TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eventos Estudiosos

Por:   •  26/1/2017  •  Resenha  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

Estudiosos da Gestão de Qualidade

 Deming (William Edwards Deming)

Considerado “pai da qualidade”,  determina que a qualidade é o atendimento às necessidades atuais e futuras dos clientes, usa informações estatísticas e métodos administrativos para melhor atender seus clientes. Como gerenciamento, Deming sugere o ciclo PDCA (Plan, Do Check, Action), definido por Shewhart (“pai do controle estatístico de qualidade”). Explica que há fatores que impedem que o trabalhador de orgulhar-se do seu trabalho, mostrando que muitos dos problemas são causados pelo sistema, usa ferramentas e técnicas estatísticas no controle do processo e expõe 14 pontos voltados para a melhoria da qualidade através do gerenciamento, onde podemos ressaltar:

* Criar constância de propósito de melhorar produtos e serviços;

* Adotar a nova filosofia de não aceitar mais os níveis de erros,  defeitos,  material inadequado e mão de obra de baixo nível;

* Acabar de contratar compras baseado somente no preço;

* Eliminar os padrões de trabalho e cotas numéricas. Pessoas preocupadas em cumprir cotas deixam de lado a qualidade;

* Eliminar barreiras que privam o funcionário de orgulhar-se de seu trabalho, como falta de definição das variáveis operacionais, matéria prima de má qualidade, falta de comunicação com os superiores etc;

* Treinamento contínuo;

Juran (Joseph M. Juran)

 

        Segundo Juran a qualidade é organizada através de 3 atividades básicas: planejamento, controle e aperfeiçoamento, e a defende a partir de dois significados “ qualidade é adequação ao uso”, “ qualidade é a ausência de falhas”, definindo que a qualidade é “o conjunto de atividades através das quais atingimos a adequação ao uso, não importando em que parte da organização estas atividades são executadas.

- planejamento: processo de estabelecimento de objetivos e dos meios para realizar estes objetivos. Começa com o estabelecimento de metas da qualidade até o desenvolvimento de controles de processo para garantir o cumprimento das metas;

- controle: consiste em definir características a serem controladas, meios para avaliar o desempenho, comparar o desempenho com os objetivos e tomar ações corretivas;

- aperfeiçoamento: busca “atingir níveis de desempenho sem precedentes”

Enfatiza que recursos humanos, devem ter treinamento e  participação, para a qual propõe meios como: círculos de controle de qualidade, equipes de projeto e autocontrole.

Juran conduziu vários seminários no Japão com forte ingrediente gerencial. A partir deste momento “o controle de qualidade foi enfocado como um instrumento de gestão da empresa”. Assim como Deming, as idéias de Juran tiveram papel importante em fornecer base teórica para o TQC (Total Quality Control) japonês.

Feigenbaum (Armand V. Feigenbaum)

Feigenbaun ficou conhecido pela introdução do termo Total Quality Control (TQC) em 1961. Em sua definição, a qualidade deixa de ser responsabilidade de um departamento especializado em controle da qualidade e passa a ser função de todas as áreas da empresa. Para coordenar as atividades de todas as áreas da empresa no controle da qualidade, o estudioso sugere uma estrutura coordenada: "há necessidade de um sistema efetivo para integrar esforços relativos ao desenvolvimento, manutenção e melhoria da qualidade a todos os grupos da organização, de forma a habilitar áreas essenciais da empresa, como marketing, engenharia, produção e serviços, a desenvolverem suas atividades a um nível mais econômico possível, com a finalidade primeira de atender, plenamente, às necessidades do consumidor."  O estudioso considera que com relação a recursos humanos a responsabilidade pelo controle de qualidade é distribuída entre os vários componentes da organização, ressaltando a necessidade da participação e comprometimento das pessoas. Para isto propõe programas de educação e treinamento dos funcionários e formas de participação, tais como: CCQ, qualidade de vida no trabalho, conselhos da qualidade etc. Identifica-se como elemento chave para o andamento e funcionamento do programa de qualidade na abordagem de Feigenbaum, o papel desempenhado pela alta administração, o enfoque sistêmico da qualidade e as ferramentas de controle da qualidade.

Crosby (Philip Crosby)

A qualidade para Crosby tem enfoque na fabricação. Portanto, de acordo com esta definição, quanto maior a qualidade, menores serão os custos, pois menores serão os retrabalhos e desperdícios. Sendo assim, a partir desta visão da qualidade, Crosby criou a filosofia do “zero defeito”, segundo a qual as pessoas devem esforçar-se para “fazer certo logo da primeira vez”. A responsabilidade pela a qualidade é dos trabalhadores, sendo esta uma grande critica a esta filosofia.

O sistema da qualidade proposto por Crosby está constituído pelo forte envolvimento da gerência e pessoal da empresa em torno do cumprimento das metas de qualidade. O custo da qualidade é o elemento que mede o avanço conforme o planejado e as metas da empresa e identifica áreas problemáticas que requerem esforços concentrados. Para sedimentar sua filosofia instituiu alguns pontos, que constituem as etapas de implementação de sua abordagem, são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com