TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas de Obtenção do Aço

Por:   •  15/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

Beneficiamento do minério de Ferro

O minério e extraído nas minas e trazido ate a usina de beneficiamento onde são realizados os seguintes processos:

  1. Britagem: etapa do processo na qual o minério reduzido em ‘’pedaços’’ menores.
  2. Peneiramento: etapa do processo no qual o minério que passou pela britagem e selecionado nos tamanhos aceitáveis o para o processo.
  3. Moagem: etapa do processo em que o minério e reduzido em partículas menores, gerando um fino de minério.
  4. Classificação: etapa do processo no qual e classificado novamente o minério moído através de ciclonagem e classificação em espiral.
  5. Concentração: etapa do processo a qual e adicionado a agua no minério de ferro e etapas especificas aumentam seu teor de Fe.

A partir desta etapa são retirados do processo os rejeitos que estavam agregados junto ao minério de ferro, no qual sofre um destino e tratamento diferente do concentrado de minério. Definiremos as etapas do concentrado do minério de Ferro.

  1. Espessamento:  etapa do processo onde ocorre a separação do sólido-líquido baseada na velocidade de sedimentação
  2. Filtragem: etapa do processo o qual a chamada polpa de minério e filtrada em um meio poroso com a intenção de retirar a maior parte da umidade.

  1. Adição de elementos aglomerantes: etapa entre a filtragem e a pelotização em que e adicionado elementos que irão dar liga na polpa de minério para ser pelotizado.
  2. Disco de pelotamento: etapa no qual a polpa de minério e adicionada em um enorme disco giratório, em posição vertical, na qual vai dando forma de esferas ao minério de ferro.
  3. Forno de grelha móvel: uma mesa recebe as pelotas no qual passa pelo interior de um forno vertical e as pelotas são queimadas, adquirindo resistências mecânicas.

Coqueria

Etapa no qual o carvão mineral e queimado em altas temperaturas sem a presença de Oxigênio, adquirindo assim o Coque (matérias com alto teor de Carbono).

Sinterização

Etapa na qual elementos de liga + minério de ferro são sinterizados em forno em uma temperatura abaixo do ponto de fusão total dos elementos, formando assim agregados.

Alto Forno

Grande forno, revestido por fora de chapas metálicas e por dentro de tijolos refratários, destinado a fundir e a reduzir o minério de ferro para transformá-lo em ferro-gusa,

Na qual e adicionado em seu interior as pelotas de minério de ferro, sínter e coque que e o combustível do alto forno.

O Alto forno e composto por zonas onde o minério de ferro e reduzido gerando o ferro-gusa, esta redução se dá através do contato do gás CO (formado pela queima do coque) no qual vai se escapando para o topo do forno e tendo contato com as pelotas e as reduzindo.

Zonas do Alto Forno

  1. Zona granular, onde o minério e os outros elementos são adicionados.
  2. Zona de amolecimento e fusão, região do Alto Forno onde as pelotas sofrem o amolecimento e começam a fundir as pelotas.
  3. Zona de gotejamento, região onde as pelotas de minério de Fe são fundidas e começam a gotejar o ferro gusa.
  4. Cadinho, local onde fica a carga liquida do alto forno, que e retirado a escória e o ferro gusa e transportado por carros torpedo até a aciaria.

Aciaria

Refino primário

Os carros torpedos vêm do Alto forno já sofrendo um processo de dessulfuração, onde e injetado gás inerte no ferro-gusa para se formar escória e reduzir o teor de Enxofre.

Refino primário: local onde o ferro-gusa e transformado em aço, através de tratamentos no convertedor, onde e realizado um sopro de oxigênio para a redução do teor de carbono, transformando assim o gusa em aço

Definição de aço: Liga composta por Ferro + carbono, com o teor de carbono entra 0,008% a 2,11% de Carbono, mais elementos de liga adicionados ao aço propositalmente mais elementos residuais do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com