TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMILIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA

Monografias: FAMILIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  330 Visualizações

A participação da mulher no mercado de trabalho brasileiro intensificou-se a partir da década de 1970, em um contexto de expansão da economia com acelerado processo de industrialização e crescente urbanização. Prosseguiu na década de 80, apesar da estagnação da atividade econômica e deterioração das oportunidades de ocupação, e, na primeira metade dos anos 90, período que se caracteriza pela intensa abertura econômica, os baixos investimentos e a terceirização da economia, continuou a tendência crescente à incorporação da mulher na força de trabalho.

Assim sendo, a década de 90 inicia-se com um acelerado processo de abertura econômica posto em prática pelo Governo Collor ao mesmo tempo em que implementa um plano recessivo de combate à inflação cujos resultados foram queda da produção e aumento do desemprego sem conseguir debelar a inflação. Contudo, a crise recessiva até meados de 1993 quando o governo de Itamar Franco iniciou um intenso ataque à inflação, sem alterar significativamente a estratégia de abertura econômica, tendo implementado o Plano Real no ano de 1994. A inflação é reduzida abruptamente, estimulada pelo aumento das importações de todo tipo de bens, duráveis e não duráveis o que conduz a um déficit elevado na balança comercial. (PACHECO e DEDECCA, 1996).

Ainda que seja objeto de polêmica no meio econômico, para um determinado grupo de autores o desemprego elevado e a precarização das relações de trabalho resultam da orientação da política macroeconômica e não apontam para a construção de um modelo de crescimento sustentado, como é considerado por outros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com