TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame De Mama

Trabalho Universitário: Exame De Mama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

Câncer de Mama

Índice:

• Historia da epidemiologia

• Câncer de Mama

• Uma das formas de diagnosticar os nódulos do câncer realizando o auto-exame.

• Como realizar o auto-exame:

• Questionário

• Gráficos

• Exames complementares

• Tratamento

Historia da epidemiologia

Na Grécia antiga havia um pensamento antagônico ancestral, em relação à medicina individual e coletiva, entre as duas filhas do Deus Asclépios: Panacéia que era a padroeira da medicina curativa e Higéia que era adorada por aqueles que queriam promover saúde com ações preventivas.

Acredita-se que a epidemiologia nasceu através de Hipócrates, seus textos sobre epidemias e distribuição de enfermidades nos ambientes, e por sua adesão à tradição higéica, que partem de um raciocínio epidemiológico. Sua contribuição foi sendo perdida e as doenças sendo explicadas de outras formas.

Já na Roma a maioria dos médicos eram escravos gregos, que serviam com exclusividade a corte, o exército ou as famílias nobres, receitavam-se muitos fármacos; a era romana contribuiu com a epidemiologia com a realização de censos periódicos, a introdução de um registro compulsório de nascimentos e óbitos, antecipando o que mais tarde seria conhecido como estatísticas vitais.

Na Idade Média a hegemonia do catolicismo romano e as invasões dos bárbaros trouxeram um predomínio de práticas de saúde de caráter mágico-religioso.

A medicina árabe teve acesso aos textos gregos e médicos muçulmanos adotaram os princípios hipocráticos, com alta organização social, consolidando desde registros de informações demográficas e sanitárias a sistemas de vigilância epidemiológica, até atos ritualizados de higiene individual.

Eixo de constituição da ciência epidemiológica:

A Clínica Médica: A conquista do espaço político dos hospitais desenvolveu a clínica moderna; naquela época alguns médicos observavam os estágios do adoecimento, o que ajudava na manutenção da saúde.

Estatística: É o estado e controle de uma determinada população no atual momento, são ações em saúde.

Medicina Clássica: É a grande ciência do estudo sobre a população em relação saúde-doença; tem como objetivo compreender o processo de saúde e doença na sua dimensão coletiva e campo de pratica de controle de doenças.

Medicina Social: Nasceu na Revolução Industrial, e é a ciência que estuda o processo saúde-doença na sociedade e os determinantes das enfermidades, danos a saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas de prevenção, controle que erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.

Os Ingleses e Franceses tiveram grande importância na medicina e epidemiogia:

John Graunt (1620-1674)

Inglês não era da área da saúde, mas sim um grande matemático, contribuiu muito com seus estudos de estatísticas e demografia.

Pierre Louis (1787-1872)

Francês introduziu o método estatístico na contagem de eventos para realçar semelhanças e diferenças entre segmentos da população.

Louis Villermé (1782-1863)

Francês pioneiro nos estudos sobre a etiologia das doenças, e a relação entre as condições econômicas e sócias e como afetam a saúde.

Inglês fez estudos com Pierre Louis, trabalhou com registros em Inglaterra e com registros que foram usados por outros estudiosos e fez classificação das doenças.

Jonh Snow (1813-1858)

Inglês que conduziu instigações de campo, como a epidemias de cólera e incriminou o consumo de água poluída.

Louis Paster (1822-1895)

Francês desenvolveu, junto de Robert Koch, a teoria dos germes, foi a figura central da microbiologia desenvolvendo a pasteurização e a fermentação, usadas até hoje, também vacinas como a anti-rabica.

Houve ainda outras figuras de muita importância na medicina epidemiológica.

Após a Segunda Guerra Mundial foi grande o desenvolvimento da epidemiologia, onde agora se fez necessário apresentar informações para mobilizar ações; por exemplo, quantos eram os feridos e mortos da guerra, onde a microbiologia, a ciência e a tecnologia precisavam caminhar juntas. Houve um grande desenvolvimento da saúde mental, e foi traçado um perfil de doenças, as crônicas e as degenerativas.

A explicação das doenças agora se dão pela teórica da multicausalidade: saúde-doença (fatores: psicológicos, biológicos e sócias)

Tríade epidemiológica: agente, hospedeiro, meio ambiente.

São os estágios da doença-saúde: Período Pré-patogênese :Promover a saúde.

Patogênese: Diagnóstico precoce e tratamento.

Pós-Patogênese:Reabilitação.

Hoje em dia a epidemiológica tem a ajuda de microcomputadores de softwares específicos e também de bases matemáticas específicas. Existem mais técnicas para estudos como Estudos randômicos, estudos de coorte, onde é feita uma pesquisa específica com referências do grupo a ser estudado, estudos transversais, etc.

Câncer de Mama

Hoje, o Câncer de Mama é a segunda maior causa de morte na população feminina. Mas a boa notícia é que a cura pode chegar a 80% quando a doença for detectada no começo. O número absurdo de mortes é sim por falta de cuidado. O número de mulheres que se submetem a um diagnóstico avançado é pequeno. Nem todas têm acesso às consultas e exames ou não possuem motivação para fazê-los. Principalmente, quando consideramos a população de baixo nível sócio-econômico, que infelizmente encontra enormes dificuldades para conseguir atendimento médico no hospital público.

Os fatores de predisposição hereditária, de dentro pendente de constituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com