TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo Plano De Aula

Casos: Exemplo Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Aula – Praticando escrita com texto narrativo.

Público Alvo:

Alunos com a idade de nove anos do quarto ano do ensino fundamental I.

Perfil da Turma:

A turma contém 30 alunos em uma sala de aula espaçosa em que as crianças sentam em dupla .Nas paredes a trabalhos fixados desenvolvidos pelos mesmos. Há uma grande diversidade em matérias (jornais, revistas e livros) para desenvolver atividades de pesquisas, artes entre outras, como jornais, revistas e livros. Grande parte dos pais participam ativamente da vida escolar de seus filhos, comparecendo em reuniões e festas escolares. Todos da sala já sabem ler e escrever, sendo competentes a desenvolver a atividade proposta.

Tema da Aula:

“Praticando escrita através de um texto narrativo”

Justificativa:

Os alunos estão apresentando dificuldade em escrever textos, e sabendo da importância do desenvolvimento da leitura e escrita, elaboramos uma aula que a partir das de palavras ou frases, relacionadas a uma palavras chave que os alunos disseram, reproduzirão um texto narrativo, apara ajuda-los com a produção escrita.

Objetivo:

O objetivo é que os alunos possam compreender e ter uma e conseguir ter uma escrita formal a partir de textos narrativos, sendo assim formaremos novos leitores e adoradores da escrita.

Conteúdo:

Para que os alunos ao final desta aula consigam produzir um texto, primeiramente iremos explicar-lhes o que é um texto narrativo. Iniciaremos falando que todo texto narrativo tem um narrador primeira pessoa ou de terceira pessoa. Também que sempre tem personagem, um lugar que se passa a história, um tempo , uma situação e conclusão. Leremos a historia “Maria Angula” de Jorge Renán de la Torre, explicando que trata-se de um texto narrativo, e perguntando-os: Quem é o narrador? Quem são os personagens? Qual lugar passa a história? Em tempo se passa história?. Eles irão oralisar estas respostas expressando de forma espontânea seu conhecimento em relação ao texto narrativo.

Próximo passo será uma roda de conversa e solicitaremos que expressem sobre um parque de diversões, o que é? Como chego e o que faço em um parque de diversão? Registrando na lousa, e a partir das respostas reproduzirão um texto do tipo narrativo.

Procedimentos de ensino:

Ao abordarmos com os alunos o tema texto narrativo levantaremos questões sobre o que eles sabem a respeito do mesmo, depois farei uma explanação sobe o assunto. O texto ”Maria Angula” será dramatizado. Após a dramatização avaliaremos se foi assimilado sobre o que é texto um narrativo através de perguntas. Depois disso iniciaremos a atividade formando uma roda para que todos fiquem mais perto e o professor consiga um melhor diálogo com os alunos.

Avaliação

A atividade será individual para melhor avaliação de cada aluno, e assim se valorizando o atendimento as diferenças de cada aluno inserido na atividade..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com