TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DE MAQUETES DE PAPEL

Ensaios: FICHAMENTO DE MAQUETES DE PAPEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  1.626 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento do livro : Maquetes de Papel

Titulo: Maquetes de Papel

Editora: Cosac Naify (2007)

Autor: Paulo Mendes da Rocha

O Prefácio de Giceli Portela, descreve quando Paulo Mendes, aceita o seu convite para ir na inauguração da Casa Vilanova Artigas em Curitiba, e assim, criaram o curso “Maquetes de Papel” (o curso foi realizado na Casa Vilanova Artigas, em 1º de abril de 2006).

A Apresentação de Catherine Otondo e Marina Grinover ,analisa como o autor vê suas “perspectivas”. Observam que a maquete “representa para o arquiteto um momento de aferição, no qual ele verifica as proporções, as transparências, as sombras que aqueles volumes geram e a relação com as diferentes escalas urbana e humana” – Pagina 12.

O primeiro capítulo “Aula” começa esclarecendo curiosidades, onde explica o funcionamento dos pensamentos e reflexões de um arquiteto quando vai construir um edifício, uma casa, entre outros. O próprio diz “ A questão fundamental que navega entre nós arquitetos é imaginar as coisas que ainda não existem” – Pagina 19.

Nos seguintes capítulos , Paulo Mendes se expressa da seguinte forma “maquetes não são só para vender ideias”. “Não é para ser mostrada para ninguém” – Pagina 22. Sendo assim, o autor prefere fazer a maquete “ao vivo” do que fazer através de um computador, para ele é insubstituível .

Construir uma maquete é ensaiar depois de ter sido criado por nossa mente, mas como diz o autor “ você não pode experimentar tudo porque senão passa o resto da vida só fazendo isso”. Paulo deixa claro que está se referindo a um processo de trabalho, que avança gradativamente, valendo-se de representações materiais: os croquis e modelos do arquiteto, como as anotações do poeta.

O resto das páginas serve para Paulo Mendes nos contar cada procedimento que pensa em seus projetos.

Concluindo que o livro é excelente, bem explicado e elaborado. Indico a todos os estudantes que cursam Arquitetura e Urbanismo, ou aqueles que pretendem cursar que ainda estão em dúvida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com