TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ex. De Economia Básica

Exames: Ex. De Economia Básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  293 Visualizações

2) Desenhe as curvas de indiferença para as seguintes preferências de um consumidor por duas mercadorias: hambúrguer e chocolate.

a. Betty mostra-se indiferente entre cestas que contenham três chocolates ou dois hambúrgueres. Suas preferências não se alteram à medida que consome maior quantidade de qualquer uma das duas mercadorias.

b. Chris come um hambúrguer e em seguida come um chocolate. Ele nunca consumirá uma unidade adicional de um item sem que consuma também uma unidade adicional do outro.

3) Suponha que Jones e Smith tenham decidido reservar $1.000 por ano para despesas com bebidas alcoólicas e não-alcoólicas. Jones e Smith possuem preferências substancialmente diferentes por esses dois tipos de bebida. Jones prefere as bebidas alcoólicas, ao passo que Smith tem preferência pelas não-alcoólicas.

a. Desenhe um conjunto de curvas de indiferença para Jones e um segundo conjunto para Smith.

b. Utilizando o conceito de taxa marginal de substituição, discuta a razão pela qual os dois conjuntos de curvas de indiferença são diferentes entre si.

6) Admita que as preferências da família Fonseca em relação ao consumo de arroz e feijão sejam descritas pela função de utilidade ordinal: T = 2x + y, onde x designa à quantidade de arroz, em kg/mês, e y a quantidade de feijão, em kg/mês, e T é o índice de utilidade. Esta família gasta mensalmente R$ 40 na aquisição destes bens.

a. Calcule a TMS y,x e interprete o seu significado. O que se conclui sobre a relação entre estes dois bens para esta família?

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com