TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 3 DE PROJETOS SSO

Ensaios: ETAPA 3 DE PROJETOS SSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do Serviço Social

A relevância social de uma pesquisa está na sua capacidade de apreender a realidade e de servir de referência para os profissionais da categoria e de outras áreas de conhecimento, sendo assim, alimentadora de práticas profissionais. É uma cadeia de sustentação que deve assentar-se nas demandas e nos impasses vivenciados no contexto do exercício da profissão, considerando as determinações sociais, econômicas, políticas e culturais que expressam a realidade contemporânea e o projeto ético-político profissional. Na conjuntura deste universo, comprometido com a democracia e justiça social, materializado no Código de Ética de 1993 e no processo de Revisão Curricular, que fundamenta a formação profissional e pelas Organizações representativas – Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), têm-se mobilizado e se feito presente a garantia dos direitos sociais no campo das políticas públicas, bem como têm mantido importante interlocução com os movimentos sociais da sociedade civil. A dinamicidade se constitui na medida em que a profissão alcança maturidade intelectual, evidenciada pela sua produção teórica e capacidade de diálogo crítico, com diferentes áreas de conhecimento das ciências sociais e humanas.

Métodos e Técnicas de Pesquisa Social

A hipótese é uma suposta resposta ao problema a ser investigado, proposição que se forma e que será aceita ou rejeitada somente depois de devidamente testada. Seu papel fundamental na pesquisa é sugerir explicações para os fatos, podendo ser a solução para o problema. Sendo verdadeiras ou falsas, sempre que bem elaboradas, conduzem à verificação empírica, que é o propósito da pesquisa cientifica.

Tipos de hipóteses

Hipóteses casuísticas: são muito freqüentes na pesquisa histórica, em que os fatos são tidos como “únicos”, no sentido de que não se repetem.

Hipóteses que se referem à freqüência de acontecimentos: aparecem em pesquisas descritivas, antecipam que determinada característica ocorre, com maior ou menor intensidade, num grupo, sociedade ou cultura.

Hipóteses que estabelecem relações entre variáveis – Variáveis e suas relações: VARIÁVEL é qualquer coisa que pode ser classificada em duas ou mais categorias, Ex: “Sexo” envolve as categorias: masculino e feminino, dentre outros.

Nas relações assimétricas são as mais significativas para as ciências sociais e podem ser classificadas em seis tipos, que são:

1. A associação entre um estimula e uma resposta;

2. A associação entre uma disposição e uma resposta, estas disposições podem ser constituídas por atitudes, capacidades, hábitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com