TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício da autonomia pelos profissionais da educação no espaço escolar

Por:   •  18/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

Passo 4

Exercício da autonomia pelos profissionais da educação no espaço escolar


          Para exercer sua autonomia a escola precisa elaborar um  projeto pedagógico onde terá a  expressão mais privilegiada para essa prática. É na sua elaboração desse projeto junto com os profissionais da educação  que se criam condições para  as necessidades e os desejos do conjunto dos educadores envolvidos e da comunidade. Num processo participativo, cada um realiza sua tarefa.
         O Projeto configura como uma intervenção livre - e autônoma, considerando as diretrizes existentes e fazendo um exercício de criação e de formação contínua, compromissado com o aprimoramento da qualidade da Educação. Cabe ao gestor, como líder , empenhar-se
para que a escola seja realmente um espaço democrático, cumprindo ordens e normas a ela impostas por órgãos centrais da educação, deve-se criar um espaço para a participação e reflexão coletiva sobre o seu papel junto à comunidade.

É importante reforçar a compreensão cada vez mais ampliada de projeto educativo como instrumento de autonomia e domínio do trabalho docente, o espaço conquistado que deve constituir o elemento diferencial sobre as atuais formas de orientação da prática pedagógica. Essa é a necessidade de conquistar a autonomia, para estabelecer uma identidade própria da escola, na superação dos problemas da comunidade que  conhece bem, mais do que o sistema de ensino. Essa autonomia não pode ser  marcado por uma liberdade ilimitada, que transforme a escola numa ilha onde seus procedimentos sejam sem fundamentação nas considerações legais do o sistema de ensino, como que faria que a escola perdesse a perspectiva da sociedade como um todo.

Deve-se, portanto, estar atento  aos Orgãos  político, que confunde autonomia com descompromisso do poder público,eximindo-se de sua obrigaçoes A autonomia implica também responsabilidade e também comprometimento com as instituição que representa para que haja participação e compromisso de todos.

Cabe a gestão e toda a sua equipe   criar propostas que resultem de fato na construção de uma escola democrática e com qualidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com