TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Trabalho Universitário: Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO AMBIENTAL

EDEVALDO BATISTA PEREIRA

NATÁLIA APARECIDA DOS SANTOS

LIXO E POLUIÇÃO:

UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO

Manhuaçú

2010

EDEVALDO BATISTA PEREIRA

NATÁLIA APARECIDA DOS SANTOS

LIXO E POLUIÇÃO:

UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO

Trabalho apresentado ao Curso Gestaão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Poluição do Solo, Atmosfera e Águas Continentais.

Prof. Willian Luiz da Cunha

MANHUAÇÚ

2010

Sumario

1. Introdução ----------------------------------------------------------------------- 4

2. Desenvolvimento---------------------------------------------------------------- 4

2.1 Localização----------------------------------------------------------------------- 4

2.2 Descrições da situação-------------------------------------------------------- 5

2.3 Medidas propostas--------------------------------------------------------------- 8

3. Conclusão---------------------------------------------------------------------------- 9

Referencias---------------------------------------------------------------------------- 10

Introdução;

O crescimento populacional e o intenso processo de urbanização aliado ao crescimento desordenado, consumo exagerado dos recursos naturais e a falta de fiscalização por parte dos órgãos competentes da cidade exigindo um planejamento, plantas e projetos de loteamento com redes de esgotos e reservas legais e APP, para que sofrêssemos menos com enchentes que são disseminadoras de doenças, são a combinação ideal para o desequilíbrio ambiental, fenômeno que caracteriza a era atual e que vem se agravando cada dia mais. Nesta sociedade da comunicação, muito mais das máquinas e tecnologia do que de pessoas, tudo é fabricado para durar o menor tempo possível para logo necessitar de novos produtos, e o planeta vai se tornando um imenso depósito de resíduos.

Nesta perspectiva, as mudanças de comportamento do homem em relação à natureza ainda são poucas, principalmente na solução dos problemas causados pela má condução do gerenciamento dos resíduos sólidos.

Nossa região não foge à regra das pequenas cidades do Brasil, pois o que predomina na maioria das áreas urbanas e rurais é a disposição final inadequada dos resíduos sólidos urbanos, que acabam sendo despejados sem critérios no meio ambiente, interferindo na qualidade do solo, do ar e das águas. Mas essas situações podem ser mudadas se houver conscientização, incentivo, investimento e acima de tudo o desejo de fazermos um planeta melhor, não só para o futuro, mas agora para o presente.

Localização;

Município de Santana do Manhuaçú localizado na região leste do estado de Minas Gerais faz divisa com as cidades de Conceição de Ipanema, São José do Mantimento, Simonésia, Manhuaçú, Reduto e Durandé. Sua população é estimada em 8, 325 habitantes na cidade e zona rural. Na figura é mostrada a localização geográfica da cidade de Santana do Manhuaçu no mapa do Brasil.

Localização em Santana do Manhuaçu em Minas Gerais

Descrição da situação;

O trabalho foi realizado no lixão da cidade de Santana do Manhuaçú fica localizado na zona rural aproximadamente 6 km da cidade. É cercado por matas e fica a margem do rio Manhuaçu.

Lixão de Santana do Manhuaçu (Cachoeira Criminosa)

O lixão da cidade de Santana do Manhuaçu possui uma área em torno de 1 km, estima-se que são produzidas e descartadas três toneladas de lixo por dia. Não existindo nenhum responsável por controlar o fluxo de caminhões e carros que descarregam resíduos no local e por esse motivo vários empresas conduzem seus resíduos e dispõem no local. O lixo é despejado e queimado sem nenhum tipo de controle trazendo sérios riscos de incêndio para o local.

Lixão de Santana do Manhuaçu (Cachoeira Criminosa)

Os resíduos sólidos industriais lançados no lixão são constituídos basicamente por papéis, papelões, restos de tecidos de algodão, madeira, plásticos e restos de animais provenientes de matadouros e granjas e mortes naturais.

Lixão de Santana do Manhuaçu (Cachoeira Criminosa)

Outro problema que encontramos no local é que o lixão fica próximo ao Rio Manhuaçú que corta a cidade trazendo contaminação à água e ao meio ambiente. Na época da chuva os resíduos são levados ao leito do rio contaminando o solo, flora do local e prejudicando biodiversidade aquática.

Dos resíduos sólidos dispostos no lixão a grande maioria fica exposta a céu aberto favorecendo a proliferação de micro e macro vetores. Esses vetores podem ser vias de acesso de agentes patogênicos para os catadores que realizam as atividades de catação sem nenhum tipo de equipamento de proteção. Além de problemas já tão conhecidos como:

1. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com