TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica No dia a dia, trabalho sobre gerenciamento e saldo de segurança corporativa

Tese: Etica No dia a dia, trabalho sobre gerenciamento e saldo de segurança corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Tese  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 10

Atps ética – trabalhos feitos

ETAPA 1

1) Qual o papel da ética no cotidiano do profissional de Gestão de Segurança Empresarial e Patrimonial?

2) O Identificar o conjunto de conceitos (palavras chave) que seu mapa abordará, com base nos links a seguir:

2.1) O que é Ética?

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

2.2) O que é moral?

Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” cujo significado é “relativo aos costumes”.

As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas. Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.

Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc., determinam o sentido moral de cada indivíduo. São valores universais que regem a conduta humana e as relações saudáveis e harmoniosas.

A moral orienta o comportamento do homem diante das normas instituídas pela sociedade ou por determinado grupo social. Diferencia-se da ética no sentido de que esta tende a julgar o comportamento moral de cada indivíduo no seu meio. No entanto, ambas buscam o bem-estar social.

Na literatura, particularmente na literatura infantil, a moral se resume a uma conclusão da história narrada cujo objetivo é transmitir valores morais (certo e errado, bom e mau, bem ou mal, etc.) que possam ser aplicados nas relações sociais.

2.3) O que é prática moral na sociedade?

Em nosso cotidiano, pode-se perceber que embora sempre seja ética a prática da moral, em nossa Sociedade nem tudo que imoral é antiético. O comportamento que é imoral para um indivíduo não é para outro. Por exemplo: em um País onde haja a pena de morte, a profissão de carrasco não é considerada imoral pois envolve uma prática legal. Entretanto, é certo que o carrasco está violando a ética natural, a ética cósmica.

Cabe também outras colocações pertinentes. Por exemplo: onde está a ética quando um advogado, embora sabendo que o seu cliente é culpado consegue absolvê-lo? Ou, onde está a ética quando um Promotor, embora sabendo que o réu é inocente move mundos e fundos para conseguir a condenação, apenas por entender que este é o seu trabalho?

Seria bom se todos os seres humanos fossem éticos! A ética é o pleno refinamento de caráter, é a beleza interior do indivíduo posta em prática em toda a sua plenitude, é a justiça cósmica que, quando alcançada, resulta na evolução da alma. O indívíduo que é ético consegue dormir em paz, viver em paz, morrer em paz, pois somente a prática da ética produz uma consciência absolutamente tranquila.

Contrariamente, a moral muitas vezes apenas finge ser ética. Mas o falso moralismo não produz a paz de espírito pois é apenas uma máscara utilizada pelo egoísmo e pela hipocrisia.

2.4) Quais as diferenças e semelhanças entre ética e moral?

A moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida cotidiana da sociedade e dos indivíduos, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade. O objeto de estudo da ética é, portanto, o que guia a ação: os motivos, as causas, os princípios, as circunstâncias; mas também analisa as consequências dessas ações. A moral também se apresenta como histórica, porque evolui ao longo do tempo e difere no espaço, assim como as próprias sociedades e os costumes. Outra importante característica da moral é o fato desta ser relativa, porque algo só é considerado moral ou imoral segundo um determinado código moral, sendo este diferente de indivíduo para indivíduo. Finalmente, a ética tem como objetivo fundamental levar a modificações na moral, com aplicação universal, guiando, orientando, racionalmente e do melhor modo a vida humana.

Ética: conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.

Moral: conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe.

ETAPA 2

• Como são definidos os valores dentro de uma organização?

Toda organização tem como valor principal a etica no trabalho, para que a mesma seja seguida e respeitada, algumas empresas criam padrões ou regras dentro se suas instituição, para que não tenha possivel problemas com seus funcionarios. As definições de valores em uma organização são definidos como: etica, responsabilidade, pontualidade, trabalho em equipe e por algumas vezes, espirito de liderança.

• Conceito filosófico de razão

De fato, todo o ato de conhecimento inclui duas funções, percepção sensível e pensamento. Com isto não se devem querer distinguir duas faculdades humanas claramente definíveis. Os psicólogos estão cada vez mais convencidos de que percepção e pensamento não se podem separar entre si Todavia, é claro que algumas das nossas experiências são predominantemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com