TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolucao Da Gestao Ambiental

Pesquisas Acadêmicas: Evolucao Da Gestao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA GESTÃO AMBIENTAL

EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

ALUNOS:

Paulo José Pereira

Helen Taynara

Diego Barborsa dos Santos

Paulo Henrique Figueira Aguiar

Adriano Reimers

Faculdade Anhanguera

Goiânia – 26/03/2015

SUMÁRIO

1. OBJETIVO...................................................................................03

2. INTRODUÇÃO............................................................................04

3. DESENVOLVIMENTO - EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL..05

3.1 Eventos que Marcaram a evolução de maneira direta:..............06

3.2 Eventos que Marcaram a evolução de maneira indireta:...........10

4. CONCLUSÃO..............................................................................12

5. BIBLIOGRAFIA............................................................................13

1. OBJETIVO

Aprofundar teoricamente sobre as transformações ocorridas durante o processo da Evolução da Gestão Ambiental.

2. INTRODUÇÃO

“Você deve ser a mudança que gostaria de ver no mundo.”

Mahatma Gandhi

Este artigo busca discutir e aprofundar teoricamente as transformações que têm ocorrido nas estratégias ambientais e as razões que as determinam.

A conferência de Estocolmo de 1972 inseriu a questão ambiental de forma prioritária e definitiva. Foi a partir da década de 80, o surgimento de novos conceitos Desenvolvimento Sustentável e o Ecodesenvolvimento, dentre outros – foi acentuando os vínculos positivos entre preservação ambiental, crescimento econômico e atividade empresarial.

A preservação ambiental assume hoje uma importância cada vez maior pra as empresas, com grau de comprometimento cada vez maior na busca de soluções ambientalmente adequadas para os problemas da produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

3. DESENVOLVIMENTO

EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

Diante da evolução das respostas do setor produtivo à questão do meio ambiente, surgiu a idéia de gestão ambiental que versava sobre uma gerência global nesta área. O processo de gestão ambiental implica em um processo contínuo de análise formado de decisão, organização, controle das atividades de desenvolvimento, bem como avaliação dos resultados para melhorar a formulação de políticas e sua implementação para o futuro.

A Evolução da Gestão Ambiental na década de 1960 pode ser considerada como o período de mobilização. Já na década de 70, a crise ambiental não mais passava despercebida, um movimento significativo havia surgido no cenário mundial e a evolução dos estudos científicos comprovava cada vez mais a existência de vários problemas ambientais que poderiam comprometer a vida no planeta. Marcando a construção de uma nova fase no mundo, em que a responsabilidade pela sustentabilidade disseminou-se entre diversos atores sociais. Um dos resultados mais significativos foi à ênfase no caráter inter-relacionado do meio ambiente. Concluíram que a deterioração ambiental tinha como principais responsáveis o crescimento populacional, a urbanização e a industrialização, que ocorriam em ritmo acelerado. Reconheceu-se que os problemas ambientais decorrentes dos processos de crescimento e desenvolvimento deu-se lentamente e de modo muito diferenciado entre os diversos agentes, indivíduos, governos, organizações internacionais, entidades da sociedade civil, etc., o que mostrava a necessidade da adoção de políticas ponderadas e abrangentes para a gestão ambiental.

Eventos que marcaram essa trajetória de maneira direta e indireta;

3.1. Eventos que Marcaram a evolução de maneira direta:

• 1972: Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente Humano – Estocolmo

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, reunida em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972, atenta à necessidade de um critério e de princípios comuns que ofereçam aos povos do mundo inspiração e guia para preservar e melhorar o meio ambiente humano, com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras.

A conferência das Nações Unidas que aconteceu na capital da Suécia, Estocolmo, foi a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente.

• 1984: Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento: Nosso Futuro Comum (1987)

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) presidida por Gro Harlem Brundtland, criada com os seguintes principais objetivos:

• Reexaminar as questões críticas relativas ao meio ambiente e reformular propostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com