TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Europa Gótica

Trabalho Escolar: Europa Gótica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Europa gótica

A baixa idade media ou o período gótico, é caracterizado essencialmente como uma época de inovação e maior prosperidade, é por volta desta altura que começam a surgir novas técnicas no sector agrícola, que contribuem para o aumento da produção, o comercio na cidade reaparece, dando-se um ressurgimento dos centros urbanos por toda a Europa.

Numa perspectiva histórica ainda podemos referir que o aumento do poder da igreja e a formação de identidades próprias nas monarquias europeias contribuiu diretamente para as mudanças da época, tanto ao nível económico, comercial e agrícola, como também ao nível social.

A religião cristã encontrava-se em ascensão e o estilo gótico veio substituir o seu antecessor, o românico, mostrando-se muito mais imponente, mais verticalizado e sobretudo mais urbano, concebendo uma ideologia de teocentrismo extremo por toda a Europa, mantendo por sua vez a importância da igreja que se sobrepunha perante os monarcas.

Vestuário

As roupas começaram a delinear um pouco mais o corpo, principalmente a parte superior dos vestidos femininos, que passaram a ter abotoamento lateral.

As mangas ficaram mais longas e ganharam amplitude na altura dos punhos. A silhueta predominante foi a magra e verticalizada.

O uso de véus foi muito utilizado no período gótico.

Uma moda feminina muito peculiar na época, foi o uso da barbette, que era uma banda de tecidos que passava sobre o queixo, e presa no alto da cabeça sob o penteado. Enfeitar a cabeça de maneira elaborada com adorno e chapéus sofisticados chamados bennin, esteve presente na moda feminina.

A indumentária para os dois sexos começou a ganhar uma distinção: as roupas masculinas começaram a se encurtar, ao passo que as femininas se mantiveram longas, atingindo o chão.

Os homens usavam meias, de lã ou linho, muitas vezes coloridas, além dos calções longos chamados de braies, presos a cintura por um cadarço. As túnicas foram se encurtando transformando-se no gibão, e os calções foram diminuindo a ponto de cada perna, cobertas pelas meias justas, ficarem à mostra.

Muito comum para moda da época, especialmente para os homens, foram os sapatos de bico pontudo, significando grau de nobreza. Quanto maior o título do indivíduo maior era a permissão de usá-los com bicos extremamente pontiagudos.

Nesse período já não se fazia mais roupas em casa, mandando elaborá-las aos mestres alfaiates das cidades.

Para a história da indumentária, este período foi de grande importância, foi ai que surgiu o conceito da moda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com