TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FABRICAÇÃO DE PERFUME

Exames: FABRICAÇÃO DE PERFUME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 9

FABRICAÇÃO DE PERFUMES

Introdução

FICHA TÉCNICA

Setor : Indústria

Tipo de Negócio : Fabricação de Perfumes

Produto : Perfumes.

APRESENTAÇÃO. Há milhares de anos, substâncias exóticas desembarcavam nos portos egípcios vindas de lugares distantes e misteriosos: cedro do Líbano, rosas da Síria, mirra e canela da Babilônia, Etiópia, Somália, Pérsia e Índia. Conduzidas aos templos, eram maceradas e trituradas por sacerdotes que, ao som de cânticos, testavam suas fórmulas. Persistentes, levavam meses até chegar à receita ideal da fragrância que, nas cerimônias religiosas, aproximava fiéis e deuses. Os egípcios foram os primeiros seres humanos que se tem notícia a cultivar a arte do domínio dos cheiros da natureza. Reconheciam os efeitos dos seus perfumes no corpo e nos sentimentos dos homens e mulheres.

MERCADO. Apesar da enorme aceitação dos perfumes no mercado, nem tudo são flores: mesmo tão bem vindo, os perfumes às vezes são inacessíveis para alguns. Em sua maioria, vendidos em frascos grandes, os perfumes têm por isso seu preço elevado. Isto sem contar os importados, que além de ser mais caros ainda deixam seus consumidores um pouco escravos deles, pois estes não acabam nunca.

A partir dos fatos citados anteriormente, abre-se um grande mercado para os pequenos empreendedores que visam apresentar um produto de qualidade e diferenciado.

INVESTIMENTO. O investimento irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

MATÉRIA-PRIMA. As principais matérias-primas para a fabricação do perfume são:

- Água;

- Álcool;

- Corantes;

- Substâncias aromáticas;

- Fixadores, podem ser divididos em: Fixadores animais, vegetais e artificiais.

As matérias-primas sólidas devem ser utilizadas em soluções que variam de 5% a 50%.

O solvente mais indicado para essas substâncias sólidas é o dipropileno-glicol. A porcentagem da solução vai depender de testes preliminares feitos pelo manipulador.

Algumas dessas substâncias já são vendidas em solução no comércio.

OS EQUIPAMENTOS. Para os iniciantes os equipamentos básicos são:

- Pipetas cilíndricas de 5 a 10 cm3 para medir pequenos volumes dos componentes do perfume;

- Provetas de 50, 100 , 250 e 500 ml (cm3) para medir volumes maiores;

- Pipetador automático de borracha tipo Biomatic para pipetar pequenos volumes;

- Copos de béquer de várias capacidades para misturar os componentes;

- Baquetes de vidro para agitar as misturas;

- Funis de vidro e papéis de filtro para as filtrações;

- Frascos de vidro bem limpos para armazenar as composições;

- Balança semi-analítica (duas casas decimais) para a pesagem das substâncias citadas em gramas nas receitas.

Para a produção de composições aromáticas em maior escala são necessários ainda recipientes maiores tais como os tachos.

COMO COMEÇAR. Para o inicio do empreendimento se faz necessário testar, em pequena escala, antes de partir para a manipulação de uma composição aromática. Deve-se utilizar a proporção de um para dez nos testes.

O principiante deve, gradativamente, variar as proporções indicadas na receita afim de desenvolver sua criatividade na obtenção de novas fragrâncias.

AS CASAS DE PERFUMARIA. As casas de perfumaria são os templos modernos das fragrâncias. É nos seus laboratórios que as substâncias captadas na natureza transformam-se na matéria-prima dos perfumes. Misturadas e dosadas tornam-se os cheiros que darão vida e personalidade às mais de mil marcas de perfumes existentes hoje no mundo. As possibilidades de reinvenção e criação de odores nas casas de perfumaria são infinitas.

Estima-se que 50 mil odores sintéticos são inventados por ano.

CLASSIFICANDO OS PERFUMES . Artigos de perfumaria podem ser classificados como extratos finos, tríplices e duplos, extratos comuns, loções, águas-de-colônias, águas aromáticas, etc. e podem ser de qualidade inferior ou superior.

COMBINAÇÕES. Criar a fragrância perfeita é uma arte delicada. Além de combinar dezenas de matérias-primas, o perfumista acrescenta uma dose de paixão, transformando o aroma num estado de espírito. Perfumes estrangeiros lançados recentemente misturam romantismo, sofisticação, sensualidade e jovialidade.

PERFUME. Um perfume é composto de três partes:

1. NOTAS DE CABEÇA: é o primeiro aroma que se sente ao cheirar o perfume (por exemplo essências mais voláteis, como limão, laranja, bergamota, lavanda, pinho e eucalipto). Quando um perfume é muito fresco, suas notas são quase todas voláteis e seu aroma dura menos tempo;

2. NOTAS DE CORPO: é a personalidade do perfume, utilizam-se então essências menos voláteis e mais fortes. Estão entre elas: as aromáticas (tomilho), as especiarias (cravo), as florais, as químicas (aldeídos) e as amadeiradas (patchuli). O aroma permanece na pele por aproximadamente 2 horas;

3. NOTAS DE FIXAÇÃO: é o aroma que fica na pele. Usam-se normalmente resinas, essências amadeiradas e de origem animal, como o musk, o castor e o civete.

ESSÊNCIAS. Diferentes concentrações de essência determinam o preço e a intensidade do perfume.

1. EXTRATO: essências super concentradas ( entre 20% e 40%), elevam o preço do produto. Usa-se somente à noite.

2. PERFUME: ainda muito concentrado ( entre 15% e 20% de essência) também deve ser usado á noite.

3. EAU DE PARFUM : a concentração de essência varia entre 10% e 15%. Apesar de ser mais diluído, o aroma ainda é forte pode ser usado durante o dia, mas em pouca quantidade.

4. EAU DE TOILETTE : versão mais leve, com concentração entre 3% a 7%. É ideal para usar em dias quentes e até durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com