TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expurgo CME

Dissertações: Expurgo CME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 5

Expurgo

O Centro de Material e Esterilização (CME) destina-se a receber e lidar com materiais considerados sujos e contaminados, e ao final do processo restituí-los esterilizados .O fluxo deve ser contínuo sem retrocesso e sem cruzamento do material limpo com o contaminado. Neste local os produtos de serviço de saúde devem ser submetidos à limpeza,antes da desinfecção ou esterilização. É nessa área que está centralizada grande quantidade de artigos sujos com sangue, secreção e excreção.

Estrutura física adequada:

Acabamento:

Pia de 02 bojos profundos (contendo em um dos bojos, torneira com água quente e uma adaptação para material tubular) .Bancada em granito sob guichê da recepção Bancada em granito com armário de fórmica fechado acompanhando a pia, exceto sob os bojos .03 tomadas em cima da bancada. .Recipiente para perfuro-cortantes, com suporte . Recipiente para resíduo biológico.Ar comprimido para secar material tubular

Mobiliário/Equipamento

Cadeiras ergonômicas reguláveis na altura das bancadas e/ou mesas, com apoio para os pés. .Máquina lavadora desinfectadora .Deionizador A distância mínima entre esses equipamentos deverá ser de 0,50m.O sistema de climatização da área de limpeza da CME deve manter a temperatura ambiente entre 18 e 22°C e umidade relativa do ar entre 40 e 60%.

Tipos de detergentes

Correspondem a todos os produtos que contém, em sua formulação, um tensoativo para reduzir a tensão superficial da água e promover umectação, dispersão e suspensão das partículas.Usar quando o material for pouco e usar apenas uma soluçao.

Detergente Enzimático :Solução composta pela associação de um detergente não-iônico com uma ou mais enzimas (proteases, amilases, carboidrases e lípases). Recomendado para artigos de serviços de saúde de difícil limpeza. Tem por finalidade digerir e dissolver sangue, restos mucosos fezes, vômitos e outras excreções e secreções orgânicas. Elimina a necessidade de escovação demorada e exaustiva e pode ser usado em qualquer tipo de material. Possuem pH neutro, não corroem, são atóxicos e permitem o enxágüe simples.

Enzimas Protease: agem degradando as proteínas

Amilase: digestão de matéria orgânica, sintetizada a partir de açúcares. Age sobre as ligações α 1 e β dos carbohidratos

Lipase: responsável pela degradação de gorduras Carbohidrase: degradação dos carbohidratos através da ação sobre as ligações

Desincrustantes: são detergentes, porém nem todo detergente tem ação desincrustante.

Técnica de lavagem manual

Na limpeza manual, a fricção deve ser realizada com produtos não abrasivos, que não afetem a integridade e não liberem partículas. Deve-se ainda realizar a avaliação dos artigos por meio da inspeção visual com o auxílio de lentes intensificadoras de imagem. Dispor ainda de pistola de água sob pressão para limpeza de produtos com lúmen e ar comprimido medicinal ou oxigênio para secagem de produtos com lúmen. A secagem deve ser rigorosa e executada o mais rápido possível como forma de prevenir o crescimento microbiano no meio líquido. O rigor na execução deste procedimento evita a interferência da umidade nos processos de esterilização. Ressalta-se que o pano a ser utilizado deve estar limpo, ser de cor branca, sem fiapos.

Tipos de lavadoras automáticas

Lavadora Ultra-Sônica: Remove a sujidade pelo processo de cavitação, por meio do qual inúmeras bolhas produzidas por oscilações de ondas ultra-sônicas, implodem na superfície das peças, criando pressões negativas – ventosas- que dissolvem e dispersam os resíduos aderidos aos artigos.

Lavadora Pasteurizadora: Pasteurizadora é um equipamento destinado à limpeza e à descontaminação de artigos, em substituição aos produtos químicos. Etapas: Lavagem (30 min) – destruição da maioria dos microorganismos patogênicos. A relação tempo/tempertura – tipo de artigo. 70°C - 30’ 77° C – 30’ 76° C – 30’.

Lavadora Termodesinfetadora: Lavadora desinfetadora automática de instrumentais, utiliza jatos de água quente (termodesinfetadora) e fria, enxague e drenagem automatizado, que, junto com o detergente enzimático, facilita a limpeza.(detergente é aplicado sob pressão por meio de bicos ou braços rotativos).

Classificação de materiais

ARTIGOS CRÍTICOS:

Aqueles que penetram nos tecidos subepiteliais, no sistema vascular e em outros órgãos isentos de flora microbiana própria, bem como aqueles diretamente conectados com eles. Ex.: agulhas; roupas; instrumentos cirúrgicos; soluções injetáveis

• todos requerem esterilização

ARTIGOS SEMI-CRÍTICOS:

Aqueles que entram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com