TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Profissional Do Enfermeiro

Projeto de pesquisa: Exercício Profissional Do Enfermeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 10

EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO

FRENTE AO CENTRO CIRURGÍCO

SUMÁRIO

1. RESUMO__________________________________________________4

2. INTRODUÇÃO ________________________________________5,6,7,8

3. METODOLOGIA___________________________________________ 9

4. OBJETIVO _______________________________________________10

5. CONCLUSÃO_____________________________________________11

6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS________________________ 12, 13

7. ANEXO (TABELA DE FUNÇÕES CITADAS NA PAG. 11) _______ 14,15

RESUMO

A enfermagem é uma profissão que se desenvolveu através dos séculos, mantendo uma estreita relação com a história da civilização. Este trabalho visa através de revisões de artigos bibliográficos identificar e descrever dentro do código de ética e do exercício profissional do enfermeiro, as funções do enfermeiro frente a unidade do centro cirúrgico. Concluímos que o enfermeiro deve exercer uma gestão inovadora buscando meios utilizando de ferramentas que visam à melhoria da assistência de enfermagem em centro cirúrgico norteadas pelo código de ética de enfermagem.

____________________________________________________________________

INTRODUÇÃO

A enfermagem é uma profissão que se desenvolveu através dos séculos, mantendo uma estreita relação com a história da civilização. Neste contexto, tem um papel preponderante por ser uma profissão que busca promover o bem estar do ser humano, considerando sua liberdade, unicidade e dignidade, atuando na promoção da saúde, prevenção de enfermidades, no transcurso de doenças e agravos, nas incapacidades e no processo de morrer.

Com o avanço científico, tecnológico e a modernização de procedimentos, vinculados à necessidade de se estabelecer controle, o enfermeiro passou a assumir cada vez mais encargos administrativos, afastando-se gradualmente do cuidado ao paciente, surgindo com isso à necessidade de resgatar os valores humanísticos da assistência de enfermagem. Para ZEN & BRUTSHER (1986, p.06):

“não se pode ficar atrás ou as margens desse processo. É dever de todos acompanhar o desenvolvimento das ciências humanas, científicas, culturais e tecnológicas dos tempos atuais o que vem implicar não só na necessidade da aquisição de novos conhecimentos como também na atualização dos mesmos.”

Segundo FIGUEIREDO (2002, p.256),

“os profissionais de enfermagem que atuam no centro cirúrgico são geralmente os responsáveis pela recepção do cliente na sua respectiva unidade, (que deve ser) personalizada, respeitando sempre suas individualidades; o profissional deve ser cortês, educado e compreensivo, buscando entender e considerar as condições do cliente que normalmente já se encontra sob efeito dos medicamentos pré-anestésicos.”

As atividades de enfermagem no centro cirúrgico, muitas vezes, podem ser limitadas a segurar a mão do paciente na indução anestésica, ouví-lo, confortá-lo e posicioná-lo na mesa cirúrgica.

A importância e a responsabilidade da enfermeira quanto à observação e atendimento das necessidades psicossomáticas do paciente cirúrgico devem ser detectadas, uma vez que possui função específica na eficácia da terapêutica de seus pacientes, pois dependendo de sua atitude pode facilitar ou impedir um programa de recuperação, visto que este paciente é invadido por medo do desconhecido num ambiente estranho (ZEN & BRUTSHER, 1986).

_______________________________________________________________

Até alguns anos atrás a função do enfermeiro na unidade de centro cirúrgico era dirigida para os aspectos gerenciais, o que o afastava do contato com o paciente, mas com algumas modificações na sistematização da assistência, o enfermeiro de centro cirúrgico sentiu a necessidade de prestar assistência mais direta ao paciente em todas as etapas do processo cirúrgico, destacando a importância desta para o sucesso do tratamento e o pronto restabelecimento do paciente (MEEKER & ROTHROCK, 1997).

A importância da liderança para o desenvolvimento do trabalho do enfermeiro em suas diferentes áreas de atuação é um dos temas que vem sendo abordado na literatura conforme estudos de Chaves, (1993), Galvão, (1990), Galvão, (1995) e Tuvizan, (1993).

Para (Castellanos e Cols, 1989) o trabalho da enfermagem é parte integrante do processo de trabalho em saúde, tanto no modelo assistência individual como coletivo, no centro cirúrgico este tem por objetivo assistência curativa, individualizada.

Mendes, (2001) Precisamente o enfermeiro é cobrado das respostas para a conformação e concretização da eficácia em sua atuação diária. Tal exigido pelo enfermeiro de centro cirúrgico, onde o paciente é exposto a um ambiente desconhecido, encontra-se em condição vital crítica, sob ações de drogas diversas e submetidas à técnica cirúrgica, estando em total estado de incapacidade e dependência

Jouclas, Tencotti e Oliveira (1998- pag. 43) apontam que:

O centro cirúrgico tem se tornado uma das unidades de maior complexidade de um hospital, devido avanços tecnológicos decorrentes do grande desenvolvimento dos procedimentos anestésico-cirurgicos.

_______________________________________________________________

Também para Jouclas, Tencattie e Oliveira (1998) a qualidade do cuidado de enfermagem no período transoperatório é de responsabilidade do enfermeiro e por meio do bom trabalho desenvolvido com a equipe multiprofissional.

É essencial que o enfermeiro desenvolva um trabalho eficaz em equipe para alcançar resultados positivos. Uma das ferramentas de que o enfermeiro deve utilizar é a comunicação, constitui-se num elemento de grande importância no processo de liderar do enfermeiro. Pois a maneira como se dá a transmissão da comunicação poderá interferir efetivamente no resultado esperado.

O enfermeiro traz em sua essência o contato com o outro, seja no exercício da arte de cuidar, como também gerenciar equipes, preocupando-se com quem cuida uma vez que resolvem conflitos, prática a equidade na tomada de decisões, norteia-se pela ética e lei do exercício profissional, orienta novas condutas, busca a participação de seus pares na construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com