TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relaçoes Humanas No Trabalho

Artigo: Etica E Relaçoes Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

SUMARIO

INTRODUÇÃO

O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promover o crescimento econômico e melhorar as condições de vida da população.

É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.

A seguir mostraremos a importância do empreendedorismo e sua contribuição para o desenvolvimento da economia e da sociedade.

Desenvolvimento Pessoal e Profissional é a busca da melhoria contínua na vida de cada um de nós. É praticar, inovar, ser a diferença, enriquecer-nos com a experiência do aprender de cada dia. Buscar novas fontes de conhecimento é fundamental no mundo competitivo atualmente.

A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários. É um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho.

REFERENCIAL TEORICO

EMPREENDEDORISMO

É o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

Desta forma, o empreendedor é vital para o desenvolvimento da sociedade, pois este não está mais envolvido apenas pelo aspecto pessoal, por dinheiro, poder, curiosidade, desejo de fama ou reconhecimento, mas busca na medida do possível criar, agregar valor e dar sua contribuição ao desenvolvimento da sociedade que o cerca.

Para Britto e Wever (2003) o empreendedorismo é considerado um fenômeno global, na qual as instituições publicas e privadas tem investido em pesquisas e incentivos, reinvestidos em novos empreendimentos e nas próprias comunidades através a melhoria da qualidade de vida da população.

Segundo Timmons (1994) o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX.

Franco (2000) define o Empreendedorismo como protagonismo social, que rompe os laços de dependência, gerando desenvolvimento através da cooperação.

Bacic (2003) evidencia a importância de enxergar o empreendedorismo com o resultado de um processo de desenvolvimento econômico, social e cultural, objetivando cooperação entre empreendedores e não somente ações empreendedoras isoladas.

Bom Ângelo (2003, p.25) adotou como conveniente à definição de um relatório da Accenture (pesquisa internacional conduzida entre janeiro de 2000 e junho de 2001) onde o Empreendedorismo “é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio da aplicação de criatividade, capacidade de transformação e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria risco”.

As primeiras referências históricas sobre a teoria do empreendedorismo são relatadas por Hisrish (1986) apud Dornelas (2001):

1) O primeiro exemplo credita-se a Marco Polo, que estabeleceu uma rota comercial para o Oriente. Como empreendedor, assinou um contrato para vender mercadorias;

2) Na Idade Média foi utilizado para definir o indivíduo que gerenciava grandes projetos de produção. Não assumia riscos e utilizava recursos provenientes do governo do país;

3) No Século XVII o empreendedor estabelecia um contrato com o governo para realizar serviços ou fornecer produtos. Os preços eram pré-fixados e lucro ou prejuízo pertencia ao empreendedor;

4) No Século XVIII o maior exemplo foi Thomas Edison, pois suas pesquisas foram possíveis apenas com o auxílio de investidores.

Nessa ocasião foi necessário, em função do processo de industrialização, estabelecer a diferença entre Capitalista (fornecedor do capital) e Empreendedor (pessoa que assume os riscos);

5) No Séculos XIX e XX os empreendedores apresentam características e comportamentos distintos, com perfis de visionário, que assume riscos, otimista, líder, planejador, dinâmico, flexível, tomador de decisão, que busca informações, etc.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Todos os setores da nossa vida precisam da devida atenção para que possamos viver em equilíbrio. Deste modo, surgem diversas metodologias que visam auxiliar as pessoas no seu desenvolvimento pessoal e profissional, com a finalidade de conquistarem seus objetivos. A vida pessoal deve estar intimamente ligada ao lado profissional. Ambas fazem parte de um ciclo natural da vida e estes polos devem estar em perfeito equilíbrio.

Investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que a empresa oferece, porém, esse investimento deve privilegiar todas as pessoas que participam da organização, pois os resultados decorrem das atividades do coletivo.

O treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Para isso, prepara o potencial humano frente as inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho, sendo o treinamento indispensável para a busca da qualidade total.

Segundo Boog (2001, p. 78) o treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional. Estabelecer o valor faz com que o círculo completo do processo seja cumprido, pois enfoca as necessidades, os problemas e as oportunidades que ele originalmente visava a atender.

Para os autores Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001, pp. 220-221), o treinamento dentro da empresa tem como objetivo a preparação das pessoas para a execução imediata das diversas tarefas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com