TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relações Humanas

Dissertações: Etica E Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 11

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Atividade avaliativa apresentada ao Curso de Administração, disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho sob a orientação do Professor Me. Mauricio Dias.

TELÊMACO BORBA

2013

1. Introdução (Ética e Administração).

Para Japiassú; Marcondes, 1996, p. 93, "Ética (gr. ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes)". Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (...), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa.

Agora a Ética empresarial, é o comportamento de uma empresa que age em conformidade com os princípios morais e as boas práticas aceitas pela sociedade. Exercer sua função com honestidade defendendo os direitos, bens e interesse de clientes são práticas que devem ser diariamente praticadas de forma fiel. Manter seu cliente informado quanto à política e interesses para seus negócios, sugerindo, tanto quanto possível as melhores soluções suas alternativas.

Outro ponto sobre a importância da ética nas grandes ou pequenas empresas é de que sua sobrevivência esta diretamente ligada a sua aplicação de forma rigorosa ou não.

A permanência destas organizações depende exclusivamente da fidelidade de seus funcionários e clientes, o modo em que elas agem com o meio ambiente e suas boas ações são primordiais na busca pela sobrevivência.

O marketing é uma prática bem antiga, mas é de extrema eficiência na hora de aumentar os lucros de uma empresa. No entanto, essas técnicas usadas em planejamento de marketing algumas vezes vão de encontro à ética.

Uma empresa pode satisfatoriamente obter seus lucros mantendo a sua ética. Para isso existem varias maneiras legais de fazer isso acontecer, mesmo sabendo que o lucro é a parte sensível de toda uma organização. Assim, pode-se dizer que a obtenção do lucro é um dos fatores advindos as satisfação dos clientes, pois é objetivo do negocio, que a empresa desenvolve para cumprir suas metas. Tendo como retorno o resultado de seus serviços prestados.

Já os pontos negativos, vale observar as práticas ruins e antiéticas que levam uma corporação a situações de constrangimento por parte da sociedade ou da justiça.

Cabe a cada profissional, manter a sua dignidade e postura quando presente a situações onde se exige uma decisão rápida que seja de interesse da empresa. Pois um profissional é parte de um grupo e em determinadas situações deve por direito representar o grupo como um todo. Cabe a este estar preparado e qualificado para enfrentar situações do tipo.

O conteúdo de código de ética é formado por um conjunto de políticas e praticas especificas, atuando sobre os campos mais vulneráveis. Todo esse material é reunido em um relatório de fácil entendimento para que todos os interessados possam facilmente compreender.

A vantagem do código de ética é diretamente com seus clientes e interessados, pois isso ajuda a manter a imagem da organização e a fidelidade com seu publico. Essa ação também é muito importante para estabelecer uma relação mais próxima de seus funcionários e fornecedores.

Passo 1 (Individual)

1 Assistir ao filme indicado a seguir, foco deste desafio:

Amor sem Escalas (Up in the Air). Direção: Jason Reitman. Intérpretes: George Clooney a Anna Kendrick. 2009.

1.1 Anotar, durante o filme, situações-chave que envolvam questões de ética profissional.

Passo 2 (Equipe)

1. Debater em grupo quais as relações do filme com a ética profissional em Administração e as atitudes tomadas pelos personagens.

2. Selecionar ao menos cinco questões sobre ética profissional observadas no filme.

Questões para discussão

1. O caso é realmente de conflito de valores? Para responder essa pergunta,

Certamente que o caso não é de conflito de valores e sim de uma visão organizacional que toma suas decisões com base não no modo como o funcionário se comporta ou nos resultados alcançados pelo mesmo, mas em razão daquilo que seus administradores consideram uma personalidade “aceitável” ou “não”. No caso apresentado o que se identifica é uma discriminação de personalidade. Sabemos que discriminação ou preconceito é no mínimo crime., Para coibir uma prática como essa, acredito que é possível solução através de uma supervisão permanente e a conscientização do grupo de empregados, para entender que um ambiente alegre não pressupõe irresponsabilidade, e se necessário o Rh trabalhar dinâmicas que visem retirar do ambiente de trabalho posturas consideradas inadequadas, sem precisar expor o empregado, supervisor ou gerente de maneira eficaz.

2. Se você fosse diretor da empresa, teria coragem de tornar público que você recusou a promoção ao gerente em razão de sua “falta de maturidade e de confiabilidade”? Você sustentaria que era justo recusar a promoção porque ele era inteligente e bem preparado, tinha excelente qualificação técnica, grande experiência e um profundo senso de responsabilidade, mas tinha o pecado de ser alegre e expansivo, de gostar de contar casos engraçados e de rir?

3. Pelo enunciado do caso, percebe-se que a empresa não tinha intenção de promover o gerente. A companhia, porém, não o informou desse fato. Pergunta-se: foi ética a conduta da companhia? Certamente não foi uma conduta ética por parte da empresa. Se, entretanto, uma companhia, por descuido, admitir alguém que, posteriormente, se mostre “diferente”, sempre haverá um mecanismo organizacional capaz de, mais cedo ou mais tarde, expelir o “indesejável”.

Além do questionamento moral, também se podem fazer especulações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com