TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique De Que Forma A Inclusão De Educação Ambiental Nos Mais Baixos níveis Escolares Pode Auxiliar No Desenvolvimento De Uma Sociedade Melhor Para O Futuro.

Pesquisas Acadêmicas: Explique De Que Forma A Inclusão De Educação Ambiental Nos Mais Baixos níveis Escolares Pode Auxiliar No Desenvolvimento De Uma Sociedade Melhor Para O Futuro.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 2

Inicialmente é preciso sempre lembrar que a educação deve ser base de qualquer sociedade e quem sem ela não é possível vislumbrar nenhum futuro. Partindo deste princípio a educação ambiental nos mais baixos níveis escolares vem para auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor capaz de atingir três situações que estão intimamente ligadas: a conservação ambiental, o consumo consciente e a sustentabilidade.

O princípio básico de conservação ambiental é a utilização de recursos naturais sem destruição ou consumo até a extinção. O consumo consciente baseia-se na ideia de que devemos comprar ou adquirir apenas bens dos quais realmente necessitamos, evitando assim, um consumo desnecessário que gera produção excessiva de lixo. Já a sustentabilidade é garantir qualidade de vida através do consumo que atenda nossas necessidades sem comprometer a vida das gerações futuras.

As crianças pequenas são mais abertas ao conhecimento e são mais curiosas, estão em fase inicial do aprendizado e por este motivo é muito importante o trabalho de conscientização ambiental nesta fase. Sendo orientadas desde a mais tenra idade as práticas ambientais aprendidas neste período continuarão ao longo dos anos e a criança de hoje será um perpetuador destas informações ao longo de sua vida.

É importante que sejam apresentadas aos alunos dos anos iniciais práticas ecologicamente corretas, tais como a separação do lixo, a importância da reciclagem e o consumo consciente, que mostre de forma clara e simples que todos são parte ativa neste processo e que tem responsabilidades quanto ao futuro do planeta e que são estas práticas que poderão garantir uma vida com qualidade tanto para si quanto para as próximas gerações.

O objetivo principal deve ser sempre o de conscientizar, criando um novo modelo de comportamento, para que as pessoas possam ter qualidade de vida e que possam continuar a consumir, sem que para isso precisem desrespeitar o meio ambiente, demostrando a importância do convívio harmonioso com o ambiente e com as outras espécies que também habitam este espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com