TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiência nas aulas de educação física para alunos do ensino médio na escola Viana ES

Projeto de pesquisa: Experiência nas aulas de educação física para alunos do ensino médio na escola Viana ES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  1.039 Visualizações

Página 1 de 6

Tema: Slackline

1. INTRODUÇÃO:

O presente estudo consistiu-se em um trabalho de ICA II cujo objetivo é implantar uma nova vivência nas aulas de educação física para alunos do ensino médio em uma escola de Viana ES, a aula a qual foi planejada possui enquanto proposta sair da “rotina” aplicada na aula de educação física desta instituição de ensino.

Apartir de observações e acompanhamento das aulas de educação física ministrada nestainstituição de ensino, EEEF Nelson Vieira Pimentel, situada no município de Viana ES, onde o público alvo desta pesquisa foram alunos do ensino médio de classe média baixa, definimos queoSlacklineseria um ótimoconteúdoa ser ensinado. Pois no intuito de conscientizar, visando um aluno crítico na formação das suas ideias, compreende-se que sua reflexão pode levar a encontrar seu espaço na sociedade (pensar em algo relacionado a questão das experiências corporais que serão adquiridas no aprendizado e vivência do slackline). A partir de nossa análise resolvemos implantar o slackline na escola, adotando a metodologia de ensino da abordagem crítico-emancipatória.

O slackline é novo esporte de moda, é uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima, além de andar, os praticantes fazem manobras cada vez mais impressionantes, tais como pulos, movimentos de skate, posições de ioga, e ate mortal (flip). Algumas variações de Slackline incluem “waterline” (Slackline sobre água) e “highine” (Slackline em grandes alturas, como por exemplo, montanhas e pontes), que evoca uma sensação de adrenalina incrível. Também existem “trickline” ( Slackline somente para fazer manobras) entre outras variações.

O Slackline e uma prática corporaldiferente que chama muita atenção por ser uma novidade. Que encoraja interação entre todos os participantes, e espectadores. Comparado aos outros esportes radicais, os equipamentos são mais simples, muito fáceis de transportar e montar.Por tudo isso, o Slackline e uma pratica corporal considerada completa, aliando resistência física, consciência corporal e concentração.

O Slackline trabalha o equilíbrio e toda a musculatura do corpo, aumentando a concentração, os reflexose a consciência corporal, favorecendo a coordenação motora.

Com todos esses benefícios, os praticantes do Slackline definem que esta prática corporal “traduz a perfeita sintonia entre resistência física, consciência corporal, concentração e o equilíbrio”. Ao se tratar de uma prática corporal em que o praticante tem como melhorias: a resistência, o equilíbrio, o desenvolvimento muscular, podemos considerar que esta prática corporal contribuiassim para a qualidade de vida e o bem estar.

Nossa proposta inicial é fazer com que os alunos vivenciema educação física escolar com intuito de estimulá-los a partir de aulas dialogadas e práticas, promovendo uma ampla reflexão sobre o desenvolvimento da saúde, corpo e mente numa satisfação pessoal, e não como algo ditado.

2. OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL

- Implantar uma nova vivência nas aulas de Educação Física para alunos do ensino médio em uma escola de Viana ES.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver aulas com o tema Slackline.

- Conhecer o Slackline em seus diferentes aspectos.

- Realizar e elaborar atividades para determinados grupos.

- Adaptar esta modalidade em diferentes espaços.

- Refletir a ação do movimento na prática.

-Adquirir novas experiências corporais na vivência de uma prática pouco conhecida por esses alunos.

Definimos um roteiro com o conteúdo proposto para ministrar durante 10 aulas.

.

Neste trabalho, descrevemos as 10 aulas através de um plano de ensino que possui enquanto tema apresentar aos alunos os tipos de atividades desenvolvidos no Slackline. Na ocasião, desenvolveu-se no âmbito escolar um modelo de atividade praticada em diferentes ambientes como, por exemplo, camping, praias, parques, etc, locais, onde podemos trabalhar com agilidade, força, equilíbrio, trazendo melhoras da composição corporal, no desenvolvimento muscular, na reflexão destes alunos sobre as práticas deste esporte e as disponibilidades destes para novas vivências em outras modalidades.

O referido ambiente nos favorece em questão de arborizações, pois nos permite vivenciar esse esporte.

Após uma conversa com os alunos e observações do espaço físico, resolvemos montar uma aula para essa turma.

3. METODOLOGIA

A partir de um estudo e observações realizadas em uma instituição de ensino publico situada no município de Viana ES onde o público alvo da pesquisa foram alunos do ensino médio, onde definimos que o Slackline seria o conteúdo a ser ensinado, sendo realizado um planejamento para elaboração do plano de aula.

Dentre os temas a serem abordados durante as aulas propostas, definimos como roteiro o seguinte conteúdo a ser aplicado durante 10 aulas práticas e dialogadas:

Aula 1– Apresentação da história da Slackline

Aula 2- Apresentação dos equipamentos

Aula 3- Falar sobre os primeiros passos de iniciação

Aula 4- Falarmos sobre o risco/segurança desta modalidade de esporte

Aula 5- Apresentar as questões de segurança desta modalidade

Aula 6- Aquecimento e alongamento

Aula7- Local o qual pode-se praticar esta modalidade

Aula 8- Variações de atividades que permite executar

Aula 9- Conversa e reflexão sobre este esporte

Aula 10- Execução desta modalidade onde todos possam participar.

Para execução com sucesso das aulas faz-se necessário elaborar um plano de aula completo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com