TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas para Аgenda 21 – elaboração de projeto e plano de ação

Artigo: Etapas para Аgenda 21 – elaboração de projeto e plano de ação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Artigo  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

AGENDA 21

Não é de hoje que se sente a necessidade de um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado com o intuito de se pensar em soluções que favoreçam nosso ecossistema, pois é sabido que o planeta terra está sofrendo. Todos devem tomar consciência sobre o papel ambiental, econômico, social e politico que cada um desempenha em sua comunidade, e a necessidade da integração de todos nessa luta pelo bom desenvolvimento do meio ambiente.

A terra não tem recursos suficientes para a locomotiva transformadora do mundo e é necessário encontrar soluções compatíveis ao nosso desenvolvimento no planeta terra.

O homem não para de transformar o mundo afinal isso está no seu próprio código genético e é necessário transformar nossa própria transformação de maneira mais limpa, mais pensada, mais responsável através das fontes de energia promovendo dessa forma a segurança alimentar e a inclusão social. Precisamos buscar meios que compensem as percas do passado e tudo isso está em nossas mãos, afinal o homem é responsável por todas essas transformações.

Na construção da sustentabilidade, devem-se criar estruturas de formulação, avaliação e decisões horizontais e capazes de gerar eficiência nessa operação.

ETAPAS PARA AGENDA 21 – ELABORAÇÃO DE PROJETO E PLANO DE AÇÃO.

- ENERGIA FOTOVOTAICA: são sistemas capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. Essas células são capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia através do efeito fotovoltaico.

- REUSO DE MADEIRAS DE DEMOLIÇÃO: utiliza-las como pisos, acabamentos decorativos, fabricação de móveis, etc.

- PRODUÇÃO DE AUTOMOVEIS A BASE DE ETANOL: são baixos emissores de gases nocivos à atmosfera.

- TRANSPORTE POR HIDROVIAS: muito eficientes na locomoção de embarcações e alta capacidade de carga, sendo bem mais baratos que os transportes rodoviários e ferroviários onde demanda altos custos com manutenção e ampliação de vias transitáveis implicando diretamente no impacto ambiental.

- REUTILIZAÇÃO DE RESIDUOS: como gesso, concreto, ferro, pneus e lixo.

- REUTILIZAÇÃO DE AGUAS PLUVIAIS: captação de aguas pluviais de telhados, sacadas e varandas destinando a um reservatório subterrâneo para posterior reutilização em uso não potável, tirando com isso grande volume de agua das ruas servindo como mini – piscinões, contribuindo consideravelmente para a minoração de enchentes por causa da grande quantidade de a aguas que seriam retidas, sem que essas fossem jogadas diretamente no sistema.

- REUTILIZAÇÃO DE AGUAS DE REBAIXO DE LENÇOL FREATICO: quando é feito o rebaixo de lençol freático é retirada do solo grande quantidades de agua, essas geralmente são descartadas sem aproveitamento nenhum, há também edificações que possuem subsolos que tem que serem drenado constantemente, sendo que essas aguas também são descartadas quando poderiam ser reutilizadas para as limpezas e uso não potável da própria edificação.

O mundo é um lugar de possibilidades e através da consciência de todas grandes mudanças podem ser realizadas para o beneficio da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com