TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ETAPA DE UM PROJETO E SUA RELAÇÃO COM A TRANSDISCIPLINARIDADE

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]


CADA ETAPA DE UM PROJETO E SUA RELAÇÃO COM A TRANSDISCIPLINARIDADE

O projeto multidisciplinar tem uma importância fundamental no desenvolvimento das competências e habilidades, visto que no dia a dia proporcionam o exercício da busca e da descoberta, aguçando a curiosidade, a criatividade e aumentando no aluno a capacidade de dominar novas informações e relacioná-las com as antigas; fatores primordiais para o sucesso da aprendizagem.

Um projeto elaborado para transformar uma ideia em realidade, definir uma proposta de trabalho e traçar algumas linhas de ação em relação ao que desejamos alcançar.O projeto deve ser pensado e definido coletivamente por todos os segmentos da escola. Um cronograma facilita o entendimento do grupo e permite que as ações ocorram de forma organizada para o cumprimento das etapas.

Na etapa do planejamento temos que traçar os seguintes questionamentos: “o quê?, por quê?, como?, quando?, quem? e recursos?. O registro do projeto é necessário e importante, pois define as intenções, os sonhos, as necessidades; localiza o problema, define os objetivos, apresenta o processo e o resultado; pode acontecer de diversas formas/ não deve ser um modelo rigoroso a ser seguido.

A justificativa pode ser o diagnóstico do projeto onde explica os motivos da escolha do tema, as necessidades de realização e as opções envolvidas, também é beneficiária porque auxilia no processo de ensino-aprendizagem, as expectativas e a possibilidade de utilizar as experiências anteriores e por fim ela é relevante, pois contribui para que o projeto de certo ao processo de ensino-aprendizagem.

A etapa dos objetivos seria onde podemos destacar o problema e o que o projeto se propõe a realizar; também da uma base para responder algum problema. Eles teram que ser coerentes a justificativa e também terão que estabelecer objetivos claros e factíveis para que possam ser usadas como soluções de problemas.

Os recursos são elementos em que são necessários ao bom andamento do projeto, serve para relacionar todos os materiais e respectivas justificativas para sua utilização. A questão do conteúdo seria a apresentação do tema do projeto de uma forma que os alunos demonstrem interesse pelo assunto. Tem que envolver todos os objetivos propostos. Possui a questão do cronograma que seria um meio pelo qual o aluno-mestre não perca de vista as metas a que se propôs.

O procedimento é uma etapa pela qual descrevemos cada passo das ações e informar como serão realizados e explicitar as estratégias e os meios para o desenvolvimento do projeto do começo , meio e fim.

Para finalizar tem a etapa da avaliação que seria o meio de como deve ocorrer com base nos objetivos inicialmente estabelecidos.Ver se realmente os objetivos foram alcançados. Há também a fundamentação teórica que seria a localização e obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa.

 ESCOLHA DO TEMA DO PROJETO

A escolha do tema “Amazônia e sua Biodiversidade” partiu do desejo e curiosidade dos educando em conhecer a natureza do nosso país , porque estão conhecendo a natureza e os costumes dos países distantes , ex: China e Japão. Assim torna-se significativo para as crianças conhecer a Amazônia como um tema muito discutido, por estar sendo literalmente devastada pelo homem. Com a destruição da floresta a fauna e a flora estão morrendo.

Atualmente são comuns a contaminação da água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo a destruição dos hábitats dos animais, deixando-os em extinção. Por isso o tema proposto baseia-se no fascínio que os animais exercem nas crianças. Isto proporciona um trabalho de pesquisa e, consequentemente, o desenvolvimento global da criança.

O tema  Amazônia e sua Biodiversidade, suscita curiosidades da Floresta Amazônica sua biodiversidade, seus povos e beleza. Este tema será um convite a descobrirmos e tomarmos consciência da destruição que sofre Amazônia e todo o seu povo, bem como sua exuberância.Somente conhecendo a Amazônia passaremos a valorizá-la.

Sabemos que toda a vida desse imenso ecossistema gira em torno da água.Por toda essa exuberância e pelo sentimento de preservação é que o nível V irá realizar pesquisa em torno de toda vida que a Amazônia guarda.

 A preocupação com a preservação e estabilidade ambiental  do planeta nos despertou o interesse para que possamos desenvolver o projeto. Considerando a Floresta Amazônica como a maior floresta do mundo, sendo responsável por grande parte da vida podemos dizer que ela é “O Berço da Vida ”, pois além de sustentar, grande parte da população do mundo, ainda prerserva a beleza da fauna e da flora, dela o homem retira sua fonte de sobrevivência.

DESCREVER AS POSSÍVEIS ETAPAS E SITUAÇÕES DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS PARA QUE O PROJETO FOSSE REALIZADO

O projeto pesquisado e escolhido pelo grupo através da internet foi sobre a Educação Ambiental, pois acreditamos que faz-se necessário colocar em prática que visam melhor o meio ambiente, no dia a dia através de pequenos atos, que darão início as grandes trasformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.

O objetivo desse projeto foi o de estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização de recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética da nossa espécie no planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.Além disso, ele visa incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre alunos e professores, entre a escola e a comunidade para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.

Os alunos envolvidos  neste projeto , além de estabelecerem a aprendizagem dentro da instituição escolar , realizaram diversos passeios, todos ligados com o tema meio ambiente, estas idas a campo possibilitaram aos alunos maior compreensão do meio ambiente e dos fatores que se ligam diretamente a ele. As crianças tiveram a oportunidade de participarem de diferentes eventos, os quais se objetivarem em conscientizá-los a respeito da preservação e cuidado com o meio ambiente. Dessa forma, o aprendizado dessas crianças foi bem sucedido porque ampliaram seus conhecimentos através das aulas passeios, aproximando-se mais da natureza e do seu ecossistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com