TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERNANDO TIGRE PARA VOCÊ MESMO

Tese: FERNANDO TIGRE PARA VOCÊ MESMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  Tese  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 11

HISTÓRIA ALPAGARTAS

FERNANDO TIGRE: SUA CARREIRA, A ALPARGATAS E O CASE DE SUCESSO

Ana Paula Ruiz

O jornal Carreira & Sucesso entrevistou o presidente da Alpargatas, Fernando Tigre para conhecer um pouco mais sobre sua carreira e o sucesso da empresa que dirige desde 1997.

A entrevista contou com a participação de Arnaldo de Mello Franco, diretor de Recursos Humanos da São Paulo Alpargatas, e de Silvana Case, vice-presidente executiva do Grupo Catho.

A São Paulo Alpargatas fechou o ano de 2002 com 120 milhões de reais em caixa. O saldo vai financiar o crescimento da companhia nos próximos quatro anos. Em três indicadores, a empresa superou as médias obtidas desde 1998. O faturamento, que crescia 9% ao ano, foi 11% maior do que o do ano anterior, totalizando 805,3 milhões de reais. Fernando Tigre acredita que o saldo de 2002 foi positivo: "Comparado ao de outras empresas, o ano foi bom; comparado ao que esperávamos, poderia ter sido melhor."

FERNANDO TIGRE POR ELE MESMO

A carreira

Carioca, engenheiro mecânico, pós-graduado em Economia.

Iniciou sua carreira na GE – General Electric Company, onde atuou durante 14 anos; começou na área Industrial, ocupando vários cargos, até chegar à gerência industrial de uma fábrica da empresa no Rio de Janeiro.

Posteriormente, foi para a área de Medical System, passando a atuar com vendas e serviços, e não mais na área Técnica; tem como uma de suas características a atuação em áreas distintas.

Saiu da GE, mas ainda tem uma paixão muito grande pela empresa por ter sido lá onde se deu sua formação básica. "Jack Welch, ex-CEO da empresa, é meu guru até hoje".

Foi para a Westinghouse para atuar como diretor-superintendente da Eletromar, empresa do grupo. Na época, a empresa perdia dinheiro e tinha um quadro de funcionários muito grande; durante quatro anos, a companhia perdeu 4 milhões de dólares por ano. Permaneceu na empresa dois anos; no primeiro, ela empatou, e no segundo, ganhou 1,50 milhão de dólares; no ano posterior, a empresa ganhou 4 milhões de dólares. "Foi uma experiência muito rica", afirma.

Até que recebeu um convite da Alcoa Alumínio e veio para São Paulo, onde atuou durante dez anos. Iniciou na divisão de Extrudados, que faturava 40 milhões de dólares e perdia 4 milhões de dólares. Três anos após sua chegada, a unidade faturava 120 milhões de dólares e ganhava 20 milhões de dólares. "Foi muito positivo: fomos de um 'weak number two' para um 'strong number one' no mercado."

Ficou três anos nesta divisão, passando para Primários, que era o maior investimento da empresa. "Também fomos de patinho feio a cisne; tive muito orgulho desta mudança. Quatro anos depois, revertemos o quadro."

Saiu da empresa em 1996 e foi para a Jarí Celulose. "A experiência foi gigantesca. É difícil explicar o que é o Jarí - é uma nação no meio do Amazonas."

Conseguiu em quase dois anos de atuação baixar os custos e obter lucro pela única vez na história.

A experiência na Alpargatas

Iniciou em 1997 e deixará a presidência da empresa no final do ano, porém, continuará com presidente do Conselho da mesma.

Quando chegou, a companhia perdia dinheiro, as ações estavam em baixa - a perda chegava a 70 milhões de reais. Hoje, a empresa está saudável, obteve faturamento de 800 milhões de dólares em 2002 e, segundo Fernando Tigre, teve a conquista mais importante: um astral muito bom. "A Alpargatas é uma empresa sã, tem uma equipe excelente e um único problema: ser pequena para o padrão mundial, ou seja, precisa crescer muito. Hoje, exportamos marca, e não produto; exportamos Havaianas, e não sandálias de borracha."

A empresa mais "apaixonante"

"Tive várias paixões na minha vida profissional, e a Alpargatas é, sem dúvida, a empresa mais rápida e mais dinâmica em que trabalhei. Meu desafio é manter pessoas competentes e motivadas, contratar profissionais ainda melhores e não parar de investir em qualidade. A importância da empresa é muito maior do que o tamanho dela."

O ponto fundamental da sua carreira

"Se eu tivesse que escolher o ponto mais importante da minha trajetória profissional, o termo correto seria 'equipe'. Tenho na Alpargatas a melhor equipe do Brasil, sem dúvida alguma. Acredito que o que faz a diferença são as pessoas; o que vem depois, trocamos, compramos, consertamos."

O que significa ser eleito o Executivo de Valor, pelo jornal Valor Econômico

Fernando Tigre foi eleito por três anos consecutivos, o que demonstra um grande reconhecimento pelo seu trabalho à frente da empresa.

Ele comenta que no primeiro ano não falou muito sobre o assunto, até que um dia foi visitar a fábrica da empresa em Manaus e uma funcionária estava com uma revista com sua foto na capa. "Ela me pediu para tirar uma foto ao seu lado para mostrar a sua família como ela era importante por trabalhar na Alpargatas e por me conhecer."

Também ficou contente por todos os funcionários da Alpargatas, pois percebeu o quanto era importante para todos e que eles tinham orgulho do presidente da empresa como os filhos têm de seus pais.

"Sempre coloco uma pitada de emoção em tudo o que faço, e acredito que quem quer fazer bem, supera tudo."

O dia-a-dia

Seu tempo é muito escasso e, às vezes, almoça com seus diretores para tratar de assuntos burocráticos.

Suas paixões: "Jogar futebol e andar de barco, duas coisas às quais não tenho muito tempo para me dedicar", diz Fernando Tigre.

Participa de alguns Conselhos de empresas, o que torna o seu dia-a-dia ainda mais corrido:

- presidente do Conselho da Santista Têxtil

- membro do Conselho da Camargo Corrêa

- membro do Conselho da Alcoa

Na sua opinião, vê menos clientes e visita menos fábricas do que deveria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com