TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do gerenciamento de produção

Tese: Evolução do gerenciamento de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  Tese  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

1. ETAPA 1

1.1 Passo I - Evolução da administração da Produção

A Revolução Industrial (1780 a 1914) pode ser caracterizada com a substituição do trabalho humano pela a energia da máquina de vapor foi nesse período, que se verificou também o tipo industrial de produção, tomando o lugar da produção artesanal.

A substituição do vapor pela eletricidade e derivados de petróleo, deu lugar ao motor à explosão, caracterizando a Segunda Revolução Industrial, bem como o início do Taylorismo/Fordismo.

Surgem controles e técnicas para a racionalização da produção, eliminando o desperdício e proporcionando assim a redução dos custos de produção.

Assim com o passar dos anos e com a demanda aumentando , surgem varias teorias e ferramentas que sempre visam melhorias na produção, tais como:

O QFD (Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.

As pioneiras americanas a adotar o método foram a Ford e a Xerox.

Just in Time nasce juntamente com a terceira revolução industrial e o Toyotismo na década de 70, quando se programou o modelo japonês de administração industrial. O sistema Toyota de produção baseia-se, além da qualidade dos veículos produzidos e melhoria contínua, na eliminação de desperdícios, no fluxo contínuo e sincronizado de materiais (just-intime) e na produção enxuta, orientada para a economia de recursos. Juntamente com as chamadas Células de Produção ou Manufatura Enxuta.

Engenharia Simultânea, estudo iniciado em 1982, publicado em 1988, tornando-se uma importante referência para novas pesquisas nessa área. Sua definição é : "Engenharia Simultânea é um ambiente de desenvolvimento, no qual a tecnologia de projeto auxiliado por computador é utilizada para melhorar a qualidade do produto, não somente durante o desenvolvimento, mas em todo ciclo de vida" (ELLIS, 1992 apud PRASAD, 1996)

Manufatura Integrada por Computador ou Computer Integrated Manufacturing (CIM) consiste em um sistema computacional de integração das operações de fabricação. Trata-se de um sistema de capacitação flexível para treinamento de pessoal qualificado, facilitando a transmissão de conhecimento nas áreas de produção e/ou manufatura.

Tecnologia de Grupo, surgida em meados de 1984 a 1992 que é uma filosofia de manufatura no qual peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.).

Sistema flexível de manufatura (Flexible Manufacturing System - FMS em Inglês) é um sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação.

Consórcio Modular é uma forma radical de outsourcing, constituindo-se na transferência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com