TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXO DE CAIXA

Projeto de pesquisa: FLUXO DE CAIXA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

introdução

O presente trabalho parte da premissa de que os conceitos do Modelo de Gestão Econômica oferecem condições para uma gestão eficaz, propiciando vantagens competitivas às organizações empresariais que os utilizam, em detrimento daquelas que os desconheçam. Por outro lado, não é ingênuo a ponto de entender que os movimentos políticos dentro de uma empresa possam descaracterizar o orçamento.

1- Qual a importância de fluxo de caixa ?

A grande importância dessa ferramenta é de informar ao empresário ou a pessoa física sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações necessárias aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada.

Essa composição pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo.

O resultado acumulado do fluxo de caixa, quando negativo, pode significar o óbvio: a empresa esta gastando mais que a sua receita permite, e pode acabar de forma geral fechando as portas, pois não terá como se manter.

Pode-se dizer que o fluxo de caixa é um dos instrumentos mais utilizados pelo administrador financeiro na gestão empresarial.

A administração financeira é a arte e a ciência de administrar os recursos financeiros para maximizar a riqueza dos acionistas (LEMES, RIGO, CHEROBIM, 2002).

Dessa forma, pode-se dizer que em todas as empresas deveria existir o controle rígido de caixa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta importante para qualquer administrador na tomada de decisões, ela indicará qual a situação exata em que a empresa está passando no momento e se há possibilidades de novos investimentos.

2-O que é custo de oportunidade ?

O custo de oportunidade é um termo usado na economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo , até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

Pode ser definida pela frase “ da relação básica entre a escassez e a escolha”.

Para entendermos melhor, vejamos um exemplo: imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

3- Toda empresa deve possuir orçamentos empresariais e o que são, de exemplos ?

O grande instrumento para o planejamento é o orçamento, que serve como suporte para acompanhamento, motivação e controle das estratégias e operações da empresa. Os processos de planejamento e estabelecimento de metas são fundamentais para que os objetivos sejam traduzidos em ações. Por isso, o orçamento aparece como um plano de ação desenvolvido como um guia para as operações, mas exige da empresa um sistema de informação, com dados contábeis adequados e apropriados, e para um bom gerenciamento toda e qualquer empresa seja ela de qualquer porte deve utilizar.

O orçamento é uma ferramenta a serviço do gestor, que deve saber adaptá-la às suas próprias necessidades, bem como ao contexto particular da empresa. A empresa deve

escolher a forma de orçamento que melhor se adapte aos objetivos, a gestão e seus métodos de controle.

Os objetivos principais do orçamento são descritos por Brookson (2000, p.7) como sendo:

• Planejamento, para auxiliar a programação de atividades de um modo lógico e

sistemático que corresponda à estratégia de longo prazo da empresa;

• Coordenação, para ajudar a coordenar as atividades das diversas partes da organização e garantir a consistência dessas ações;

• Comunicação, para informar facilmente os objetivos, oportunidades e planos da empresa aos diversos gerentes de equipes;

• Motivação, para fornecer estímulo aos diversos gerentes para que atinjam metas pessoais e da empresa;

• Controle, para controlar as atividades da empresa por comparação com os planos originais, fazendo ajuste onde necessário;

• Avaliação, para fornecer bases para a avaliação de cada gerente, tendo em vista suas metas pessoais e as de seu departamento.

Orçamento

Objetivos

Planejamento Coordenação Comunicação Motivação Controle Avaliação

A mais completa e plena gestão econômica da empresa é uma das condições indispensáveis para a boa gestão. Gestores que normalmente desprezam tal abordagem podem incorrer em erros de abordagem e compreensão do problema exposto.

4- o que vem a ser payback descontado

O Payback Descontado é a demonstração do tempo que leva para se ter o retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, levando em consideração o efeito de se trazer o fluxo de caixa a valor presente, descontado pela TMA.

Portanto para quem procura lucro imediato, deve ficar atento a essa ferramenta que irá nortear o andamento do seu negócio.

Para entender melhor vejamos um exemplo:

 João deseja comprar um computador para desenvolver sites, um computador com todos os recursos e softwares devidamente licenciados sairá no valor de R$3.000,00. João já tem 10 contratos de sites confirmados todos no valor de R$600,00 cada. Se João leva 1 mês para fazer um site e recebe o pagamento na entrega do mesmo, ele terá reembolsado o valor investido no computador na entrega do 5º site que seria ao final do 5º

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com