TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explosivos

Exames: Explosivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  2.307 Visualizações

Página 1 de 7

RDX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

RDX (em inglês, Research Department X) ou ciclotrimetilenotrinitramina (igualmente grafado ciclotrimetileno-trinitramina ou ciclotrimetileno trinitramina), também conhecida como ciclonita, hexogeno ou T4, é uma nitroamina explosiva largamente usada em aplicações militares e industriais.

Em seu estado puro e sintetizado, RDX é um sólido cristalino branco. Como explosivo, é normalmente usado em misturas com outros explosivos e plastificantes ou redutores da sua sensibilidade. Estável em estocagem, é considerado um dos mais poderosos e efetivos entre os alto-explosivos militares.[1]

Forma a base de vários explosivos militares: Composição A (revestido de cera, explosivo granular consistindo de RDX cera plastificante), composição A5 (mista com 1.5% ácido esteárico), Composição B (misturas fundidas de RDX e TNT), Composição C (um explosivo plástico de demolição consistindo de RDX, outros explosivos, e plastificantes), Composição D, HBX (misturas fundidas de RDX, TNT, alumínio pulverizado, e cera D-2 com cloreto de cálcio), H-6, e C4.

RDX é também usado como o principal componente de muitos explosivos ligados em plástico, usados em armas nucleares.

Referências

1. ↑ TM 9-1300-214. [S.l.]: US Army.

Ir para: navegação, pesquisa

RDX

Alerta sobre risco à saúde

Nome IUPAC

1,3,5-Trinitroperhydro-1,3,5-triazine

Outros nomes RDX

1,3,5-Trinitro-1,3,5-triazacyclohexane

Identificadores

Número CAS

121-82-4

PubChem

8490

SMILES

[Expandir]

Propriedades

Fórmula química

C3H6N6O6

Massa molar

222.08 g mol-1

Aparência Cristais incolores

Densidade

1.82 g/cm3

Ponto de fusão

205.5 °C, 479 K, 402 °F

Ponto de ebulição

234 °C, 507 K, 453 °F

Explosive data

Sensibilidade ao choque

Baixa

Sensibilidade à fricção

Baixa

Velocidade de explosão

8750 m/s

Fator RE

1.60

Excepto onde denotado, os dados referem-se a

materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.

Alerta sobre risco à saúde.

ANFO,

acrónimo do inglês Ammonium Nitrate / Fuel Oil, é um explosivo produzido pela mistura de hidrocarbonetos líquidos (geralmente óleo diesel, por vezes querosene), com nitrato de amônio.

A capacidade destrutiva deste composto foi descoberta quando, em um porto no Golfo do México na década de 20, um navio de fertilizantes explodiu após vazamento de óleo diesel.

O HMX

(em inglês, High Melting point eXplosive : explosivo com alto ponto de fusão) ou ciclotetrametileno-tetranitramina (podendo ser grafado ciclotetrametilenotetranitroamina), também conhecido como octogeno, é uma nitroamina altamente explosiva, quimicamente relacionada com o RDX. É relativamente estável, o que não prejudica a sua potência: trata-se de um dos mais poderosos explosivos não nucleares.

Histórico

O HMX foi isolado pela primeira vez acidentalmente, em 1940 por W. E. Bachmann. Quando trabalhava na síntese de um outro explosivo, o RDX, junto com John Sheehan, obteve o HMX como sub-produto da reação. Bachmann precisou de mais três anos para determinar a estrutura do composto, a fim de produzi-lo novamente - o que foi feito mediante adaptação da síntese do RDX.

Propriedades

Trata-se de um sólido branco, cuja fórmula é C4H8N8O8 . Funde a 285°C e a velocidade de detonação é de 9100 m/s. Sua densidade é de 1,91. Das suas quatro formas cristalinas (α, β, γ, δ), somente a forma beta (β) é utilizada, por sua estabilidade termodinâmica. O HMX β cristaliza sob a forma de cristais ortorrômbicos. O HMX tem uma estabilidade térmica ainda maior que a do RDX.

É preparado pela ação do ácido nítrico concentrado sobre a hexamina, em presença de nitrato de amônio e de ácido acético concentrado. Embora bastante estável, mesmo quando misturado a outros produtos, é relativamente sensível a choques e deve ser estabilizado para o transporte.

Atualmente é utilizado sobretudo como explosivo para fins bélicos, em mísseis ou bombas, como detonador de um explosivo principal, menos caro. Também é usado como propulsor sólido para foguetes. Não é utilizado para finalidades civis, em razão do seu alto preço.

ANFO ocasionalmente foi usado por grupos como IRA, ETA e palestinos. Uma variante mais sofisticada da reação de ANFO padrão foi usado no Atentado de Oklahoma na Cidade de Oklahoma.

Muito usado em obras civis, devido à sua alta estabilidade e segurança de armazenamento e manuseio. Só pode ser detonado com uma cápsula de Azida de chumbo ou Fulminato de mercúrio.

Obs: ANFO é um explosivo comercial de alto poder destrutivo, que pode substituir o M-80 ou M-60 das minas e outras bombas. A vantagem do ANFO é seu baixíssimo custo.

Primário e Secundário são as duas distintas classificações de explosivos.

Um explosivo primário é um explosivo que é extremamente sensível ao estímulo, tal como impacto, fricção, calor, percussão, ou fontes eletrostáticas de inicialização de sua detonação. Dois exemplos são a azida de chumbo e o estifnato de chumbo. Eles são frequentemente usados em detonadores ou para disparador de maiores quantidades dos menos sensíveis explosivos secundários.

Explosivos secundários são menos sensíveis e entretanto, largamente usados em uma maior variedade de aplicações. Exemplos de explosivos secundários incluem o TNT e o RDX.

[editar] Explosivos primários

Como uma regra geral, explosivos primários são considerados aqueles compostos que são mais sensíveis que o PETN. Como uma medida prática, explosivos primários são suficientemente sensíveis que podem ser confiavelmente iniciados (detonados) com o impacto de um martelo; porém, o PETN pode normalmente ser iniciado desta maneira, então tal critério é somente um bom padrão a ser seguido. Adicionalmente, vários compostos, tais como o tri-iodeto de nitrogênio, são tão sensíveis que eles não podem ser manuseados sem detonação.

Um número de explosivos primários são comumente usados em detonadores para transferir um sinal (elétrico, choque, ou em caso de sistemas de detonação por laser, luz) em uma ação, ou seja, uma explosão. Uma pequena quantidade - usualmente miligramas - é suficiente para iniciar uma grande carga de explosivo que é normalmente seguro de ser manuseado.

Explosivos primários incluem:

• Hexametileno-triperóxido-diamina (HMTD)

• Azida de chumbo[1]

• Estifnato de chumbo

• Picrato de chumbo

• Fulminato de mercúrio

• Tricloreto de nitrogênio

• Tri-iodeto de nitrogênio

• Azida de prata

• Acetileto de prata

• Fulminato de prata

• Azida de sódio

• Triperóxido de triacetona

• Complexos de tetramina cobre

• Diazodinitrofenol

• Azo-Clatratos

• Carbeto de cobre

Referências

1. ↑ www.powerlabs.org

Uma gráfica completa pertinho de você!

Apostilas, banners, cartões de visita, etiquetas, convites, envelopes, folders, folhetos, flyers, panfletos, papéis timbrados, receituários, TCCs. Encadernações: espiral, wire-o, hot-melt e capa dura. Plotagens e escaneamento de plantas: tecnologia de última geração, P/B e colorido, formatos especiais. Impressão digital/offset.

Sandice Digital Print e Papelaria

Cotia - SP

Rod. Raposo Tavares km 22,1, - Lloja 17 - The Square Open Mall - Granja Vianna

Tel: (11) 2898-9535

e-mail Site

Mix Ideias

A Mix Ideias Publicidade e Propaganda está localizada em Cotia. Seu foco está no desenvolvimento de estratégias e táticas de comunicação. Produz todo e qualquer material relacionado a comunicação. papelaria, identidade visual. Tudo o que você precisa para divulgar.

Mix Ideias - Publicidade e Propaganda

Cotia - SP

Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1652 - Sala 07 - CEP 06717-100

Tel: (11) 4551-0748 /

e-mail Site

Impressos em papel, camisetas e brindes

Na nossa loja virtual você encontra várias soluções e pode parcelar suas compras. Temos cartões de visitas em vários formatos e modelos, inclusive em PVC transparente, banners, folders, camisetas, brindes, eco-bags e muito mais. Nós fazemos a sua arte final. Confira www.lisandreimpressos.com.br

Lisandre Soluções Gráficas

Cotia - SP

Estrada do Capuava, 2530 - CEP 06715-685

Tel: (11) 4321-2895

e-mail Site

Esquilograf Serviços Gráficos

Confira as nossas cores. Impressões offset e digitais. Agendas, apostilas, banner, carimbos, cartôes de visita, cartões postais, cardápios, cartazes, calendários, convites em geral, escritório, imã de geladeira, etc.

Esquilograf Serviços Gráficos Ltda ME

Cotia - SP

Rua dos Esquilos, 842 - Granja Viana - CEP 06711-400

Tel: (11) 4612-1278 / 9257-6926 / 9155-1823

e-mail Site

Impressão de Livros

Publique seu livro, impressão de pequenas e grandes quantidades, apostilas, cadernos etc.

Anjo Produções Gráficas

Cotia - SP

Rua Sussumo Yoshimoto, 53 - - Jardim Ipe - CEP 06716-150

Tel: (11) 4243-2287 / 4614-3773 / 2779-7207

e-mail Site

Gráfica Sud

Produzimos materiais gráficos desde 1997. Pré-impressão - impressão - acabamentos - máquinas planas e rotativas. Atendemos todo o Brasil!

Grafica Sud

Cotia - SP

Av. Jose Giorgi, 210 - MED 22 -A - Granja Viana - CEP 06707-100

Tel: (11) 4777-1117

e-mail Site

G5 Indústria Gráfica

Etiquetas em rolo/folhas, código de barras, ribbons, embalagens em cartão, colmeias, impressos fiscais, publicitários e comerciais, serviços de corte e vinco.

G5 Indústria Gráfica Ltda

Cotia - SP

Rua dos Esquilos, 134 - Jardim do Engenho

Tel: (11) 4702-0941

e-mail

Crachás, Cartões em PVC e Credenciais Eventos

Crachás com foto, cartões em pvc (cliente preferencial, vale presente, mini cartões, cartão associado, etc.) e credenciais para eventos e cursos. Atendemos todo Brasil!

Publi Image

Cotia - SP

Rua da Floresta, 230 - CEP 06708-331

Tel: (11) 4617-3145

e-mail Site

6.2 TNT no meio ambiente

O 2,4,6-trinitrotolueno entra no meio ambiente por águas residuais e resíduos sólidos resultantes da fabricação do composto, processamento e destruição de granadas e bombas, bem como a reciclagem de explosivos. O composto move na superfície da água e através dos solos para águas subterrâneas. Na superfície da água o 2,4,6-trinitrotolueno é rapidamente decomposto em outros composto químicos pela luz solar. A fotólise do 2,4,6-trinitrotolueno em soluções aquosas é um fenômeno bem conhecido, que é responsável pelo desenvolvimento de "água-de-rosa", e é provavelmente o processo de destino mais importante para o 2,4,6 trinitrotolueno em sistemas aquosos . Em estudos de laboratório com água destilada, a taxa de aumentos de transformação ao longo do tempo, uma vez que a fotólise também é promovida pela presença de produtos da fotodecomposição no meio aquoso. O 2,4,6-trinitrotolueno pode ser mais persistentes em corpos d'água profunda em repouso ou outros sistemas de água onde a luz solar é diminuida. Um número de produtos da fotodecomposição do 2,4,6-trinitrotolueno foram identificados, incluindodinitroantrila,trinitrobenzaldeido, álcool trinitrobezilico, trinitrobenzeno, nitroanilinas,condensado e derivados azo e azoxy e 1,3,5 trinitrobenzeno. Recentemente, um produto de degradação profunda vermelho-acastanhada 2,4,6-trinitrotolueno de Mycobacterium cultivada em condições aeróbias foi identificada . [9].

Tabela 1: compostos químicos encontrado na fotodecomposição do 2,4,6- trinitrololueno.[9]

Azo R-N=N-R’

Azoxy

Trinitrobenzeno

Nitroanilina

7. Conclusão

A nitroglicerina é um composto altamente instável empregado nas indústrias farmacêuticas e de explosivos. Muito utilizado como explosivo, a dinamite é um explosivo de fácil manuseio e de orçamento baixo, o TNT estudado neste trabalho, tem somente o grupo nitrato em comum com a dinamite, sendo assim é um alto explosivo devido à sua instabilidade, é também muito utilizado em construções e demolições. É considerado um composto possivelmente cancerígeno ao ser humano devido à presença do tolueno em sua estrutura.

...

Baixar como  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »