TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relações Humanas

Monografias: Etica E Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

1. Introdução (Ética e Administração).

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.

2.1. Sinopse do filme.

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração.

3. Conclusão.

4. Referências bibliográficas.

1-Ética Profissional em Administração

A ética na sociedade brasileira é o estudo reflexivo das transformações na conduta humana no campo ético no âmbito empresarial, profissional ou do senso comum.

A palavra ética vem do grego Etikós, que significa "modo de ser”. Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo, que diz respeito aos costumes, a ética configura a união de um sujeito e seus valores, valores da sociedade para a busca da moralidade e consciência e o meio de como alcançar esses valores podendo ser chamada de filosofia moral. O comportamento ético é o que se considera prudente, atos justos.

Aplicação ética é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional. No âmbito profissional, a ética é relevante por estar na estar atitudes e ficar claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma especifica tarefa em uma determinada atividade profissional, existe o código de ética profissional que é instrumento regulador que apresenta normas de conduta que é responsável pelo desenvolvimento do bem estar individual e coletivo dentro de uma empresa em prol da harmonia social. Já no meio empresarial a ética é necessária para que o mercado tenha uma visão mais positivada sua missão para com o publico alvo de seus negócios e a sociedade, condiz com um valor da organização que proporciona sua reputação, é o comportamento da empresa.

O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com as pessoas impondo deveres e responsabilidades indelegáveis. Como o filme “Amor sem Escalas” (Up in the Air, 2009) demonstra o administrador em momento algum foge de seus deveres profissionais. Para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação eficaz diante da sociedade O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia que estimula novos comportamentos e fundamenta um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento. O Administrador tem como dever exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades como se pode ver no filme o administrador cumpri com os interesses do seu cliente não se preocupando com a opinião dos demais, pois acha que faz muito bem seu serviço e não deve ser mudada sua maneira de trabalhar.

2- A Ética profissional no filme “Amor sem Escalas´´

Ryan é contratado exclusivamente para demitir funcionários de todas as empresas do mundo, com serviço diferenciado, o mesmo é um especialista em desligamento de funcionários e também palestrante que defende a tese de que relacionamentos são pesados demais para carregar durante nossas vidas, querendo assim que esvaziemos nossas mochilas, que tenhamos uma vida sem compromisso e sem responsabilidades.

O filme retrata diversas cenas da realidade das pessoas que são demitidas, pois perdem uma posição no mercado de trabalho e todos os problemas que estão relacionados a tal fato. A questão é que, o especialista em demissão de funcionários não tem nenhum tipo de relacionamento com os mesmos, não sabe de sua trajetória na empresa, fazendo com que o colaborador se decepcione com a organização e muitas vezes revoltando-se, ficando assim, inconformado com o fato da perca do seu trabalho.

No entanto, benefícios são oferecidos para os colaborados que são desligados da empresa, e tal especialista mostra os novos horizontes, as novas oportunidades para os mesmos, alguns ficando ate entusiasmados e seguindo os conselhos do mesmo, onde tais benefícios servem de consolo para muitos colaboradores. Pois assim, quando um colaborador é demitido com respeito e dignidade, oferecendo serviços para o mesmo se reintegrar novamente no mercado, provavelmente ele não falará mal da empresa, preservando a imagem dela. Caso contrario, a empresa ficará com uma imagem péssima diante do mercado, fazendo assim, um assunto para ser tratado com bastante delicadeza, já que envolve o bem estar e qualidade de vida para com o colaborador e a imagem da empresa que é de suma importância para todos.

Esta delegação de tarefas para outros, aponta não só para o enfraquecimento das relações humanas (o distanciamento do sofrimento e do desconforto que a dor de outra pessoa pode causar) como também são sintomas gritantes de nossa época superlotada de uma necessidade emergencial de felicidade e de um ilusório conforto emocional.

Devemos nos ater que a visão do trágico (na figura do outro que sofre) sempre foi uma etapa absolutamente necessária para o amadurecimento humano, uma vez que este contato nos coloca diante de nossos próprios medos e nos impulsiona a superá-los através da solidariedade que o outro nos provoca.

Atualmente é comum entre os profissionais de RH, uma preocupação crescente em relação aos processos de dispensa, que foram diretamente influenciados pelo endurecimento de nossos tempos, em que virtualizaram o calor humano e terceirizaram o bom senso.

Nossa intenção de viver e nos comunicar globalmente, talvez tenham criado uma falsa sensação de “aldeia global´´.As empresas que recorrem a esse serviço estão totalmente preocupadas com sua imagem, prática tem se mostrado apenas como uma kitchenette solitária com uma janela pequena para o mundo, também conhecida como solidão/acompanhada, que objetiva uma independência em relação aos demais, que na realidade (felizmente) nunca teremos por completo, uma vez que só reconhecemos quem somos através do outro, esta é uma condição humana, que deve ser respeitada em “todos os processos” (inclusive empresariais) para que o fim de uma parceria seja realmente um novo inicio para quem é dispensado, e não mais uma etapa amarga de procedimentos mal concebidos. Por isso, que os sistemas de governança devem possuir em todas as suas fases uma preocupação ética, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com