TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exploração de Explosivos

Tese: Exploração de Explosivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Tese  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Os explosivos podem ser baseados em três tipos distintos de processos: químicos, mecânicos ou nucleares. Nos explosivos nucleares ocorre uma reação de fissão como nas bombas de urânio e plutônio ou de fusão atômica como a Bomba H, já nos explosivos químicos, ocorrem reações químicas altamente exotérmicas entre os compostos explosivos e o oxigênio.Os explosivos são aquelas substâncias que se decompõem rapidamente, com expansão súbita de gases e grande liberação de energia.

O funcionamento dos explosivos em geral pode ser dividido em três etapas:

1. O explosivo recebe um estimulo que pode ser elétrico, pela ação de uma chama ou faísca, ou é ativado por um impacto.

2. O composto explosivo reage com o oxigênio geralmente presente na composição do artefato liberando grandes quantidades de calor e se convertendo em gases que, devido às altas temperaturas produzidas e ao volume restrito, exercem forte pressão sobre as paredes do explosivo.

3. Rapidamente, a pressão exercida pelos gases no interior do explosivo se torna grande o bastante para despedaçar o recipiente, ocorrendo então à explosão.

Os explosivos podem ser classificados de diversas formas. Duas formas muito comuns de classificá-los são as seguintes:

1.Constituição:

Heterogêneos - constituídos por matérias que, separadas, não têm características explosivas. Ex: pólvora

Homogêneos - constituídos por um composto químico com fórmula definida e autosuficiente do ponto de vista da reação. Ex: TNT

Mistos - explosivos químicos com adição de outros compostos que melhoram ou alteram as suas propriedades. Ex: dinamite

2. Aplicações:

Iniciadores - explosivos muito sensíveis usados em detonadores.

Reforçadores - usados quando o explosivo principal seja demasiado insensível para garantir a ignição pelo detonador. Mais sensíveis e menos potentes que o principal, e menos sensíveis, mas mais fortes que os detonadores.

Balísticos - usados em munições ou para criar um efeito de deslocamento. Mais lentos.

Ruptura - explosivos com uma detonação forte o suficiente para causar a ruptura dos materiais em vez do arrastamento. Mais rápidos.

Incendiários - cuja principal função é aumentar a temperatura ou causar que o seu redor entre em combustão.

Pirotécnicos - como os usados no fogo-de-artifício. Muito barulho, muita luz. Podem ser misturados a diferentes compostos químicos como Mg, Ca, Ba e P para criar efeitos coloridos.

O mais antigo, e ainda hoje um dos mais utilizados, explosivos é a pólvora negra, conhecida pelos chineses desde épocas remotas. Com o avanço da Química Orgânica, no século XIX, novos explosivos foram descobertos. Essa descoberta trouxe consigo coisas espetáculares e também coisas horrorosas. A área da química que estuda e trabalha com explosivos é bastante rígida, pois é um ramo onde o cuidado é sempre prioridade.

2. DESENVOLVIMENTO

Na Europa dos anos 30, os físicos lideravam uma revolução, o estudo do núcleo atômico estava progredindo bastante naqeula época. O átômo estava sendo desvendado. O átomo é a menor partícula da matéria, um centésimo de milionésimo de centímetro, e o núcleo que fica no centro são ainda menores.

Laboratórios na Alemanha abalaram a ciência ao provar que era possível romper o núcleo atômico. O físico húngaro LeóSzilárd percebeu o terrível potencial dessa descoberta. Os cientistas produzem partículas chamadas nêutrons, e dispararam esses nêutrons contra o núcleode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com