TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo Consideração Final

Monografias: Exemplo Consideração Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Exemplo

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente estudo teve como objetivo geral analisar os resultados obtidos a partir da implantação de políticas de pós-venda, com base no marketing de relacionamento e fidelização de clientes.

A pesquisa teve como objetivos específicos: identificar, utilizando a base de dados cadastrais, aspectos para a quantificação da satisfação do cliente; configurar a percepção dos clientes em relação aos serviços prestados pelo setor de vendas; analisar a situação de implantação do programa de fidelização de cliente, e prever resultados.

Como resposta ao problema de pesquisa, investigou-se quais resultados podem ser obtidos a partir da implantação de uma política de pós-venda em uma empresa de comércio de congelados e industrializados, com base no marketing de relacionamento e fidelização de clientes. Os resultados encontrados foram por meio do levantamento bibliográfico, levantamento de dados e entrevista semiestruturada com auxílio de questionário, que indicam na empresa pesquisada, que o valor referente aos produtos/serviços oferecidos, é garantido pela forma como os clientes revelam sua satisfação em relação ao atendimento e acessibilidade, assim consolidando a fidelização de clientes.

Os resultados de certa forma convergem com a literatura sobre o tema pós-venda, quando Las Casas (2011) cita a criação de expectativas dos clientes com produtos e serviços, a partir da credibilidade criada por sua satisfação, atingida pela BRF S/A quando busca estabelecer vantagens competitivas para o produto.

Quanto ao marketing de relacionamento, Nickels e Wood (1999) afirmam que este, estabelece processos para manter uma longevidade relacional entre organização, clientes e stakeholders (partes interessadas). Desse modo, a BRF S/A, utiliza o marketing de relacionamento para estreitar a relação com seus clientes e revendedores por consequência, tornando-se o seu fornecedor preferido.

De acordo com Kotler e Armstrong (2003), a satisfação e fidelização do cliente estão ligadas ao desempenho do produto/serviço face às necessidades apresentadas pelo cliente que experimenta vários graus de satisfação, e que quando satisfeito, a fidelização é certa. E para atingir esse objetivo, a empresa enfatiza que, como os consumidores de produtos alimentícios têm hábitos e necessidades em comum, mas as diferenças entre eles são muitas, por sua vez, a empresa deve estar atenta às incessantes mudanças no mercado, buscando sempre inovar para satisfazer a necessidade do consumidor.

Portanto, pode-se inferir após a conclusão da pesquisa, que o sucesso do empreendimento, dependerá do quanto em pesquisa e inovações, o administrador estará disposto a aplicar à sua empresa.

As inferências acima descritas devem ser analisadas dentro de seu contexto, considerando algumas limitações do estudo. Os resultados não são conclusivos visto que o mercado está em constante mudança, e suas inovações não se restringem ao momento atual.

O propósito do presente trabalho, foi proporcionar novas discussões sobre o tema Pós-venda, Marketing de Relacionamento e Fidelização, sob à ótica de uma empresa de produtos alimentícios de congelados e industrializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com