TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Esportes 2

Artigo: Exercicios Esportes 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  1.475 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da atividade

Garganta (1998) defende a ideia de que o processo de ensino e de aprendizagem dos esportes coletivos, por meio dos modelos situacionais, deve promover o entendimento, por parte de seus praticantes, das relações que caracterizam a essência destes jogos – cooperação, oposição e finalização.

Para que o aluno pratique o jogo formal, segundo o autor, é necessário que ele viven¬cie vários níveis de relações que facilitarão esta compreensão. São eles:"eu-bola","eu-bola¬-alvo","eu-bola-adeversário","eu-bola-colega-adversário","eu-bola-colegas-adversários" e"eu-bola-equipe-adversários".

Pensando o ensino do Handebol no contexto escolar por meio dos modelos situacionais, descreva detalhadamente, a partir dos níveis de relações explicitados, um exercício para cada um dos seis níveis indicados. Na elaboração das atividades você deve considerar aspectos como espaço físico, disposição espacial dos alunos, materiais utilizados e dinâmica da ativida¬de.

Exercícios para Eu-bola: 100 metros com obstáculos com bola

Será programado em qualquer lugar uma distancia a ser corrida e percorrida, nesse percurso em alguns trechos serão colocados cones ou outro obstáculo para que o aluno salte-o, e entre cada obstáculo o aluno deve quicar a bola a cada dois passos. Essa corrida é feita com dois alunos simultaneamente.

Exercício para eu-bola-alvo: Tiro ao alvo

Semelhante a bricandeira do TACO, utiliza-se cones ou garrafas pets caso não haja a possibilidade dos cones (realidade de cada um) e uma ou mais bolas. A ideia é trabalhar o acerto do passe e o alvo final que é o gol. Cada aluno tem três tiros ao alvo e ele deve derrubar o cone/garrafa. Utiliza-se uma distancia relativamente difícil dependendo da idade na qual estaremos colocando essa proposta.

Exercícios para Eu-bola-adversário: Queimada com três bolas

É um jogo divertido e serve para que o aluno se conscientize de quem é sua equipe e quem são seus adversários, porém aqui jogamos com duas ou três bolas. Divide-se a equipe em partes iguais e uma equipe começa a queimada, e cada aluno da equipe adversária queimado deve passar para a equipe que o queimou, porém sua equipe pode salvá-lo acertando aquele que queimou seu colega logo em seguida da queimada.

Exercícios para Eu-bola-colega-adversário: salve do gelo

Aqui um aluno fica com a bola e tem que encostar esta em outro para que ele fique congelado, porém há no jogo outra bola que serve para salvar o colega congelado, descongelando-o. Nessa brincadeira há um único vilão, que tem o poder de congelar o colega jogando ou apenas encostando a bola e a outra bola estará em posse dos outros que poderão troca-la entre si mas não poderão arremessá-la no colega congelado, somente tocando-o, e caso o colega que esteja segurando a bola imunizante for congelado, ele passa a ser o vilão da brincadeira.

Exercícios para Eu-bola-colegas-adversário: Handebol americano

Deve ser feita na areia ou num campo devido ao risco de machucar um aluno pela possível queda, porém se praticado numa quadra ou outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com