TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício de Resíduos Solidos e Efluentes

Por:   •  8/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 6

01 - A forma de reflexão mais produtiva é a educação e, nesse caso, a educação ambiental. Ela é a única forma de fazer com que a população entenda que precisa modificar seus costumes e valores. Encontramos de forma equivocada a seguinte alternativa:

a) É necessário que as pessoas sejam capazes de reconhecer que o ambiente faz parte do ser humano e não somente é algo exógeno a ele.

b) Portanto, ele exige que as pessoas tenham, antes da ação, o conhecimento, pois, dependendo do grau de relação do ser humano com o meio ambiente, o processo saúde-doença pode ou não ser afetado.

c) Para isso, a comunicação é a única ferramenta essencial na educação ambiental.

d) Por isso, somente compreender a relação de saúde e meio ambiente não é o suficiente sem que exista o conhecimento de todas as variáveis e realidades envolvidas nesses processos e, claro, a ação.

02 - A evolução histórica da humanidade favoreceu modificações no ecossistema e, consequentemente, as mudanças na vida e na saúde da população estão associadas a ela. Essas modificações criaram uma forma de identificar essas relações, conhecida como Campo de Saúde, onde saúde e a doença estão intimamente ligadas e dependem de fatores como: o meio ambiente ao redor, estilo de vida, biologia humana e serviços de saúde prestados à comunidade. Isto não acontece devido:

a) Déficit de recursos financeiros,

b) Desinformação da população

c) Grandes investimentos em educação ambiental.
d) Resistência em relação à divisão de responsabilidades.

03 - O Brasil é um dos países que recebe apoio financeiro do FML para o desenvolvimento de suas ações contra a destruição da camada de ozônio. Referente à criação do Protocolo de Quioto é correto afirmar:

I - Propunha a redução da emissão dos gases do efeito estufa em cerca de 5,2% de 2008 para 2012.

II - Ademais, os países que assinaram esse Protocolo se comprometeram a investir em projetos de aumento das emissões em outras nações.

III - Além de estimular atividades que favoreçam o plantio de árvores e conservação do solo, a fim de aumentar a absorção de carbono do ambiente.

a) I e II apenas corretas

b) II e III apenas corretas

c) I e III apenas corretas

d) Todas Corretas

04 - Sustentabilidade significa a habilidade de sustentar uma ou demais condições mostradas por alguém. Mas, você conseguiria imaginar estratégias de utilização dos recursos naturais sem comprometer o seu uso pelas gerações futuras? Para isso, diversas ações podem ser realizadas de forma sustentável, Exceto.

a) Exploração dos recursos naturais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio,

b) Preservação das áreas verdes,

c) Exploração dos recursos minerais de forma acelerada, racionalizada e planejada.

d) Incentivo da produção e do consumo de produtos orgânicos

05 - Quando falamos de resíduos sólidos, a sua reciclagem e gestão sustentável nas empresas são alguns exemplos; há ainda alternativas para a sustentabilidade, pois problemas ambientais associados aos resíduos estão mais envolvidos com os resíduos sólidos do que com os gasosos e líquidos, pois a dispersão daqueles é bem menor que destes. Desta forma podemos afirmar:

I - Grande parte do total dos resíduos sólidos não está nas residências das pessoas.

II - Indicando que a sociedade tem pequena influência no efeito deles para o meio ambiente.

III - Dessa forma, a segregação adequada dos resíduos sólidos para o seu reaproveitamento se torna essencial para a população.

a) I e II apenas corretas

b) II e III apenas corretas

c) I e II Incorretas

d) Todas Corretas

06 - Considerando a importância de qualificar os problemas associados ao resíduo sólido com a saúde da população, a primeira etapa foi determinar o significado de lixo e resíduo. Os principais locais de destinação final para os resíduos sólidos encontrados no Brasil estão descritos em detalhes a seguir, sendo correto afirmar:

I - Aterro controlado: local onde se despeja o lixo coletado pelo serviço de limpeza urbana.

II - Aterro de resíduos da construção civil e de resíduos inertes: instalações onde se aplicam técnicas e princípios de engenharia para a disposição de resíduos de construção civil e inertes no solo.

III - Aterro sanitário: nessas instalações, os resíduos sólidos urbanos são depositados no solo (sob controle técnico e operacional permanente).

IV - Aterro sanitário industrial: instalações de destinação final ou transitória de resíduos industriais por meio de sua adequada disposição.

a) I e II apenas corretas

b) III e IV apenas corretas

c) Todas Incorretas

d) Todas Corretas

07 - Uma instalação de tratamento de água típica é constituída por uma série de reatores, com água passando de um para outro com o objetivo de purificação. Como o objetivo final é remover os sólidos da água, a produção de partículas maiores favorece a sedimentação imediata, facilitando a sua retirada. A coagulação é a alteração química das partículas coloidais para que possam aglutinar-se e formar flocos (partículas maiores) (VESILIND; MORGAN, 2013). Esse processo refere – se:

a) Redução da dureza da água

b) Sedimentação

c) Filtração

d) Coagulação e floculação

08 - O esgoto sanitário, definido pela NBR 9.648 (ABNT, 1986), é o “despejo líquido constituído de esgoto doméstico e industrial, água de infiltração e a contribuição pluvial parasitária” (ABNT, 1986, p. 1). O esgoto doméstico é gerado com a utilização da água de abastecimento, é formado por líquidos e gases e a sua composição pode ser descrita como: Exceto.

a) 0,04% de sólidos sedimentáveis;

b) 0,02% de sólidos não sedimentáveis;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com