TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Esporte- Exercício E Bem-estar Psicológico.

Dissertações: Psicologia Do Esporte- Exercício E Bem-estar Psicológico.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia do Esporte- Exercício e bem-estar psicológico.

Jéssica de Oliveira Zanella

Mariana Goetten Bastos

O bem estar psicológico é um termo utilizado para referir-se, na maioria das vezes, ao grau de satisfação do indivíduo com sua existência. Tem-se que indivíduos fisicamente ativos possuem uma melhor imagem de si mesmos, que são mais positivos e sentem-se melhores do que pessoas inativas (CRUZ, MACHADO e MOTA, 1996).

O ser humano é um ser biopsicossocial, diante dessa prerrogativa, é difícil definir o que é saúde, o que é bem-estar, porém é necessário observar o individuo como um todo, de uma perspectiva biológica, sociológica e psicológica, quando estes fatores forem levados em consideração, fica mais claro perceber que um campo interfere em outro, logo o exercício físico comprovadamente benéfico para a saúde, intervém nos aspectos psicológicos (SAMULSKI, 2002).

Estudos realizados, como apontam Cruz, Machado e Mota (1996), revelam que autores como Snyder e Sitzer (1974) também encontraram relação entre exercício e bem-estar psicológico, sendo este mais evidente em mulheres, que abandonam o seu papel tradicional e podem assumir papéis menos ligados ao seu tradicional, potencializando seu papel de mestria.

De acordo com Steptoe (1991), citado por Samulski (2002), em seus estudos observou-se que indivíduos com menor condicionamento físico se mostraram mais suscetíveis a problemas de saúde, enquanto indivíduos que praticavam esportes regularmente eram menos propensos a doenças, inclusive à depressão. Os atletas mostravam menor tensão, depressão e fadiga mental que indivíduos sedentários. Salienta ainda que o exercício do tipo aeróbico tem se mostrado um importante método para a obtenção do bem estar psicológico já que propicia, devido aos seus efeitos positivos, a melhora do humor, do estresse e do autoconceito.

Um aspecto relevante a ser observado é que são as características da atividade realizada que determinam ou não os aspectos positivos sobre a saúde mental, esta para o indivíduo deve ser prazerosa e agradável, logo varia de pessoa para pessoa de acordo com suas preferências. Outros pontos a serem analisados é a ausência ou não de competividade, a duração, a intensidade e a frequência, pois todas essas são variáveis que podem afetar os resultados benéficos do exercício para o praticante (SAMULSKI, 2002).

REFERÊNCIAS

SAMULSKY, Dietmar. Psicologia do Esporte. 1 ed. São Paulo: Manole, 2002.

CRUZ, José Fernando, MACHADO, Paulo P.P, MOTA, Maria Paula. Manual de psicologia do desporto. 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com