TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relaçoes Humanas

Projeto de pesquisa: Etica E Relaçoes Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.180 Palavras (13 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Processos Gerencias

Nomes dos Acadêmicos e RA:

ELIANE RODRIGUES DE OLIVEIRA RA 433616

FERNANDA DOS SANTOS GARAVELLO RA 433618

JOSIANE CRISTINA PEREIRA RA 433782

MILTON CARLOS PEREIRA NASCIMENTO RA 426083

LAURA APARACIDA FÁVARO RA426080

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Prof.º Mauricio Dias

Americana – SP

06/2013

Nomes dos Acadêmicos e RA:

ELIANE RODRIGUES DE OLIVEIRA RA 433616

FERNANDA DOS SANTOS GARAVELLO RA 433618

JOSIANE CRISTINA PEREIRA RA 433782

MILTON CARLOS PEREIRA NASCIMENTO RA 426083

LAURA APARACIDA FÁVARO RA 426080

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Prof.º Mauricio Dias

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho, no Curso de Processos Gerencias da Faculdade Anhanguera Uniderp, sob a orientação da Prof.(a) Cintya Faccioli (Tutor Presencial) e Tiago Monteiro Veloso (Tutor a distância).

Americana – SP

06/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO – ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO.........................................PAG. 4 Á 5

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FIME “AMOR SEM ESCALAS”............PAG. 6 Á 7

ANÁLISE DAS CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO....................................................................................... .PAG. 8 Á 9

CONCLUSÃO..................................................................................................PAG. 10 Á 12

INTRODUÇÃO – ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

A teoria ética filosófica tem por objetivo estabelecer o bem ao individuo quanto à sociedade num todo. A visão sobre ética na filosofia grega clássica se faz mais empírica, claramente exposta nas obras de Aristóteles. Segundo Aristóteles a ética conduz o ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra. E em toda interação, na dinâmica do convívio social, que se possibilita transparecer os valores éticos e morais humanos, assim como o desenvolvimento destes. Aristóteles acreditava que o exagero é motivador para a criação do conflito com outros indivíduos ou com a sociedade, enquanto tal pode afetar o nosso caráter, com isso os excessos prejudicam a imagem do homem social, e é na observação e reflexão de tais fatos que irá surgir originar-se a doutrina do justo meio, onde a virtude intermédia pontos extremos, os vícios ou defeitos de caráter. A finalidade suprema que governa e justifica a maneira do ser humano conduzir seus atos e sua vida é a felicidade, que não está correlatada com os prazeres, nem implica nas honrarias recebidas pelo ente agraciado, mas numa vida repleta de posturas e comportamentos virtuosos. Vive-se hoje em nosso país uma imensa e profunda crise moral e ética. Parece-nos que o cidadão brasileiro, em grande parte esqueceu ou optou por distanciar-se de certos “valores formadores”. Nossos sentimentos, nossas condutas, ações e comportamentos são modelos pelas condições em que vivemos (família. classe e grupo social, escola, religião, trabalho circunstâncias política) somos formados pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela como bons e, portanto, como obrigação e deveres. Enfim, valores e deveres parecem ser naturais e intemporais, qualquer fato ou acontecimento que nos relacionamos no nosso dia-a-dia desde o nascimento; em verdade, somos recompensados quando os seguimos punidos quando os transgredimos.

A Ética é algo de extrema importância para conduta humana, pois a evolução de seus princípios deu-se juntamente com o processo evolutivo da humanidade, e orienta o ser humano sobre o que é bom e correto e o que deveria assumir, orientando sua vida em relação a seus semelhantes, visando o bem comum. A Ética no trabalho orienta não apenas o teor das decisões (o que devo fazer) como também o processo para a tomada de decisão (como devo fazer). A adoção de princípios éticos e comportamentais reflete o tipo de organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. Nosso respeito pelas diferenças individuais e a preocupação crescente com a responsabilidade social, onde inserimos as questões de segurança, meio-ambiente e saúde no cotidiano da nossa gestão empresarial, refletem as relações com os empregados de uma organização e para com a sociedade. Falar sobre ética é falar sobre valores e virtudes. Valor e virtude, por sua vez, se referem a comportamento humano. Então, o campo ética é constituído, de um lado, por comportamentos.

O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado num conceito de ética voltado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o profissional da Administração amplie sua capacidade de pensar de forma alternativa, visualize um novo papel para si próprio e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade e em atendimento a ela.

No mundo organizacional, esta integração Ética-Desenvolvimento se verifica através de um profissional – O ADMINISTRADOR – que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com