TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expressão Corporal

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

EAP – ESPAÇO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

LARISSA CARVALHO REAL

EXPRESSÃO CORPORAL

SERRA - ES

2017

A pluralidade do esporte e a importância da ed. física como forma de comunicação e expressão da cultura corporal do movimento

Não é segredo para ninguém a importância da educação física como forma de comunicação e expressão corporal, pois praticar esportes faz com que você conheça melhor o seu corpo, como ele funciona e como ele reage diante de determinadas situações. 

O esporte e a Educação física estão intimamente ligados. A escola, muitas vezes é o local onde a criança tem o primeiro contato com o esporte, por isso devemos estar atentos para que as aulas de Educação Física tenham o maior proveito possível do esporte e trazer todos os benefícios que este pode representar para a formação física, mental e do caráter do cidadão.

Essa comunicação não verbal da expressão corporal desempenha um grande papel para o sucesso de um atleta, eles têm de ser capazes de interpretar e enviar sinais corporais para os companheiros de equipe, analisar os adversários à rapidez e velocidade com que o jogo se desenrola. Com isso, permite que aperfeiçoe seu raciocínio rápido, sua coordenação motora e faz com que perceba como o corpo e a mente sempre atuam juntos.

Nós professores devemos trabalhar os esportes durante as aulas com o intuito lúdico, de socialização e conhecimento corporal, baseado no respeito aos amigos e as regras. Temos que criar situações incentivando e estimulando nossos alunos a se expressarem sem medo, pois por muitas vezes esses sentimentos são sufocados por essa sociedade na qual vivemos, onde o que conta são as noções da boa educação que culturalmente nos foram ensinadas.

É nossa função como professor preparar os alunos a serem praticantes lúcidos e ativos, onde incorporem em suas vidas os esportes e os demais componentes da cultura corporal. Com isso, a Educação Física deve levar seus alunos a descobrirem motivos e sentidos nas práticas corporais, favorecer o desenvolvimento de atitudes positivas para com elas e levar à aprendizagem de comportamentos adequados à sua prática, e assim, criar hábitos saudáveis através das atividades físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com