os conteúdos trabalhados, o aprofundamento do tema, bem como a aproximação com a prática social relacionada ao produto final.

É importante que as atividades sejam sempre dinâmicas e que haja interação constante

com os alunos, que os professores e alunos sejam sempre incentivados a participar ativamente em todas as fases do projeto. As atividades precisam ser explicadas de forma detalhada e o professor precisa estar sempre à disposição para eventuais dúvidas, bem como acompanhar sistematicamente o desenvolvimento do projeto.

Etapa 2

O tema que o grupo selecionou para desenvolver um projeto foi “Meio Ambiente”. Esse tema foi escolhido por ser atual e por ser de extrema importância na vida dos seres humanos. Com esse tema pretendemos contribuir para formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental, de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global. Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem a inserção da Educação Ambiental na matriz curricular como um tema transversal, isto é, ela não se constitui como uma disciplina isolada do currículo, mas permeia todas as áreas do conhecimento, partindo do pressuposto de que a dimensão ambiental também engloba os aspectos sociais, econômicos e políticos.Percebe-se a importância que a escola trabalhe mais do que informações e conceitos, mas se proponha a formação de valores, atitudes e gestos de solidariedade. A transdisciplinaridade trabalha com todas as disciplinas em sintonia, numa proposta de sensibilização e religação dos saberes. Aulas específicas como Filosofia, Informática, Educação Ambiental, Música, Inglês e Arte dão, de certa forma, continuidade ao saber construído, o que possibilita a exploração desse saber por todos os professores. O aluno percebe a ressonância entre as disciplinas, às quais é conferido um sentido maior por estarem interligadas. A forma transdisciplinar soma-se ao currículo convencional, pela visão humanista, reflexões sobre o homem e suas ações e integração com todas as áreas de conhecimento, e prepara eticamente a criança para a vida. Escolhemos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles para realizar a nossa pesquisa sobre a matriz curricular e também o esboço de um projeto educativo. Ao pesquisarmos a matriz curricular do Pré –Escolar B ,constatamos que ela é formada por:

Linguagem

Matemática

Ciências Sociais

Ciências Naturais

Arte

Educação Física

Dentro desse contexto o aluno deverá desenvolver as seguintes habilidades no 1º trimestre do ano de 2013:

Identificação e escrita do nome

Expressão corporal

Cores primárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com