TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos de impactos ambientais

Seminário: Exemplos de impactos ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Seminário  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Manoel entende que é necessário repensar as práticas adotadas pela L& Construção para evitar maiores danos aos recursos naturais. Mas essa ideia se consolidou ao participar de uma palestra realizada em uma feira de negócios de construção civil em seu estado, onde teve a oportunidade de conhecer o tema Desenvolvimento Sustentável, até então novo para ele, e se surpreendeu ao observar que a L& Construção poderia adotar uma série de práticas não somente ambientais para contribuir com a sociedade, mas também para valorizar sua marca, obter maiores lucros e ainda manter-se competitiva no mercado Ele percebe que é o momento de adotar princípios baseados na sustentabilidade.

A construção civil tem desempenho fundamental no desenvolvimento do país, gera um número muito grande de empregos e riquezas. Mais também apontam para os impactos que esse setor e sua cadeira produtiva acarretam para o meio ambiente.

A construção civil é umas atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estudos apontam que só no Brasil a construção gera 25% total de resíduos.

Exemplos de impactos ambientais:

Fabricação cimento

Um dos impactos mais negativos e o CIMENTO. Isso se deve ao fato de as cimenteiras fazerem uso intensivo de energia para processar calcário, a queima dele em altos fornos é à base da produção de cimento e gera as emissões de carbono que poluem e comprometem o meio ambiente.

Poluição com agrotóxicos

O uso de agrotóxicos tem causado tem causado desequilíbrios nas cadeias alimentares preexistentes, favorecendo a proliferação de vários insetos, que se tornaram verdadeiras pragas com o desaparecimento de seus predadores naturais: pássaros, aranhas, cobras, etc. Por outro lado, a maciça utilização de agrotóxicos, na tentativa de controlar tais insetos, tem levado, por seleção natural (quando só se reproduzem os elementos imunes ao veneno), à proliferação de linhagens resistentes, forçando a aplicação de inseticidas cada vez mais potentes. Isso, além de causar doenças nas pessoas que manipulam e aplicam esses venenos e naquelas que consomem os alimentos contaminados, tem agravado a poluição dos solos. A utilização indiscriminada de agrotóxicos tem acelerado a contaminação do solo, empobrecendo-o, ao impedir a proliferação de microrganismos fundamentais para a sua fertilidade.

Poluição dos rios As principais causas de deterioração dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano assim como indústrias tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com