TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIO DA AUTONOMIA PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho pretende discutir as principais particularidades entre Organização e Gestão, enfatizando principalmente na autonomia dos profissionais da educação no espaço escolar.

        Propõe também explicar que o principal objetivo da organização e da gestão escolar é subsidiar todos os profissionais da equipe, no sentido de ampliar a visão de gestão e do modo de gerir, criar o objetivo de gestão democrática e eficiente com base na autonomia dentro do espaço escolar.


EXERCICIO DA AUTONOMIA PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR

        A Organização e Gestão da escola pauta-se no assunto da função social da escola e de socialização de saberes, assim como a formação de valores voltados para a cidadania. Sua finalidade é a prática, usando do projeto politico pedagógico como a base da autonomia dos profissionais dentro da escola.

        Nesse Projeto Politico Pedagógico, os gestores apresentam seus objetivos e metas, fatores imprescindíveis para adequação do “eixo de atuação” profissional, assim como seu caminho metodológico.

        Para pensar a organização, os gestores destacam que é importante seguir as diretrizes, normas e orientação emanadas da legislação nacional e local, como a organização e uso pedagógico do espaço escolar, e as características de uma gestão democrática.

        Todas as instituições necessitam de um organograma escolar, é um tipo de gráfico que mostra a inter-relações entre os vários setores e funções de uma organização dentro da escola. Esse organograma influencia o funcionamento escolar como uma concepção de organização e gestão. Abaixo, um organograma básico com todas as unidades e funções típicas de uma escola.

[pic 1]

        Para a organização desses setores, alguns passos são necessários: O primeiro é votação no inicio do ano letivo, para participação dos docentes, dos especialistas em educação, dos funcionários, dos pais e alunos na escolha de uma pessoa para ser diretora da escola e sua função é democratizar as relações do poder.

        Para ser diretor é importante dominar a pratica da coordenação, organização e gerenciamento de todas as atividades dentro da escola, assim como no auxilio dos docentes e técnicos administrativos, respeitando as leis, regulamentos e determinação dos órgãos superiores do sistema de ensino.

        O setor técnico administrativo se responsabiliza pelas atividades dos atendimentos, dos objetivos e função da escola. Também se responsabiliza pelos seus funcionários zeladoria, vigilância, atendimento ao publico e multimeios.

        O setor pedagógico é responsável por compreender as atividades de coordenação pedagógica e orientação de seus docentes. São funções especializadas que envolvem habilidades bastante espaciais, que recomendam para pessoas que tenham formação pedagógica didática especifica e ou curso Pedagogia.

        Geralmente a estrutura organizacional em muitas escolas, tem seus auxiliares tais como: APM (Associação de Pais e Mestres), O grêmio Estudantil e outras como Caixa Escolar que é vinculados a diretor da escola.

        O corpo docente é o conjunto formado pelos professores em seu exercício na escola, no que tange a sua função básica, cuja é o objetivo fundamental da escola - segundo a Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - , o ensino. Os professores de todas as disciplinas, junto com a direção e especialista da escola, têem seu papel docente além do “estar na sala de aula”, os docentes também tem sua responsabilidade de participar na elaboração do Projeto Politico Pedagógico, na composição de conselhos de classe e escolar, das reuniões dos pais, da APM e das demais atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com