TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética & transparência - pilares da gestão corporativa

Tese: Ética & transparência - pilares da gestão corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  Tese  •  8.258 Palavras (34 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 34

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo conhecer os processos administrativos desenvolvidos em uma determinada empresa, que passa por uma fase de mudanças com quebra de paradigmas, utilizando as Tecnologias e Ferramentas de Gestão. Proporcionando conteúdo e conhecimento a tecnologias e ferramenta de gestão, nos prepara para termos uma visão sistêmica dos processos realizados na empresa e que em seu desenvolvimento serão analisados. Então verificaremos se a gestão está usufruindo as ferramentas para conquistar e cultivar os seus pontos fortes avaliando assim o que e preciso mudar e melhorar, conduzindo os processos à eficiência para alcançar os objetivos da empresa. Nas empresas a qualidade se torna a cada dia uma condição para melhorias continua que tem como o objetivo principal reduzir à quase ou totalmente a zero nos defeitos dos processos. Nas empresas a pratica da qualidade destaca um meio para atingir os resultados desejados e fazendo um uso de conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gestão. Na empresa a terceirização é sempre um meio e nunca um fim. O processo da atividade executada por uma empresa contratada passa a ser suprida por uma terceira. Ao contratar uma organização a vantagem é o custo / benéfico que pode ser adquirido. As tecnologias ensinam as empresas organizacionais através da prática a se estruturarem e terem o único objetivo que é a mudança para melhoria contínua.A melhoria contínua implica em retomada do processo na etapa ou meta em que se fizer necessária à mudança. A qualidade total envolve organizações, na qual contribui para a visão de Satisfação do Cliente. A terceirização apresenta suas praticas adotada nas empresas com sua vantagem sobre os processos meio realizados por empresas contratadas para alguns determinados fins. A tecnologia Benchmarking aprimora a importância da ferramenta com uma visão para as organizações que são abertas a desenvolverem capacidade de perceber o ambiente onde manifesta a competitividade.

ETAPA 1

EMPRESA

Histórico

Nome fantasia: Datapel

Razão social: Dataprint Ind. E Comércio de Formulário Ltda

Endereço: Rod L MG 800 km 1, s/nº - Dist. Industrial, Lagoa Santa / MG – CEP 33400-000

CNPJ: 02.512.716/0004-65

I.E.:

I.M.:

TEL.: 31-36819555

Principal atividade:

Empresa atuante no ramo de papeis (Gráfica).

Diretora financeira: Rachel Alves

Quem é

A DATAPRINT Indústria e Comércio de Formulários LTDA, são uma companhia Brasileira que produz papel a partir de celulose e o converte em produtos como papel A-4, bobinas de papel térmico para automação comercial e bancária, e formulários contínuos. Foi fundada em 20 de fevereiro de 1998, e nesta trajetória de quase 30 anos, a Dataprint possui duas plantas industriais: Luiz Antônio (SP), onde produz o papel a partir de celulose (com certificação FSC) e o transforma em A-4 e formulários contínuos. Lagoa Santa (MG) é a unidade que fabrica o papel térmico e o converte em bobinas para uso em lojas, terminais bancários, pedágios, etc.

Hoje, todos os esforços e investimentos estão direcionados na otimização do parque industrial, em busca de eficiência e aumento da produção com qualidade para manter posição de destaque nos seguimentos em que atualmente ocupa fortemente e de forma bastante agressiva por grande “players” multinacionais.

Em 2007 mudamos nossa razão social de Dataprint ltda para Dataprint Ind. E Com. De Formulários Ltda, com isso passaríamos a comercializar nossos produtos também.

A Datapel contou por um período com uma empresa terceirizada para sua produção. Com isso a empresa PINUS Convertedora de Papeis Ltda, ficava responsável pela administração da produção e contratação de seus funcionários. Esse interesse pela terceirização se deu por acharmos que teríamos que nos preocupar menos com a produção, mas claro que sempre fiscalizando para que os produtos não perdessem a qualidade e quantidade exigida por nossa empresa.

Essa parceira duradoura foi bastante eficaz, mas com o passar dos anos reassumimos a produção e privatizamos todo o setor, com isso tivemos que nos readaptar as realidades do grupo Datapel.

Desde então investimos em maquinários e seguimentos diferentes, como a produção de cadernos e A4, ramos totalmente diferentes do que era feito.

Com uma marca conceituada no mercado e produtos com preços bastante competitivos entramos nesse seguimento que hoje nos gera bastante lucro, foi um investimento pesado e arriscado, pois eram ramos muito diferentes do que era produzido.

A partir daí tivemos que investir cada vez mais, e para tornar esse ramo lucrativo, teríamos que ir além, então resolveu tornar o Grupo Datapel uma empresa auto-sustentável, com produção própria de papel base.

A empresa já fazia seu próprio papel autocopiativo e termo sensível (aplicação de tintas), mas ainda dependia de papel base de outras empresas, então foi investido nessa área agora o investimento foi no papel off-set para ser produzido o papel para o A4.

Outra área também que investimos foi na produção de cadernos, tivemos uma aceitação no mercado além do esperado.

O Grupo Datapel hoje esta com o grupo total em cerca de 200 colaboradores diretos. E com um faturamento mensal em torno dos 4 milhões.

A nossa meta e garantir qualidade e quantidade de nossos produtos, para que os clientes se sintam satisfeitos, e sempre comprando produtos da marca.

A nossa organização e muito seria e por isso temos uma equipe qualificada para cada setor de nossa empresa tanto na matriz quanto nas filiais. Isso deve ser o fator mais importante, pois, a qualidade depende de vários fatores e o principal deles e a organização desde o recebimento atem a saída dos produtos.

Missão

Otimizar o resultado de nossos clientes, fornecendo de maneira sustentável, as melhores soluções gráficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com