TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relações Humanas

Monografias: Etica E Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

Ética e Relações Humanas no Trabalho

ATPS- Atividades Práticas Supervisionadas

Universidade Anhanguera UNIDERP

Administração 7ª Série

Data / /2013 Nota:___

SOBRADINHO-DF

2013

Sumário

Introdução..........................................................4

Etapa 1.............................................................5-6

Etapa 2................................................................7

Etapa 3.............................................................8-9

Fontes de consulta..............................................10

Introdução

Comentaremos neste trabalho sobre ética e as suas várias formas de aplicação, na sociedade e nas empresas. Faremos um comentário sobre ética no filme “Amor sem Escalas”, onde a ética e aplicada de forma correta e incorreta. Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Ética é diferente de moral, pois moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

Etapa 1

"Ética (gr. ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes). Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral”. (JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p.93).

Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. E a ética, diferentemente da moral, trata de estudar sobre a aceitação de alguns comportamentos como legítimos, válidos, considerando sempre outras morais pertinentes a aspectos pessoais e culturais.

A ética, segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra. E é em toda interação, na dinâmica do convívio social, que se possibilita transparecer os valores éticos e morais humanos, assim como o desenvolvimento destes.

Em, A Ética a Nicômaco, principal obra de Aristóteles sobre ética, o pensador esclarece que a finalidade suprema que governa e justifica a maneira do ser humano conduzir seus atos e sua vida é a felicidade, que não está correlatada com os prazeres, nem implícita nas honrarias recebidas pelo ente agraciado, mas numa vida repleta de posturas e comportamentos virtuosos. Para Aristóteles a ética é tratada como a ciência das condutas humanas, objetivando enfim comprometer-se em possibilitar ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas.

A sociedade brasileira, nas últimas décadas, vem sofrendo grandes alterações, principalmente se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais. Modificações estas, que veem deixando perplexa uma gama cada vez maior de seus cidadãos; no entanto, seria aceitável, ou melhor, seria consciente esta perplexidade, uma vez que esta transformação se não foi por ela motivada, não deixou de por ela ser aceita? Portanto, vive-se hoje em nosso país em uma imensa e profunda crise moral e ética.

O que falar dos sucessivos escândalos na política, que alcançam da mais baixa a mais alta esfera dos cargos públicos? Da utilização de verbas públicas para interesses particulares e enriquecimentos ilícitos? O que dizer do cidadão que se diz indignado com a corrupção dos políticos, no entanto, em suas ações particulares age dentro da mesma lógica, por exemplo, furar fila em banco? Ou pagar propina para receber a carteira de motorista sem fazer o teste? Comprar o voto de eleitores "inconscientes" ou "indecentes" por meio de programas assistencialistas? Assim como, vender a sua cidadania e perder a sua dignidade em prol de quantias irrisórias e ou a obtenção de uma subsistência pelo menor esforço? Outro exemplo desta inversão: hoje, interpretar a criminalidade como principal causa da exclusão social e da heterogeneidade na concentração de renda é entender apenas parte da dimensão desta realidade, devido a estas não serem causas e sim, consequências.

Contudo, existem os íntegros em que se pode confiar; àqueles que não pensam egoisticamente, que se incomodam com o rompimento dos valores éticos e morais na dinâmica das relações sociais. E, ainda, no íntimo ou explicitamente, ninguém quer ser flagrado em desvios de conduta, transgredindo a posturas esperadas pela coletividade a que está inserido, ou a valores culturais preestabelecidos.

A aplicação da ética é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional, principalmente no Brasil, que traz em seu povo valores deturpado do que é moral e virtuoso, e a descrença no que se afirma responsável socialmente.

No âmbito profissional, a ética é relevante por estar presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma específica tarefa em uma determinada atividade profissional. E para tal, existe o código de ética profissional, um instrumento regulador que apresenta normas de conduta para o cumprimento de determinada profissão. A ética empresarial condiz com um valor da organização que proporciona sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. A ética empresarial é "(...) o comportamento da empresa - entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder à aceitas pela coletividade (regras éticas)". (MOREIRA, 1999)

Já o teste de ética elaborado por Joaquim Manhães Moreira, autor do livro A Ética Empresarial no Brasil, responde ao teste de ética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com