TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO CAPÍTULO 1 "CHEGANDO À UNIVERSIDADE" DO LIVRO: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA: CONCEITOS, FERRAMENTAS E COMPORTAMENTOS

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  2.123 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DO CAPÍTULO 1 "CHEGANDO À UNIVERSIDADE" DO LIVRO: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA: CONCEITOS, FERRAMENTAS E COMPORTAMENTOS

A universidade é de suma importância na vida de uma pessoa, proporciona bons momentos, boas oportunidades e bons frutos, desde que o aluno esteja interessado nesta nova fase da vida. Diferente do ensino médio, o estudante não pode esperar pelo professor para adquirir conhecimento, o professor dá apenas um direcionamento. O interesse tem que partir do próprio aluno para que ele possa desenvolver seu potencial, ou seja, ele tem uma liberdade na hora de estudar. Porém, essa liberdade tem que ser usada com responsabilidade para que este aluno não perca o foco.

É importante conhecer a instituição de ensino, os laboratórios e professores. Saber quais recursos estão disponíveis ajuda a auxiliar o estudante. Mesmo conhecendo todos estes recursos, muitas pessoas estão na universidade sem nenhuma perspectiva promissora, estão apenas interessados em um diploma e exigem o menor de si para consegui-lo. Neste caso seria ideal a realização de um exame de consciência apurado para orientar estes estudantes em relação as suas realizações pessoais.

Além de todas as situações que o estudante pode passar dentro da universidade, a vida fora da instituição é bastante relevante para o psicológico. Muitos desses alunos mudam toda sua rotina quando chegam à universidade, toda essa nova vida pode afetar negativamente na vida escolar do indivíduo. Então, para obter bons resultados na vida acadêmica não basta apenas o estudo diário, há um conjunto de fatores que determinam um bom desempenho.

Para um engenheiro a meia-vida de conhecimentos dura menos de dez anos, por isso é necessário o estudo contínuo mesmo após a graduação. Para evitar conteúdo obsoleto, o aluno de engenharia tem que saber utilizar os recursos disponíveis para melhor aprendizado.

Há a necessidade de um método de estudo para que o aluno consiga conciliar vida pessoal/social com a universidade. Vale ressaltar que saber estudar não é inato, é um tópico a ser aprendido. Um estudante compromissado é o estudante autodidata que organiza e associa conteúdo estudado aos fatos cotidianos, ele tem que saber a diferença entre estudar e aprender. Não existe um método milagroso de aprendizagem, isso depende de cada um, do seu tempo e do interesse envolvido. Baseado nesses quesitos, o aluno irá orientar-se e criar o método mais eficaz possível para estudar.

O curso de engenharia visa a estimulação da criatividade, capacidade de observação e o ferramental básico para que durante a vida profissional possamos lidar com problemas técnicos. Para cumprir essas metas devemos realizar todas as etapas de estudo: preparação, captação e processamento.

A preparação é a escolha de um lugar agradável e o preparo psicológico para estudar, isso evita que fatores externos perturbem a concentração e melhora o rendimento, e com o tempo o hábito de estudar vai se tornando cada vez melhor. Perseverar nos estudos é uma característica importante para alcançar as metas, não podendo deixar de lado nem mesmo aquele conhecimento considerado inútil.

A fase de captação é a fase da construção do conhecimento. Como já dito anteriormente, estudar não significar aprender. Nesta etapa o conhecimento é processado e associado a outros assuntos, ou seja, é a internalização do que foi estudado. Essa construção pode ser feita através da leitura, audição e observação. Em todas as formas o conteúdo apresentado mistura-se com o interesse do estudante, o diferencial é apenas o meio utilizado. Perguntar-se o que está estudando ajuda o aluno a se comprometer com o aprendizado, pois desta forma ele terá lacunas a serem preenchidas através de pesquisa.

Além de todas essas dicas de captação, o universitário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com