TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relacoes Humanas No Trabalho

Casos: Etica E Relacoes Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS - Ética e Relações Humanas no Trabalho

Heleninha Kloch Vieira: 675136448

Monica Diniz Morato: 6945378254

Débora Álida Hertel: 7316496373

Jaraguá do Sul /SC

2013

Heleninha Kloch Vieira: 6751364481

Monica Diniz Morato: 6945378254

Débora Álida Hertel: 7316496373

Professor tutor presencial: Carlos Alberto Schroeder

Professora tutora a distância: Vanessa Neves de Oliveira

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Logística Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Vanessa Neves de Oliveira.

Jaraguá do Sul /SC

2013

Sumário

Introdução 04

Ética e administração 05

A ética no filme “Amor sem escalas” 06

Sinopse do filme 07

Análise das situações que envolve ética 08

Considerações Finais 10

Referências Bibliográficas 11

Introdução

A humanidade tem sofrido muitas mudanças em quase todos os sentidos. O desenvolvimento tecnológico está atingindo termos jamais antes imaginados ou mesmo concebido pelo ser humano.

As mudanças decorrentes da evolução e acontecer históricos são muito significativos e representam um exemplo do que pode acontecer com os esforços de criação da mente humana.

As reformas constitucionais elaboradas com vistas à melhoria do serviço público ganharam tons positivos como o incremento da necessidade de estudos e preparação dos servidores. No entanto, pecaram na principal forma de se desenvolver a Administração Pública brasileira, ou seja, não se focaram na pessoa do servidor público como principal fonte de mudanças positivas para funcionamento do aparelho do Estado.

Há de se perguntar por que se tem falado tanto em ética. Por que a ética tem aparecido como uma das estratégias não apenas de sobrevivência, mas, sobretudo, de expansão dos negócios? Pretendemos explicitar esta recente relação de parceria entre dois domínios aparentemente incompatíveis: o do lucro e o da educação das vontades, a ética. Nesta perspectiva, a ideia é demonstrar que a ética nem sempre deve ser entendida.

Ética e Administração

A liberdade de pensamento se faz essencial em uma realidade onde as pessoas, em geral, são egoístas e materialistas, onde o dinheiro e o poder influenciam nas decisões e escolhas, principalmente no que diz respeito aos valores morais de justiça e igualdade.

A Filosofia é necessária para o crescimento intelectual e pessoal do administrador. O profissional adquire consciência para discernir quais os valores a serem respeitados na busca por sua satisfação pessoal e empresarial. Dentre esses valores temos a ética, que é a moral e aqueles valores definidos pela sociedade para o bem, com critérios de justiça e igualdade.

Ética é um grupo de valores morais e princípios que orientam o comportamento humano na sociedade. A Filosofia estuda a ética como uma ciência voltada aos valores e princípios morais de uma sociedade e suas tribos. Na administração é preciso agir de forma ética o tempo todo, demonstrando compromisso com a empresa e a comunidade. Ser ético é agir direito, sem prejudicar os outros, é estar com a consciência tranquila.

Na administração quando o profissional age de acordo com a ética, ele atua sempre com respeito ao próximo, gerando uma boa convivência dentro da empresa. E se o profissional não age com ética, dificilmente ele irá conseguir crescer dentro de uma empresa. Devemos tomar cuidado com empresas que têm por base somente a ética do interesse próprio, voltada para a preservação de valores cujo único objetivo é seu lucro. Nessas empresas só se proporciona algo ao outro se for de seu próprio interesse.

Vem se observando na sociedade brasileira que o interesse próprio vem sempre à frente do interesse coletivo e os ideais éticos e morais de igualdade e justiça social acabam ficando somente na teoria.

No mundo agitado e competitivo de hoje, empresas comerciais enfrentam muitos problemas e desafios, cujas soluções muitas vezes são complexas. Na vida cotidiana alguns problemas são fáceis de solucionar, mas para as empresas não existe um problema e sim vários que envolvem organização, pessoas e tecnologia. Administrar uma empresa é uma das coisas mais complexas que existe, temos que entender de contabilidade, finanças, recursos humanos, logística e marketing.

Ética no filme “Amor sem Escalas”

Ética no trabalho é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida pela sua empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são antiéticos.

A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade. Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos. Em toda educação a ética está implicada.

A motivação é importante nos espaços de trabalho, pois proporciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com