TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERRAMENTAS DE MODELAGEM EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: FERRAMENTAS DE MODELAGEM EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 6

• O que é outsourcing?

O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal: ”out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Ou seja, está relacionado com a utilização estratégica de fontes externas de mão de obra de uma empresa. Basicamente, falar em outsourcing significa falar em “terceirização”, termo mais conhecido no Brasil. É a ação tomada pelo gestor de uma empresa em obter mão de obra de uma fonte externa à organização.

• Como funciona?

Esta ideia está relacionada com o conceito de subcontratação de serviços, geralmente relacionada às atividades meio de uma empresa, e nunca à sua atividade fim. Isso quer dizer que uma empresa pode terceirizar algumas atividades de seu processo produtivo, por exemplo, mas nunca o procedimento que dará origem ao seu produto final.

Ex: Uma padaria pode terceirizar o transporte do trigo até a sua loja, mas não poderá nunca terceirizar a fabricação do pão em si.

O outsourcing está ligado também à ideia de parceria de negócios, onde uma empresa contrata outra para auxiliá-la em seus processos, atuando como uma parceira durante o seu processo produtivo.

• Benefícios Esperados:

 Acessos a novos recursos humanos e tecnologia.

 Maior visibilidade dos custos.

 Controle claro e objetivo de cronogramas.

 Objetividade na negociação.

 Transferência do risco de parte da atividade para terceiros

 Acesso a um serviço mais especializado

 Possibilidade de prescindir de recursos não justificados em algumas Pequenas ou Médias Empresas PME’s.

 Potenciais ganhos derivados da economia de escala que resultam da empresa subcontratada poder acender a um agregado de empresas, otimizando os custos e serviços.

• Vantagens do outsourcing:

Os estudos feitos sobre o assunto dizem que, em média, o outsourcing conduz a uma redução de custos de 9% e ao aumento da produtividade em 15%. Em termos genéricos, podemos destacar as seguintes grandes vantagens do conceito:

 Razões de ordem financeira: redução dos custos passíveis de enxugamento e economia na utilização dos recursos da empresa;

 Razões de ordem tecnológica: a contratada disponibiliza à contratante todas as inovações tecnológicas que surgem no mercado;

 Razões competitivas: a empresa que adere ao outsourcing torna-se mais ágil se concentrando nas questões realmente significativas;

 Excelência operacional: concentração no essencial à evolução competitiva da empresa, sem abrir mão da qualidade nas atividades contratualmente delegadas;

 Competência no negócio: a procura de maior competência no negócio justifica a entrega de funções de apoio, que pouco ou nenhuma intimidade têm com os negócios da empresa, caracterizando o mais forte benefício.

• Desvantagens do outsourcing:

Destaca como principais fatores inibidores para a adoção da terceirização:

 A maior necessidade de revisão constante do contrato e controle da execução das atividades;

 O receio quanto à contratação de empresa pouco habilitada;

 A perda de infraestrutura em tecnologia (principalmente a terceirização em informática);

 Barreiras culturais concernentes à aceitação de um prestador de serviços;

 A falta de critérios para avaliação do projeto de terceirização;

 O custo das demissões;

 Perda de confidencialidade e possibilidade de cópia pelos concorrentes

Um dos grandes problemas desta modalidade de contratação é o não atingimento dos objetivos estabelecidos, sejam com relação ao desempenho das equipes contratadas ou à redução de custos desejada, que muitas vezes não acontece. Outro problema é a perda de controle do gestor em alguns procedimentos, reduzindo assim a segurança que tem em suas atividades internas.

Além de aumentar a dependência da empresa de parceiros externos, o que pode trazer problemas com relação a prazos e qualidade de materiais utilizados. É possível, também, que a empresa contratada não possua todo o know-how esperado, fazendo com que a contratação seja desfeita. Sem falar em problemas como corrupção e lavagem de dinheiro, em casos de contratação em órgãos públicos, que tanto acompanhamos nos dias de hoje.

Por isso, é importante que a empresa tome muito cuidado na hora de contratar um parceiro externo à organização. (Assim, evitará muitos problemas durante a execução dos serviços.)

• Como Implantar?

Tendo em vista a procura por vantagens que agreguem valor ao negócio das empresas, Araújo (2001) destaca a necessidade de um planejamento eficaz no que se refere à adoção da estratégia de terceirização. Para isso, ressalta os principais passos para a implementação do plano de terceirização, como sendo:

• Planejamento estratégico;

• Conscientização;

• Decisão e critérios gerais;

• Projeto;

• Programa de apoio (aceitação do projeto);

• Acompanhamento permanente; e

• Avaliação dos resultados.

No que se refere à decisão pela adoção da terceirização, pode-se destacar que decisão é a escolha entre vários caminhos alternativos que levam a um determinado resultado (OLIVEIRA, 2004). Neste contexto, decisões inovadoras são as formuladas para resolver situações novas, criando, consequentemente, novos precedentes. A formulação dessas decisões é, geralmente, mais complexa, exigindo mais tempo e mais atenção e requerendo, portanto, a interveniência de executivos de escalões mais elevados da organização. Algumas organizações estimulam as decisões inovadoras, enquanto que outras procuram dificultá-las, o que explica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com