TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXO DE CAIXA

Trabalho Universitário: FLUXO DE CAIXA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

QUAL A IMPORTANCIA DO FLUXO DE CAIXA FINANCEIRO

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta simples, mas extremamente útil e poderosa para tornar a gestão financeira de sua empresa mais eficiente, auxiliando no planejamento financeiro e fornecendo informações para tomada de decisões. É considerado um dos principais instrumentos de avaliação da capacidade de uma empresa gerar recursos. Permite analisar como a empresa desenvolve sua política de captação e aplicação de recursos, o acompanhamento entre o projetado e o efetivamente realizado, identificando as variações e suas causas.

O Fluxo de Caixa é construído a partir do levantamento de informações conhecidas e projetadas, resultando numa demonstração visual de todas as entradas e saídas de recursos financeiros distribuídos numa linha de tempo futuro. Por meio do Fluxo de Caixa, você pode avaliar o melhor momento de repor os estoques, comprar ativos, fazer investimentos, ou promoções de vendas para melhorar o seu negócio. A projeção do Fluxo de Caixa pode ser realizada em base diária, mensal, trimestral ou anual, e nem é necessários grandes investimentos em informática.

A pequena e média empresa poderá se utilizar de uma simples planilha impressa. A principal condição para o sucesso do Fluxo de Caixa é a existência de uma cultura de planejamento. É fundamental ser sistemático! Crie o hábito de verificar, analisar e registrar todo e qualquer movimento financeiro na primeira hora do seu dia de trabalho. Perceba a utilidade que uma simples ferramenta pode oferecer à sua empresa. Mãos à obra! Faça o Fluxo de Caixa de sua empresa e veja no dia-a-dia das finanças o caminho correto para tomada de decisões.

O Fluxo de Caixa é um instrumento de suma importância para que as organizações possam obter informações financeiras com confiabilidade, permitindo aos gestores planejar eventos futuros a fim de obterem resultados mais significativos.

Tão logo, essa ferramenta devera conter de forma precisa toda situação econômica da empresa mostrando a origem e a aplicação de todo dinheiro que passou pelo caixa da organização. A demonstração do fluxo de caixa busca fazer para o regime de caixa a mesma coisa que a Demonstração do Resultado do Exercício faz para o regime de competência: explicar o resultado.

Tais informações precisam ser confiáveis de fácil entendimento e disponíveis em tempo hábil para que os gestores, empresários e contadores possam entender e a partir de então utilizar o resultado obtido para fundamentar a tomada de decisões. Transações como depreciações, amortizações, exaustões, reavaliações e provisões alteram o resultado, mas não têm influência no fluxo de caixa da empresa. Segundo Marion (2008) todo mundo tem seu fluxo de caixa. Por mais simples que uma pessoa seja, ela tem de memória quanto entrou de dinheiro no mês e quanto saiu quanto foi gasto. Até uma criança que ganha mesada sabe seu fluxo financeiro.

Grande parte dos empresários desconhece a importância de se manter um fluxo de caixa fiel as informações financeiras da empresa, no entanto cabe a ele gerir os seus negócios da maneira mais lucrativa possível e este recurso lhe permite avaliar a partir do que aconteceu no passado os pontos de entrave e visualizar com antecedência as necessidades da empresa.

O Fluxo de Caixa tem se tornado o alicerce do planejamento financeiro dentro das organizações, pois sem essas informações fica impossível de se prever ate quando se terá disponibilidades suficientes para gerir os negócios ou quando será necessário angariar recursos junto aos bancos a fim de financiar as atividades por certo período. A de se convir que geração de caixa seja de fundamental dentro das organizações afinal todas as decisões a nível gerencial buscam demonstrar a geração de caixa que podem trazer, no entanto, porque as organizações se contentam com os demonstrativos financeiros que não condizem com a realidade? Existem varias respostas para esse questionamento, variáveis ligadas ao custo com pessoal qualificado, bem como ate mesmo o grau de qualificação dos gestores influenciam nesse contexto porem vale salientar que existem muitos problemas relacionados aos sistemas de informações que inviabilizam a realização de um controle de caixa mais adequado.

O Fluxo de Caixa nada mais é que um recurso gerencial que visa dar informações aos gestores e empresários que abalizem a tomada de decisão. Não desmerecendo a contabilidade e as informações geradas pelo Balanço Patrimonial ou a Demonstração do Resultado do Exercício e sim aliando as potencialidades do eficaz Fluxo de Caixa para que os gestores possam fundamentar melhor suas decisões. O reconhecimento da eficácia dessa ferramenta de informação por parte dos empresários permite que os gestores dos negócios possam obter informações mais adequadas e com qualidade.

“Entende-se como Fluxo de Caixa o registro e controle sobre a

movimentação do caixa de qualquer empresa, expressando as entradas

e saídas de recursos financeiros ocorridos em determinados períodos de

tempo”. (CAMPOS FILHO, 1997). O Fluxo de Caixa assume importante

papel no planejamento financeiro das empresas. Portanto, constitui-se

num exercício dinâmico, que deve ser constantemente revisto, atualizado

e utilizado na tomada de decisões. Normalmente a análise é realizada

através de indicadores específicos, de acordo com cada projeto ou

situação analisada, tais como: Valor Presente (Valor Atual Líquido), Taxa

Interno de Retorno, Paybaxck e Taxa Média de Retorno.

O Fluxo de Caixa constitui ferramenta de fundamental

importância para a boa administração e avaliação das organizações. A

sua adoção possibilita uma boa gestão dos recursos financeiros,

evitando situações de insolvência ou falta de liquidez que representam

sérias ameaças à continuidade das organizações.

A boa utilização da ferramenta fluxo de caixa também possibilita

o conhecimento do grau de independência financeira das organizações, com base na avaliação do seu potencial para geração de recursos no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com