TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relações Humanas

Dissertações: Etica E Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho esta cada vez mais competitiva, novas tecnologia está surgindo e facilitando a vida do ser humano, para que não fiquemos para trás temos que nos atualizar diante das situações e modernidades do mundo.

Com isso as organizações estão aplicando cada dia que passa o conceito de ética, moral e lei, devido às exigências do mercado, da mídia e até mesmo da concorrência.

Especificamente ética, moral e lei parecer absolutamente fundamental hoje dentro das organizações, pois varias empresa busca isso nos seus candidatos para a inovação empresarial.

É importante e sadio que a sociedade debata sobre esses temas, afinal nós somos os mais interessados e também os mais afetados. Mas os debates devem ser feitos de forma inteligente e seria evitando imposição de opiniões e agressão a pessoas com opiniões contraria.

A ética tem uma relação maior com as profissões. Ela seria como uma regra a ser seguido, um dever que profissional tem com aquele que contrata o seu serviço. A partir do momento em que se começa a exercer uma profissão, deve-se começar a praticar a ética.

Nessas circunstancias, uma reflexão sobre a dimensão ética empresas deverá passar necessariamente pelo resgate da qualificação profissional, mais incluirá outros aspectos organizacionais, fundamentais ao resgate da dimensão publica da ética e, consequentemente, ao resgate da cidadania.

O mercado de trabalho hoje esta em constante mudança, as exigência das organizações estão mais criteriosa em relação ao perfil da pessoa que será contratada. Com novas tecnologias cada dia mais novo, a gestão da empresa também esta tendo que se adaptar com as mudanças para que não fique “atrás” no mercado de trabalho. A contratação de novas pessoas esta cada vez mais voltada a qual setor ou área de atuação que o contratado irá atua.

Com transformação e a globalização novas oportunidades surgem, com isso as organizações estão se preocupando com a concorrência e a grande competitividade faz com que as empresas identifiquem as tendências de mercado. Com isso inovações tecnológicas e organizacionais acontecem a todo o momento, pois o caminho se torna mais promissor e mais exigente as novas transformações a que venha acontecer, sabendo se que a especialização profissional se faz necessário para organização e funcionário, com o mercado de trabalho mais seletivo e profissional mais qualificado.

Para que um jovem que inicie o mercado de trabalho, ele tem que estar atento o que o mercado de trabalho esta necessitando, planejar sua inserção no mercado de trabalho o ajudará a seguir um caminho mais seguro, para que seu sucesso profissional seja consolidado.

Após o termino do curso de graduação, o recém-formado deseja conseguir o emprego do seu sonho, mas nos dias de hoje, o diploma não é garantia de sucesso profissional. Alguns conseguem por terem estagiado durante a graduação, porem nem sempre acontece isso. O que muitos jovens precisam é de uma oportunidade no mercado de trabalho para mostra o seu potencial, portanto com fazer ou montar um currículo bem elaborado é muito importante.

Esperar um emprego na área que escolheu pela graduação, traz muitas vezes frustação a pessoa, por isso e importante buscar especializações na área e também cursos de aperfeiçoamento.

È preciso preparação para a competitividade. As competências comportamentais são muito importantes, somando as especializações ao autoconhecimento.

As mudanças exigem do profissional postura, pró-atividade em relação à educação e desenvolvimento articulado, destacando a formalidade e informalidade em sua gestão na empresa. Sua conduta comportamental deve ser: bom humor, a pró-atividade e a facilidade em trabalhar em equipe, sendo assim, a empresa também deve contribuir com a satisfação do emprego.

Com os efeitos da crise econômica afetando o mercado de trabalho, o profissional investiu ainda mais na carreira profissional, abrindo um leque de opções.

Antigamente a pessoa, em sua maioria trabalhava em uma única empresa, chegando a se aposentar nela, hoje a situação é outra, as oportunidades cresceram, surgiram novos seguimentos dentro dos que já existiam, dando oportunidade aos profissionais especializados ingressar-se em outra empresa.

Há no mercado, cada vez mais competitivo, áreas que oferecem oportunidades que são ocupados, por falta de qualificação profissional.

Bom profissional não depende da faculdade, e sim dele mesmo, “se correr atrás”, se tem espirito empreendedor, características importantes em um profissional de qualquer área.

CONCEITO E DIFERENÇA DE ÉTICA, MORAL E LEI

Ética define comportamento, ela diz como devemos agir em determinadas situações e o que pode ser ao contrário de moral que muda com o passar do tempo e das gerações. A ética é bem clara e a moral implícita.

Ética na língua grega designa a morada humana, não sendo algo pronto e construído de uma só vez. O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construiu para si. Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável.

A moral é a regularização dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, certa tradição cultural etc. Há morais especificas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político...

Isto significa dizer que uma moral é fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, como o que é valido e de direito para todos os homens.

Moral identifica um modo de agir humano, regido por normas e valores, por hábitos e costumes. E ética é uma reflexão teórica que analisa, critica ou legitima fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.

• Ética é princípios; moral é conduta especifica;

• Ética é permanente; moral é temporal;

• Ética é universal; moral é cultural;

• Ética é teoria; moral é pratica.

As leis estão no campo da moral, e devem ser avaliadas a partir de seus pressupostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com