TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Execução Por Quantia Certa

Dissertações: Execução Por Quantia Certa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 6

DA EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR INSOLVENTE

A insolvência se dá no momento em que as dividas excedem à importância dos bens do devedor.

ASPECTOS GERAIS

Desde a entrada em vigor do Código de Processo Civil, o direito positivo brasileiro passou a adotar um sistema análogo ao da falência para devedores não comerciantes. Este sistema, foi chamado de execução por quantia certa contra devedor insolvente ou, mais resumidamente, "insolvência civil".

Ela apresenta certas diferenças da falência, já que se origina do estado econômico do devedor civil insolvente, pode ser declarada com base na impontualidade, não é considerada criminosa, não há inquérito judicial, o devedor civil não tem obrigação de requerer a sua insolvência etc.

Para que se utilize o procedimento da execução por quantia certa contra devedor insolvente é preciso que alguém pleiteie em juízo a declaração de insolvência, ou seja, é preciso exercitar o poder de ação, não sendo possível a declaração ex officio da condição de insolvente, ou se ocorrer a insolvência presumida quando

A insolvência civil precisa ser declarada judicialmente para que produza efeitos jurídicos, porém, haverá a insolvência presumida, quando:

• o devedor não possuir outros bens livres e desembaraçados para nomear à penhora;

• for necessário arrestar bens do devedor com fundamento no art. 813, I, II, III.

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a insolvência é instituto civil e, como tal, deve ser estudado no contexto do Código de Processo Civil e, em especial, no da execução, dentro do qual mantém institutos comuns, como os embargos do devedor, a remição etc.

CARACTERIZAÇÃO DA INSOLVÊNCIA

Pode-se assim dizer que há três requisitos para que um devedor seja considerado insolvente:

• desequilíbrio financeiro/patrimonial, chamado patrimonial;

• requisito pessoal, qual seja a condição de devedor não comerciante e por fim, - requisito jurídico, que é a declaração judicial de insolvência.

Há dois efeitos na declaração de insolvência: o caráter subjetivo e o caráter objetivo.

O maior efeito do caráter subjetivo é se fazer presente sobre a pessoa do devedor, impedindo-o de administrar seus bens e deles dispor até a liquidação total da massa.

Com relação aos efeitos de caráter objetivo, ocorrerá o vencimento antecipado de todas as dividas, a arrecadação dos bens penhoráveis e a execução coletiva do concurso de credores.

Segundo Humberto Theodoro Júnior, as principais características do processo de insolvência são:

A - universalidade- por alcançar a execução a totalidade dos bens do devedor, constituindo a massa de bens do insolvente;

B - o caráter de execução coletiva- pois, ao juízo da insolvência, concorrerão todos os credores do devedor comum;

C - convocação geral dos credores por edital- como medida ampla de publicidade do estado de insolvência do devedor;

D - nomeação do administrador para a massa- com poderes de representação ativa e passiva, em juízo e fora dele;

E -extinção das obrigações do insolvente- ainda que estas não estejam inteiramente resgatadas.

PARTES DA INSOLVÊNCIA

Podem requerer a insolvência o credor, instruindo o pedido com título judicial ou extra judicial. Já se viu que este título não precisa estar vencido, desde que presentes as situações de arresto. O credor sem título deve primeiro obtê-lo em processo de conhecimento para, depois, habilitar-se.

O próprio devedor ou o inventariante de seu espólio, podem requerer a insolvência. Sentindo-se em situação de insolvabilidade, o devedor pode requerer a auto-insolvência, a fim de convocar os credores comuns e poder, posteriormente, beneficiar-se da extinção das obrigações.

A vantagem prática da auto-insolvência consiste em obstar as execuções individuais que poderiam protelar a liquidação geral do patrimônio, facilitando-se as providências processuais e respectivos encargos pela reunião em processo único de todas as execuções.

O sujeito passivo da execução é o devedor não comerciante pois, se comerciante, estará sujeito à falência, nunca à insolvência.

Se o devedor for casado e o outro cônjuge, assumindo a responsabilidade por dívidas, não possuir bens próprios que bastem ao pagamento de todos os credores, poderá ser declarada nos autos, havendo, então, um litisconsórcio passivo entre eles.

EFEITOS DA INSOLVÊNCIA

A sentença que declara a insolvência é de natureza constitutiva porque altera relações jurídicas, a situação do devedor em relação aos seus bens e a situação dos próprios bens.

Para Vicente Greco Filho, os efeitos da declaração de insolvência podem ser de direito material e de direito processual.

Os efeitos de direito material acarretam:

A - o vencimento antecipado da dividas do devedor;

B - a perda do direito de administrar os bens;

C - os bens do devedor passam a constituir uma massa insolvente;

D - a prescrição das obrigações.

Os efeitos de direito processual acarretam:

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com