TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Este estudo de caso foi desenvolvido através de informações coletadas da empresa NEO SIGN, que serviu de base para o desenvolvimento deste trabalho, dessa forma conseguimos aprimorar nosso conhecimento no que diz respeito a política ambiental da empresa e de como é o impacto ambiental gerado por ela, também conseguimos entender como é controlado ou evitado os impactos ambientais e as exigências geradas pelos órgãos regulamentadores que fiscalizam sua ações. Com base nas exigências legais são estabelecidas metas para evitar possíveis desastres ecológicos onde todos são envolvidos (prestadores de serviços / fornecedores e clientes).

Como modo de disciplina todos os documentos voltados à política ambiental são previamente estabelecidos e distribuídos a cada setor na empresa que por sua vez tem a obrigação de executar, fiscalizar, acompanhar e gerar resultados sobre cada tópico que foi desenvolvido e atribuído para o departamento/setor.

Dessa forma são estabelecidas regras para cada departamento apresentar seu plano de melhorias e acompanhamento de problemas em reuniões periódicas onde são apresentadas ideias, metas e resultados.

.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

2. POLITICA AMBIENTAL DA EMPRESA 7

3. ANALISE DA POLUIÇÃO GERADA PELA EMPRESA 8

4. TIPOS DE PROGRAMA AMBIENTAL ADOTADO PELA EMPRESA. 9

5. ANÁLISE CRÍTICA 10

6. REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

A empresa NEO SIGN está em processo de implantação de certificação ambiental, desta forma desde já trabalha para ajustar as exigências estabelecidas pelo órgão regulamentador.

Sua política ambiental visa prevenir e controlar os impactos ambientais resultantes do tipo de ramo de atividade da empresa e com foco no tipo de material a ser descartado.

2. POLITICA AMBIENTAL DA EMPRESA

A Política Ambiental apresentada aos colaboradores de todos os níveis hierárquicos da empresa, fornecedores, clientes ou público.

A NEO SIGN, fabricante de clip strip que tem como base em seus produtos o plástico, tintas serigráficas ou de impressão digital com base solvente, papéis reciclados e virgens, em respeito ao meio ambiente tem como objetivo e norma a prevenção e o controle de poluentes gerados em seu processo produtivo para redução dos possíveis impactos ambientais gerados em por suas atividades produtivas também tem como meta a melhoria contínua como, por exemplo, a análise dos processos produtivos/ produtos e serviços, que tem como objetivo aprimorar suas técnicas de produção e dessa forma diminuir as possíveis causas de poluição ou áreas críticas que podem ser melhoradas através de estudos voltados ao meio ambiente.

3. ANALISE DA POLUIÇÃO GERADA PELA EMPRESA

A NEO SIGN, empresa do ramo de indústria em comunicação visual tem como seu principal produto o clip strip, sua matéria-prima é 99% constituída de polímero (P.P - polipropileno), dessa forma a empresa tem como equipamento o triturador de polímeros (moinho), onde todo refugo é enviado para o triturador e vira pequenas partículas de polímero, o material é enviado para beneficiamento e transformado em chapas recicladas de P.P. Com isso quase nenhum material descartado é perdido, pois o refugo pode ser novamente usinado e transformado em matéria-prima.

O processo de impressão das chapas é feito através de uma impressora UV que usa tinta com base solvente, o processo de descarte deste material é extremamente complicado, pois se trata de um insumo muito tóxico e não pode ser depositado em qualquer aterro ou lixo. A NEO SIGN faz a coleta de toda tinta usada na empresa bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com